Questões de Concurso Público Prefeitura de Caxias do Sul - RS 2022 para Enfermeiro
Foram encontradas 24 questões
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) Os cuidados para prevenção de infecção da corrente sanguínea relacionada ao cateter totalmente implantado seguem as mesmas recomendações de cateteres centrais de curta permanência.
( ) A agulha de huber deve ser trocada a cada 48 horas, ou quando constatado mau posicionamento.
( ) Somente profissionais de saúde (enfermeiros e médicos) devidamente treinados e habilitados devem puncionar e/ou retirar a agulha de huber do reservatório.
( ) A punção do reservatório (port) deve ser realizada com agulha hipodérmica ou dispositivo com asas e cânula metálica (escalpe).
( ) Avaliar a funcionalidade do dispositivo usando uma seringa de 5 mL especificamente projetada para gerar pressão de injeção mais baixa (isto é, diâmetro de seringa de 5 mL), observando qualquer resistência durante o procedimento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Posicionar o paciente, realizando hiperextensão da cervical para abertura de via aérea, colocando um travesseiro, cobertor enrolado ou coxim abaixo das escápulas.
II. Enquanto o médico procede à intubação, através da abertura total da boca do paciente e utilização da lâmina do laringoscópio para o afastamento da língua, o enfermeiro poderá realizar a manobra BURP (back, up and right position), facilitando a visualização das pregas vocais.
III. Manter a cabeceira elevada em 25° ou 30°, para evitar aspirações de secreções.
IV. Verificar a pressão do balonete (cuff) a cada 6 a 8 horas. A ANVISA recomenda manter a pressão do balonete entre 18 a 22 mmH2 O, para evitar a excessiva pressão na mucosa traqueal, que causaria lesões isquêmicas, ou pouca pressão que dificulte a ventilação com pressão positiva (ocorrendo escape de ar) e passagem de secreção subglótica para a traqueia.
V. Avaliar continuamente o TOT para evitar torções, bloqueios e desconexão acidental que impeçam o fluxo de ar.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Coluna 1
1. Categoria/grau I. 2. Categoria/grau II. 3. Categoria/grau III. 4. Categoria/grau IV. 5. Não graduáveis ou não classificáveis.
Coluna 2
( ) Perda total da espessura dos tecidos, na qual a base da úlcera está coberta por tecido desvitalizado (amarelo, acastanhado, cinzentos, verde ou castanho) e/ou necrótico (amarelo escuro, castanho ou preto) no leito da ferida.
( ) Pele intacta com rubor não branqueável numa área localizada, normalmente sobre uma proeminência óssea.
( ) Perda total da espessura dos tecidos. O tecido adiposo subcutâneo pode ser visível, mas os ossos, tendões ou músculos não estão expostos.
( ) Pode apresentar-se como flictena fechada ou aberta preenchida por líquido seroso.
( ) Em algumas partes do leito da ferida, pode aparecer tecido desvitalizado (úmido) ou necrose (seca). Frequentemente são cavitadas e fistulizadas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Roteiro de itens de verificação. II. Questionário dirigido aos usuários. III. Conjunto de indicadores. IV. Gestão da Atenção à Saúde e do Cuidado. V. Instrumento de avaliação configurado de acordo com o tipo do estabelecimento a ser avaliado.
Quais estão corretos?
I. Pode ser grave na gestante e, raramente, causar infecções crônicas em pessoas que tenham algum tipo de imunodeficiência.
II. Pode ser transmitido por ingestão de carne malcozida ou produtos derivados de animais infectados.
III. Transmissão vertical de uma mulher grávida para seu bebê.
IV. Transfusão de produtos sanguíneos infectados.
V. É transmitido principalmente pela via fecal-oral e pelo consumo de água contaminada, em locais com infraestrutura sanitária deficiente.
Quais estão corretas?