Questões de Concurso Público Prefeitura de Flores da Cunha - RS 2022 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 10 questões

Q1911710 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A produção de grãos e cereais ganhou forte valoração nos últimos três anos, o que impulsionou muitos agricultores a investir mais e melhor no segmento, sendo a soja e o milho as duas culturas de maior destaque. Referente à cultura da soja e do milho, analise as assertivas abaixo:

I. Para um determinado genótipo, a obtenção de altos rendimentos na cultura do milho tem como fatores principais a radiação solar, a temperatura do ar e a disponibilidade hídrica.
II. Os nutrientes mais extraídos do solo, por tonelada de grãos, em ordem decrescente, são o nitrogênio, o potássio, fósforo=magnésio, cálcio e enxofre.
III. Os micronutrientes mais exportados em soja, para cada tonelada de grãos, são o magnésio, o cloro, o ferro e o zinco.
IV. A fixação biológica de nitrogênio e sua associação com Azospirillum não é suficiente para suprir a demanda de nitrogênio para a planta, o que tem justificado a necessidade de suprimento de nitrogênio via adubação foliar.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1911711 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente à herbicidas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Inibidores de ACCase.
2. Inibidores de Caroteno.
3. Inibidores de EPSPs.
4. Inibidores de ALS.
5. Auxinas sintéticas.

Coluna 2
( ) São translocados para os meristemas onde interferem na formação de novas células e, portanto, no crescimento vegetal, uma vez que impedem a formação de membrana celular nas células recém divididas.
( ) Agem na redução da eficiência fotossintética, por meio da redução na produção de aminoácidos aromáticos, agindo, consequentemente, na redução da produção de aminoácidos importantes. Ainda reduz drasticamente a produção de sacarose na planta.
( ) Inibem a rota da síntese de aminoácidos de cadeia ramificada, valina, leucina e isoleucina. A inibição do crescimento das plantas é detectada uma a duas horas após a aplicação, isso porque há bloqueio do ciclo celular, ou seja, cessa a mitose e síntese de DNA.
( ) Logo após a sua aplicação, agem aumentando o acúmulo de cálcio no citoplasma, o que gera estímulo à produção de etileno e acidificação da parede celular. Um dos sintomas clássicos nas plantas é a epinastia e murchamento.
( ) Os sintomas na planta são o branqueamento de folhas e raízes mais jovens, seguido de atrofia no crescimento e culminando com necrose e morte das plantas, logo após a emergência/aplicação. Isso ocorre porque há acúmulo de radicais livres dentro das células, gerando estresse oxidativo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1911712 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O estudo e conhecimento das variáveis meteorológicas tem aplicação direta e indireta na agropecuária em diferentes segmentos e aspectos produtivos. Referente à meteorologia, analise as assertivas a seguir:

I. O déficit de pressão de vapor de água traz a relação entre a umidade relativa do ar e a temperatura do ar, sendo ferramenta importante para pulverização agrícola, aplicação de produtos fitossanitário e até escolha de pontas de pulverização.
II. A presença de orvalho em uma superfície como uma folha, por exemplo, é reflexo da condensação da umidade do ar. Isso ocorre quando uma parcela de ar atinge a saturação apenas por resfriamento.
III. O orvalho é um condicionador natural da ocorrência de doenças em plantações e tem profundas implicações no seu manejo.
IV. O balanço de energia de uma determinada espécie animal, a fim de gerar conforto térmico ou ausência deste, são balizados pela temperatura, umidade, radiação solar, ventos, nebulosidade e precipitação.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1911713 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Uma das principais culturas tidas como um “motor” do agronegócio é a soja. Assim como as demais culturas, pragas, doenças e plantas daninhas, quando presentes, reduzem o seu potencial produtivo de forma significativa. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 quanto às pragas que acometem a cultura.

Coluna 1
1. Sternechus subsignatus.
2. Epinotia aporema.
3. Euschistus heros.
4. Anticarsia gemmatalis.
5. Chrysodeixis (Pseudoplusia) includens.

Coluna 2
( ) Lagarta-falsa-medideira.
( ) Lagarta da soja.
( ) Bicudo da soja.
( ) Percevejo marrom.
( ) Broca das axilas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1911714 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Com a elevação nos preços dos fertilizantes formulados, houve uma aceleração pela procura de fontes orgânicas de suprimento de nutrientes para as plantas, como o uso de cama de aves, entre outros fertilizantes orgâno-minerais. Referente a fertilizantes, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A eficiência agronômica de fertilizantes orgânicos frente aos minerais está associada a taxa de mineralização da fração orgânica.
( ) A fração mineral dos nutrientes, presentes inicialmente nos dejetos sólidos e líquidos e os nutrientes contidos na fração orgânica que serão posteriormente mineralizados no solo, têm o mesmo efeito que os nutrientes contidos nos fertilizantes minerais solúveis.

( ) Por serem de liberação de nutrientes mais lenta do que os fertilizantes minerais, os fertilizantes orgânicos podem ser aplicados em qualquer época do ano, sendo o período de primavera-verão o mais indicado, pois há menor concentração de umidade nesse tipo de material.
( ) Pela sua característica de apresentar baixa relação C/N, as quantidades aplicadas devem seguir rigorosamente os cálculos de disponibilidade de nutrientes e necessidade da cultura, a fim de evitar lixiviação ou deficiência nutricional.
( ) Por haver pouca disponibilidade de micronutrientes, lavouras fertilizadas com dejetos de suínos, aves e bovinos devem ser monitoradas a fim de suprir as possíveis deficiências nutricionais de elementos como o zinco, o ferro, o cobre e o manganês.

A ordem de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q1911715 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Nos últimos anos, temos acompanhado grande mudanças no cenário da fruticultura nacional e regional. Investimentos em novas áreas de cultivo na região do Vale do São Francisco e na própria região da Campanha Gaúcha têm sido notícia na mídia. Referente à fruticultura, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Em espécies frutíferas caducifólias, como as rosáceas de caroço, como o pessegueiro e a nectarineira, o raleio deve ser realizado de 1 a 2 meses após a plena floração, com frutos no diâmetro de 15 a 20 mm.
( ) As galhas radiculares são supercrescimentos de tecidos que impedem o crescimento de radicelas e raízes laterais, limitando o sistema radical da planta à superfície do solo.
( ) Cancros podem ser causados por fungos e por bactérias.
( ) A fumagina em folhas é causada pelo açúcar expelido por insetos sugadores como cochonilhas e pulgões.
( ) Para sistemas superintensivos de produção, com manejo mecanizado na maior parte das fases do pomar, os sistemas de condução e poda do tipo “Y” é uma técnica que vai ao encontro da proposta do sistema superintensivo mecanizado.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1911716 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A agropecuária é uma indústria a céu aberto, literalmente. Todos os insumos que são aportados para a produção têm no tempo e no clima o seu fator chave para entrega do potencial produtivo de uma determinada atividade agropecuária. Analise as assertivas abaixo quanto a conceitos importantes de agrometeorologia, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O fenômeno meteorológico conhecido como “El niño” é decorrente da elevação da temperatura das águas do Oceano Atlântico, elevação esta que é suficiente para mudança na pressão atmosférica e, portanto, reduzir as chuvas na costa da Austrália e aumentar os volumes de chuva na América do Sul.
( ) A chegada de uma frente fria causa sensível redução na pressão atmosférica local, aquecimento intenso e desconforto. Logo após a passagem da frente, a pressão sobe rapidamente, a temperatura cai, e os ventos mudam de direção, caracterizando a entrada de uma nova massa de ar na região.
( ) Entende-se por fotoperíodo ao intervalo entre o nascer e o pôr do sol num dado dia, também denominado de duração do dia.
( ) O regime térmico de um solo é determinado pelo aquecimento de sua superfície pela radiação solar e transporte de calor sensível ao seu interior, pelo processo de dissipação.
( ) A classificação climática de Köppen define cinco grandes tipos ou grupos de climas, identificados pelas letras maiúsculas A, B, C, D, E. Clima tipo B identifica áreas secas ou de vegetação xerófita, enquanto os tipos A, C e D identificam climas úmidos.

A ordem de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q1911717 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os herbicidas são uma importante ferramenta da agricultura e o entendimento de seu correto posicionamento é função do profissional habilitado na área. Assim, o ____________ é o sistema de condução das plantas formado pelo xilema. A magnitude da translocação de herbicidas pelo ___________ está relacionada com a quantidade de herbicida que consegue penetrar nas células do floema. Assim, para que estes mecanismos funcionem, a _____________ irá determinar a quantidade de herbicida que, após aplicado, torna-se potencialmente disponível para a ____________ pela planta. Assim, a ______________ é o primeiro passo da interação do herbicida com os processos metabólicos da planta.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q1911718 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A demanda por madeira vem crescendo nos últimos anos e as expectativas é de triplicar os valores desse mercado frente aos atuais números, o que torna o segmento da silvicultura ainda mais atrativo. Referente à silvicultura, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O desbaste é o corte ou supressão natural ou artificial, dos ramos mortos ou vivos que se situam ao longo do fuste, para melhorar a qualidade da madeira.
( ) Uma das desvantagens dos desrames é a probabilidade de aumentar a vulnerabilidade das árvores do povoamento restante ao vento, e consequentemente elevar os custos de investimento resultantes do tombamento das árvores.
( ) O uso de mudas provenientes de propagação assexuada garante um melhor controle sobre as características da árvore de interesse.
( ) O desbaste sistemático consiste em retirar as árvores de forma ordenada ou de acordo com um espaçamento pré-estabelecido.
( ) A diminuição no crescimento do diâmetro das árvores e a diminuição da taxa de crescimento, de um ano para outro, pode ser um indicativo técnico da necessidade de desbaste.

A ordem de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1911719 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente a corretivos e fertilizantes minerais, analise as assertivas a seguir:

I. Materiais de reação alcalina como calcários agrícolas, cal virgem, cal apagada, calcário calcinado, conchas marinhas moídas, cinzas e resíduos industriais podem ser utilizados como corretivos de solo.
II. Os óxidos presentes nos calcários agrícolas têm papel importante na liberação de cálcio e magnésio para o solo, bem como neutralização do alumínio presente na solução do solo.
III. Pela legislação brasileira, o calcário agrícola precisa, obrigatoriamente apresentar valores mínimos de 67% de PN, 45% de PRNT e 38% de CaO+MgO.
IV. Remineralizadores são materiais de origem mineral ou orgânica que sofreram apenas redução e classificação de tamanho de partículas por processos mecânicos e que, aplicados ao solo, alteram seus índices de fertilidade por meio de liberação de macro e micronutrientes.

Quais estão INCORRETAS? 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: E
5: B
6: E
7: D
8: D
9: E
10: C