Questões de Concurso Público Prefeitura de Giruá - RS 2022 para Odontólogo Geral
Foram encontradas 10 questões
( ) Macroglossia é uma condição incomum caracterizada pelo aumento da língua, que pode ser causado por condições congênitas (amiloidose, angioedema, acromegalia) ou adquiridas (malformações vasculares, cretinismo, neoplasia endócrina múltipla).
( ) Anquiloglossia é uma anomalia do desenvolvimento da língua caracterizada por freio lingual curto, resultando na limitação dos movimentos da língua. Frequentemente, recomenda-se que a cirurgia seja realizada nas crianças até a idade de quatro ou cinco anos.
( ) A língua fissurada é relativamente comum. Numerosas fendas ou fissuras estão presentes na superfície dorsal da língua. A causa é incerta, porém a hereditariedade parece ter participação importante.
( ) A língua pilosa é caracterizada por acentuado acúmulo de ceratina nas papilas circunvaladas da superfície dorsal da língua, que resultam em uma aparência semelhante a cabelos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Penicilinas G e V são representantes naturais, sendo que a ácido-labilidade foi obviada com a criação de penicilina V, possibilitando seu uso por via oral.
II. Cefalosporina constitui outro grupo de antibióticos betalactâmicos, usualmente classificados em gerações, de acordo com o momento em que foram sintetizados. As cefalosporinas de primeira geração são usadas em infecções odontogênicas por serem ativas contra bactérias aeróbicas gram-positivas encontradas na cavidade bucal, mas falta-lhes atividades contra anaeróbios.
III. Penicilina V cristalina é a única forma (solução pura) que pode ser injetada intravenosamente.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Fratura coronorradicular.
2. Concussão.
3. Subluxação.
4. Luxação extrusiva. 5. Extrusão.
Coluna 2
( ) Deslocamento parcial incisal do elemento dentário em relação ao alvéolo.
( ) Lesão com perda de estrutura envolvendo esmalte, dentina e o cemento sem exposição do complexo pulpar.
( ) Lesão às estruturas de suporte dentário, com mobilidade anormal, mas sem deslocamento dentário.
( ) Deslocamento parcial do dente para fora do seu alvéolo.
( ) Lesão às estruturas de suporte dentário, sem mobilidade ou deslocamento anormal do dente, mas com aumentada sensibilidade à percussão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Os ameloblastomas são considerados tumores odontogênicos verdadeiros, pois se originam do epitélio odontogênico e do ectomesênquima.
II. A maioria dos ameloblastomas convencionais ocorre na mandíbula, mais frequentemente na região dos molares e no ramo ascendente.
III. Frequentemente os ameloblastomas causam tumefação e expansão do maxilar, sendo a dor e a parestesia características comuns em tumores grandes.
IV. O aspecto radiográfico mais comum do ameloblastoma convencional é uma lesão radiotransparente multilocular.
Quais estão corretas?
( ) A equipe de saúde bucal dos Centros de Especialidades Odontológicas é composta por cirurgiões-dentistas que detêm competência técnica e formação de especialista na área a qual atuam.
( ) No âmbito dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), o acolhimento difere das Unidades de Atenção Básica, uma vez que, a maioria dos pacientes atendidos são previamente agendados.
( ) As ações de recuperação e reabilitação desenvolvidas nos Centros de Especialidades Odontológicas fazem parte do nível de prevenção secundária e têm como objetivo impedir a progressão e a recorrência da doença.
( ) Para serem encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas, todos os pacientes deverão estar com a adequação do meio bucal realizada, inclusive os pacientes com necessidades especiais.
( ) Os casos em que haja necessidade de procedimentos de maior complexidade ou situações que não possam ser realizadas na Atenção Básica, por se esgotarem as possibilidades de intervenção ou por motivos técnicos e/ou de infraestrutura, deverão ser encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: