Sobre o uso de antibióticos betalactâmicos, analise as asser...
I. Penicilinas G e V são representantes naturais, sendo que a ácido-labilidade foi obviada com a criação de penicilina V, possibilitando seu uso por via oral.
II. Cefalosporina constitui outro grupo de antibióticos betalactâmicos, usualmente classificados em gerações, de acordo com o momento em que foram sintetizados. As cefalosporinas de primeira geração são usadas em infecções odontogênicas por serem ativas contra bactérias aeróbicas gram-positivas encontradas na cavidade bucal, mas falta-lhes atividades contra anaeróbios.
III. Penicilina V cristalina é a única forma (solução pura) que pode ser injetada intravenosamente.
Quais estão corretas?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar o tema central da questão, que trata do uso de antibióticos betalactâmicos, essenciais na prática odontológica para tratar infecções bacterianas. Os antibióticos betalactâmicos incluem as penicilinas e cefalosporinas, e requerem um entendimento sobre suas características, formas de administração e espectro de ação.
A alternativa correta é a Alternativa D - Apenas I e II.
Vamos entender o porquê:
I. Penicilinas G e V: As penicilinas são antibióticos naturais, e a penicilina V foi desenvolvida para ser resistente ao ácido gástrico, permitindo sua administração oral. Portanto, a assertiva I está correta.
II. Cefalosporina: As cefalosporinas são divididas em gerações. As de primeira geração são eficazes contra bactérias aeróbicas gram-positivas, frequentemente presentes na cavidade bucal, mas têm limitações contra anaeróbios. Assim, a assertiva II também está correta.
III. Penicilina V cristalina: A afirmação de que a penicilina V cristalina é a única forma injetável intravenosamente é incorreta. Na verdade, quem é tradicionalmente injetada por via intravenosa é a penicilina G cristalina. Por isso, a assertiva III está incorreta.
Com isso, apenas as assertivas I e II estão corretas, confirmando que a alternativa correta é a Alternativa D.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
5 grupos de penicilinas
- Penicilinas naturais ou benzilpenicilinas
- Aminopenicilinas
- Penicilinas resistentes às penicilinases
- Carboxipenicilinas e Ureidopenicilinas
- Penicilinas com inibidores de betalactamases
Mecanismo de ação das penicilinas:
Atuam inibindo a síntese da parede celular bacteriana, interferindo na transpeptidação, tanto de bactérias gram-positivas quanto de gram-negativas.
Essas são as Penicilinas G e Penicilina V
- Via de administração: Intramuscular (Benzetacil)
- Espectro de ação: basicamente, gram-positivos. Na prática existem 3 doenças que o Benzetacil é a droga de escolha: Sífilis, Faringoamidgalite bacteriana, e Impetigo Estreptocócico. Lembrar também da profilaxia de Febre Reumática. O benzetacil é uma droga de depósito e seu efeito persiste por até 21 dias após a aplicação.
- Dose usual: a penicilina benzatina é uma suspensão injetável, geralmente dividida em 1,2milhão de unidades. No qual uma aplicação única é suficiente. Nos casos de sífilis, o mínimo são duas aplicações de 1,2Milhão em cada nádega.
- Exemplo de prescrição: Penicilina G Benzatina, 1,2milhão UI, IM, uma aplicação, dose única.
A principal diferença é que a Cristalina é aplicação intravenosa, geralmente em infecções mais graves, além de ter uma meia vida mais curta.
- Via de administração: Intravenosa
- Espectro de ação: basicamente, gram-positivos e espiroquetas (Treponema palidum). É usada, por exemplo, em casos de leptospirose grave, tratamento hospitalar de em crianças, Endocardite bacteriana, infecção pelo Neisseria meningiditis (gram-negativo).
- Dose usual: a penicilina benzatina é uma suspensão injetável, geralmente dividida em 1,2milhão de unidades. No qual uma aplicação única é suficiente. Nos casos de sífilis, o mínimo são duas aplicações de 1,2Milhão em cada nádega.
Conhecida da pediatria, A penicilina V oral geralmente é utilizada para profilaxia de infecções em paciente com anemia falciforme. Geralmente não é tão utilizada na prática odontológica.
III. Penicilina V (G) cristalina é a única forma (solução pura) que pode ser injetada intravenosamente.
Os Beta-Lactâmicos é uma ampla classe de antibióticos, que inclui os Carbapenens, Penicilinas, Monobactâmicos e as Cefalosporinas, sendo a classe mais utilizada nos dias de hoje.
-
Os antibioticos β-lactâmicos são uma classe ampla de antibióticos, que inclui a penicilina e seus derivados, que possuem agente antibiótico, o núcleo β-lactâmico em sua estrutura molecular. É o mais usado grupo de antibióticos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo