Questões de Concurso Público Prefeitura de São Martinho - RS 2022 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 10 questões
I. O objetivo principal e mais frequente para a prescrição de uma órtese para os membros inferiores é o de estabilizar articulações que não têm condições musculares de sustentação e obter a marcha.
II. A prevenção de deformidades articulares é uma outra indicação das órteses convencionais para os membros inferiores, em especial em doenças que determinam paralisia assimétrica e não uniforme.
III. A redução de movimentos involuntários, como o clonus, ou automatismos também pode ser obtido com o auxílio desse tipo de órtese.
Quais estão corretas?
( ) A RP (reabilitação pulmonar) é considerada o pilar de tratamento de indivíduos com DPOC estável.
( ) O treino de força (ou resistido) tem sido largamente utilizado como parte do programa de RP em indivíduos com DPOC, em especial, naqueles com déficit cardíaco.
( ) O treino de força (ou resistido) demanda mais do sistema cardiorrespiratório em comparação aos exercícios de endurance.
( ) O treino de força (ou resistido) é definido como uma modalidade de exercício em que grupos musculares são treinados por meio da repetição de levantamento de cargas relativamente pesadas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Proporcionar uma base científica para a compreensão e o estudo da saúde e das condições relacionadas à saúde, de seus determinantes e feitos.
II. Estabelecer uma linguagem comum para a descrição da saúde e dos estados relacionados à saúde para melhorar a comunicação entre diferentes usuários, como profissionais de saúde, pesquisadores, elaboradores de políticas públicas e público, inclusive pessoas com incapacidades.
III. Permitir a comparação de dados entre países, entre disciplinas relacionadas à saúde, entre os serviços e em diferentes momentos ao longo do tempo.
IV. Fornecer um esquema de codificação para sistemas de informação de saúde.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Universalidade: possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da RAS (primeiro contato), acolhendo as pessoas e promovendo a vinculação e corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde. O estabelecimento de mecanismos que assegurem acessibilidade e acolhimento pressupõe uma lógica de organização e funcionamento do serviço de saúde que parte do princípio de que as equipes que atuam na Atenção Básica nas UBS devem receber e ouvir todas as pessoas que procuram seus serviços, de modo universal, de fácil acesso e sem diferenciações excludentes, e a partir daí construir respostas para suas demandas e necessidades.
II. Equidade: ofertar o cuidado, reconhecendo as diferenças nas condições de vida e saúde e de acordo com as necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender à diversidade. Ficando proibida qualquer exclusão baseada em idade, gênero, cor, crença, nacionalidade, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, estado de saúde, condição socioeconômica, escolaridade ou limitação física, intelectual, funcional, entre outras, com estratégias que permitam minimizar desigualdades, evitar exclusão social de grupos que possam vir a sofrer estigmatização ou discriminação; de maneira que impacte na autonomia e na situação de saúde.
III. Integralidade: É o conjunto de serviços executados pela equipe de saúde que atendam às necessidades da população adscrita nos campos do cuidado, da promoção e manutenção da saúde, da prevenção de doenças e agravos, da cura, da reabilitação, redução de danos e dos cuidados paliativos. Inclui a responsabilização pela oferta de serviços em outros pontos de atenção à saúde e o reconhecimento adequado das necessidades biológicas, psicológicas, ambientais e sociais causadoras das doenças, e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins, além da ampliação da autonomia das pessoas e coletividade.
Quais estão corretas?
I. Promover cuidados em saúde especialmente dos processos de reabilitação auditiva, física, intelectual, visual, ostomia e múltiplas deficiências.
II. Desenvolver ações de prevenção e de identificação precoce de deficiências na fase pré, peri e pós-natal, infância, adolescência e vida adulta.
III. Indicar os tipos de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção (opm).
IV. Promover a reabilitação e a reinserção das pessoas com deficiência, por meio do acesso ao trabalho, à renda e à moradia solidária, em articulação com os órgãos de assistência social.
Quais estão INCORRETAS?