Questões de Concurso Público SPGG - RS 2022 para Analista Engenheiro - Engenharia de Produção
Foram encontradas 30 questões
( ) A perspectiva de cima para baixo, também conhecida como top-down, reflete o que toda organização quer fazer.
( ) A perspectiva de fora para dentro, também conhecida como outside-in, traduz a posição de mercado pretendida pela empresa para fornecer os objetivos necessários para as decisões de produção e operações.
( ) A perspectiva de baixo para cima, também conhecida como bottom-up, reflete os aprendizados da empresa obtido com as atividades do dia a dia para construir, cumulativamente ao longo do tempo, capacidades estratégicas.
( ) A perspectiva de dentro para fora, também conhecida como inside-out, é orientada a desenvolver recursos e processos para que a capacidades da empresa possam ser exploradas em seus mercados-alvo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A tabela abaixo apresenta quatro produtos (A, B, C e D) manufaturados e vendidos pela empresa ABC.
O Engenheiro de Produção da empresa está aplicando a modelagem por programação linear com o objetivo de maximizar os resultados da produção dos itens em um determinado período. Sabe-se que a disponibilidade de materiais é de 900 kg/dia e a empresa dispõe um total de 180 horas/dia de mão de obra disponível para a produção.
Assinale a alternativa que representa corretamente a equação de restrição de capacidade de materiais
de acordo com os dados fornecidos.
Com base nos dados fornecidos, quantas unidades deverá constar no pedido de compra do mês 7 do item XYZ?
I. No arranjo de posição fixa, também conhecido com arranjo físico posicional, os recursos produtivos que executam as tarefas de transformação são fixos e não se movimentam em direção ao projeto ou aos produtos transformados.
II. No layout celular, todos os recursos que executam as tarefas de transformação estão organizados dentro da própria célula e os produtos transformados que entram na célula não são pré-selecionados.
III. No arranjo físico funcional, os recursos similares estão agrupados no mesmo espaço físico.
IV. O arranjo físico em linha ou por produto dispõe os processos em uma sequência de atividades conveniente.
Quais estão INCORRETAS?
I. O nível hierárquico estratégico do planejamento e controle da produção envolve decisões típicas tais como carregamento dos centros de trabalho e monitoramento das atividades de produção.
II. O nível hierárquico operacional do planejamento e controle da produção envolve as decisões sobre os objetivos estratégicos, previsões a longo prazo e a estrutura e escopo da produção.
III. O nível hierárquico tático do planejamento e controle da produção envolve as decisões sobre a gestão da capacidade agregada e acordos de fornecimento de materiais.
IV. O nível de execução dos planos de planejamento e controle da produção envolve o carregamento dos centros de trabalho e o monitoramento detalhados das atividades de produção.
Quais estão corretas?
( ) Os sistemas de planejamento e controle possuem determinados elementos comuns incluindo, por exemplo, um sistema de informação, um conjunto de interfaces entre cliente e fornecedores, e regras de decisão e funções para programação, sequenciamento, carregamento e supervisão das atividades da produção.
( ) O Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de informação de âmbito corporativo que integra as informações de diferentes funções do negócio necessárias para planejar e controlar as atividades da produção permitindo maior transparência.
( ) Manufacturing Resource Planning II (MRP II) é tipo de sistema de informação que pode ser considerado uma expansão do Manufacturing Resource Planning (MRP) ao dispor da possibilidade de realizar a modelagem de cenários hipotéticos de produção.
( ) Um sistema de Enterprise Resource Planning (ERP) é capaz de integrar redes de suprimento completas ao incluir fornecedores de fornecedores e clientes de clientes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Os custos da qualidade podem ser classificados em quatro categorias principais: custos de avaliação, custos de falhas internas, custos de falhas externas e custos de prevenção.
( ) Os custos relacionados ao retrabalho são um típico exemplo de custo de falha de prevenção.
( ) A Gestão da Qualidade Total ou TQM (Total Quality Management) pode ser compreendida como uma abordagem integrada que contempla a cadeia de valor e a empresa focal.
( ) O objetivo fundamental da análise de Pareto é mapear as prováveis causas-raízes de um determinado problema relacionado à qualidade.
( ) O desdobramento da função qualidade ou Quality Function Deployment (QFD) pode ser usado para assegurar que uma inovação de produto ou serviço atenda às necessidades do mercado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A gestão de projetos pode ser considerada como um processo iterativo.
( ) O estágio de controle do projeto é essencialmente focado nas decisões de como o projeto será executado.
( ) No estágio de entendimento do ambiente do projeto, os fatores externos e internos que podem impactar no projeto são identificados.
( ) O estágio de execução do projeto é essencialmente focado no estabelecimento de objetivos e escopo do projeto.
( ) O estágio de planejamento do projeto desconsidera as decisões como o projeto será executado.
( ) O estágio de controle do projeto é focado na definição dos objetivos do projeto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) O Controle Estatístico do Processo adota gráficos de controle para mensurar o desempenho de uma ou mais características de qualidade.
( ) Os gráficos de controle podem ser usados para analisar a variabilidade de atributos e variáveis. Nesse caso, enquanto um atributo é visto como uma característica da qualidade que possui dois estados, uma variável pode ser mensurada através de uma escala continuamente variável.
( ) As atividades do controle estatístico do processo incluem ações para reduzir a variabilidade do respectivo processo.
( ) Na interpretação de gráficos de controle, os pontos do gráfico situados fora dos limites de controle indicam que o processo analisado pode estar fora de controle.
( ) A análise dos pontos do gráfico de controle que estão fora dos limites de controle é a única maneira de identificar se o processo analisado está fora de controle.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: