Questões de Concurso Público IF Farroupilha - RS 2023 para Professor EBTT - História

Foram encontradas 17 questões

Q2240349 História
O ensino de História sofreu profundas modificações ao longo do século XX. Pode-se estender essas transformações aos conteúdos presentes nos livros didáticos e ao revisionismo nas perspectivas historiográficas. Sobre a Guerra do Paraguai, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As obras até 1960 apresentam uma visão patriótica do conflito, na qual o Brasil contribuiu para libertar a população paraguaia do tirano Solano López. Alguns atores como Duque de Caxias, Conde d’Eu e D. Pedro II passaram a ser idolatrados dentro da visão de historiadores como Tasso Fragoso (1956) e Rocha Pombo (1960).
( ) A partir da década de 1960, a Inglaterra assume os holofotes no que diz respeito à guerra. Preocupada com o crescente desenvolvimento paraguaio, desempenhou um papel de manipulação, disseminando a ideia de que López ambicionava dominar a região do Prata, levando o Brasil, a Argentina e o Uruguai a se unirem contra o Paraguai.
( ) O revisionismo histórico a partir da década de 1990 aponta para outras origens do conflito, como as análises relacionadas ao processo de formação dos Estados Nacionais na Bacia do Prata, assim como os problemas relacionados à navegação e às fronteiras dos países envolvidos. Pode-se citar como autores dessa linha historiográfica Júlio José Chiavenato e León Pomer.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2240350 História
Hilário Franco Júnior (1994) aponta que “No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI que elaborou tal conceito. Ou melhor, tal preconceito, pois o termo expressava um desprezo indisfarçado pelos séculos localizados entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI”. Considerando as obras desse historiador, analise as assertivas abaixo a respeito das estruturas culturais do período medieval:
I. O dualismo entre cultura erudita e cultura popular, cristã e folclórica ou, ainda, cristã e laica, alternam-se ao longo de todo o período através das relações de absorções, negações e adaptações entre seus respectivos caracteres culturais.
II. A Divina Comédia, obra de Dante Alighieri, propõe a união de conhecimentos do saber oficial com elementos das tradições populares, sendo apontado como um dos manifestos de “laicização” da cultura.
III. O Terceiro Concílio de Latrão (1179) transferia o monopólio do saber, anteriormente pertencente à Igreja Católica e às escolas eclesiásticas, à existência de escolas privadas que posteriormente se corporativizam, dando origem às Universidades.
IV. O contato com as culturas bizantina e muçulmana proporcionaram aos cristãos ocidentais o contato com obras dos gregos antigos. O século XII contou com inúmeras traduções do grego e do árabe para o latim, incluindo quase toda a obra de Aristóteles.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2240351 História
Em sua obra A escrita da História, Michel De Certeau realiza reflexões a respeito do fazer História, dos problemas de método e de sentido dentro das análises, debruçando-se principalmente sobre o campo religioso. “A história religiosa é o campo de um confronto entre a historiografia e a ____________, da qual parcialmente tomou o lugar. Secundariamente, permite analisar a relação que entrelaça a história com a ____________, da qual deve dar conta em termos de produção. As duas questões se entrecruzam e podem ser consideradas em conjunto no setor estreitamente circunscrito do ‘tratamento’ da ____________ por métodos próprios à história”.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2240352 História
Sobre a Guerra Guaranítica e seus desdobramentos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2240353 História
“O tráfico de negros para a Nova Inglaterra, por certo, originou grande parte do capital que facilitou a revolução industrial nos Estados Unidos da América. Em meados do século XVIII, os navios negreiros do Norte carregavam barris de rum em Boston, Newport e Providence e os levavam às costas da África, onde os trocavam por escravos; vendiam os escravos no Caribe e ali carregavam melaço para Massachusetts, onde era destilado e convertido em rum, para fechar o ciclo” (Galeano, 2014). O trecho descreve o: 
Alternativas
Q2240355 História
Paul Veyne, em A história da vida privada, realiza um estudo sobre aspectos do cotidiano presentes no Império Romano, entre eles o casamento. Considerando o tema descrito, analise as assertivas abaixo:
I. O casamento romano era um ato privado, porém era obrigatória a existência de um ato formal manifestado através de um contrato escrito no qual o casal reconhecia os seus direitos e deveres dentro dessa instituição.
II. Homens e mulheres tinham acesso ao divórcio, bastava se afastar com a intenção de se divorciar, não sendo necessário prevenir o cônjuge; constituía um ato informal em que, em determinados casos, os juristas hesitavam legitimamente sobre ser uma simples desavença ou uma verdadeira separação.
III. No caso da mulher, quer tomasse a iniciativa do divórcio, quer fosse repudiada, deixava o lar conjugal sem o seu dote, porém os filhos obtidos no casamento seguiam a mãe.
IV. O casamento era uma instituição privada; contudo, em Roma, era considerado como um dos “deveres do cidadão”, um dos meios honrosos de enriquecer, ter filhos legítimos e perpetuar o corpo cívico, o núcleo dos cidadãos.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q2240356 História
Os historiadores e o trabalho com os textos constituem objetos de estudo para Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas, que realizam apontamentos, caminhos e cuidados dentro da análise histórica. Sobre esse tema, analise a sentença abaixo:
A análise do discurso pode ocorrer pela semântica, através da teoria do conteúdo e das significações, ou pela semiótica, que trata da expressão das significações e de sua produção (1ª parte). Considerar o conteúdo histórico do texto não significa reduzir a história ao texto, pois ocorre uma teia de relações entre texto e contexto, uma vez que se buscam os nexos entre as ideias contidas nos discursos e o conjunto de determinações extratextuais que presidem a produção (2ª parte). Em contrapartida, negar a redutibilidade da história ao texto não significa admitir que haja uma história independente do texto, uma vez que a história é sempre discurso, independente do seu formato ou de sua apresentação, sendo trabalho do historiador decifrar os discursos que exprimem ou contêm a história (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Alternativas
Q2240357 História
A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada no final da Segunda Guerra Mundial com o objetivo de manter a paz e a segurança internacionais. O Conselho de Segurança é formado por cinco membros permanentes, entre eles a:
Alternativas
Q2240358 História
A respeito da Ordem dos Templários durante o século XII, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2240359 História
Jânio Quadros governou o Brasil por rápidos sete meses e acabou por se tornar uma figura política emblemática no país. Sobre isso, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Iniciou no PDC (Partido Democrata Cristão) em 1954, elegeu-se deputado federal pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) do Paraná em 1959 e, ainda em 1959, aceitou a indicação da UDN (União Democrática Nacional) para a presidência.
( ) Chegou à cena política nacional apresentando um apelo carismático eleitoral, com uma imagem “antipolítica”, dirigida ao eleitor de classe média e classe média baixa, apresentando um histórico de administrador honesto e eficiente em São Paulo.
( ) Em 1960, visitou Cuba a pedido do partido, uma vez que a ideologia do país estava alinhada com as pretensões de seus patrocinadores udenistas, corroborando mais tarde, em 1961, com a condecoração de Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
( ) Baseou sua campanha numa crítica moralista de ineficiência burocrática e injustiça social dos governos anteriores. Após eleito, esperava diminuir os males financeiros do Brasil negociando, ao mesmo tempo, com três centros de poder: Estados Unidos, Europa Ocidental e o Bloco Soviético.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2240360 História
A respeito dos povos da Mesopotâmia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2240361 História
A respeito da estrutura político-administrativa da América Espanhola, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Casa de Contratação. 2. Cabildos. 3. Capitanias Gerais. 4. Conselho das Índias. 5. Audiências.
Coluna 2
( ) Possuía suprema autoridade sobre todas as questões coloniais, fossem de natureza judicial, legislativa, militar ou eclesiástica.
( ) Atribuía a função de controlar tudo o que se relacionasse com a navegação e o comércio entre a Espanha e suas colônias americanas.
( ) No início eram apenas tribunais judiciários de última instância na América; mais tarde, passaram a ter funções administrativas e até a substituir os vice-reis em seus impedimentos.
( ) Situadas em territórios não pacificados ou estrategicamente importantes. As principais foram: Cuba, Guatemala, Venezuela, Chile e Flórida.
( ) Possuíam atribuições legislativas e judiciárias, cuidando também de todos os assuntos relativos à administração local.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2240362 História
Considerando o contexto das Revoluções Inglesas, assinale a alternativa INCORRETA sobre as características da República Puritana, governada por Oliver Cromwell. 
Alternativas
Q2240364 História
Sobre as Revoluções de 1848 na França, analise as assertivas abaixo:
I. A monarquia de Luis Felipe era controlada pela alta burguesia conservadora, que mantinha o voto censitário e apresentava limitações democráticas ao processo eleitoral, fatores que, somados à corrupção, aumentaram a oposição de republicanos liberais, socialistas e bonapartistas ao governo francês.
II. O governo procurou sufocar a oposição através da proibição de associações, da imprensa e da ação do Parlamento, desencadeando a Revolução de Fevereiro com intensa mobilização popular e operária, levando ao retorno do sistema republicano.
III. A Segunda República, proclamada pela união de liberais e socialistas, entre outras medidas, incluiu a autorização dos sindicatos, o direito de greve e a criação de oficinas nacionais com o objetivo de solucionar o desemprego e organizar unidades socialistas de produção.
IV. Amedrontada pelas conquistas socialistas, a burguesia buscou uma união com outros setores de proprietários e obteve uma vitória significativa nas eleições para a Assembleia Constituinte. Uma nova onda popular varreu Paris, sendo duramente reprimida. Em dezembro de 1848, Luís Bonaparte era eleito presidente.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2240365 História
“Por fim, as potências vitoriosas buscaram desesperadamente o tipo de acordo de paz que tornasse impossível outra guerra como a que acabara de devastar o mundo e cujos efeitos retardados estavam em toda parte. Fracassaram da forma mais espetacular. Vinte anos depois, o mundo estava de novo em guerra” (Hobsbawm, 1995). A respeito dos tratados de paz assinados ao final da Primeira Guerra Mundial, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Saint-Germain. 2. Trianon. 3. Neuilly. 4. Sèvres e Lausanne.
Coluna 2
( ) Bulgária. ( ) Áustria. ( ) Turquia. ( ) Hungria.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2240366 História
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) apresentou dois contextos divergentes: a supremacia bélica dos países do Eixo na primeira fase do conflito, e a virada dos Aliados, a partir de 1942, contando com a entrada da URSS e dos EUA. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que apresenta um acontecimento da segunda fase do conflito. 
Alternativas
Q2240367 História
Após a crise de 1929, os EUA entraram em um período de recessão conhecido como a Grande Depressão. Em 1933, Roosevelt lançou um pacote de leis, o “New Deal”, com o objetivo de reconstruir a economia do país através da geração de empregos. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: B
6: B
7: E
8: A
9: B
10: C
11: D
12: A
13: D
14: E
15: B
16: E
17: B