Questões de Concurso Público IF Farroupilha - RS 2023 para Professor EBTT - História
Foram encontradas 17 questões
( ) As obras até 1960 apresentam uma visão patriótica do conflito, na qual o Brasil contribuiu para libertar a população paraguaia do tirano Solano López. Alguns atores como Duque de Caxias, Conde d’Eu e D. Pedro II passaram a ser idolatrados dentro da visão de historiadores como Tasso Fragoso (1956) e Rocha Pombo (1960).
( ) A partir da década de 1960, a Inglaterra assume os holofotes no que diz respeito à guerra. Preocupada com o crescente desenvolvimento paraguaio, desempenhou um papel de manipulação, disseminando a ideia de que López ambicionava dominar a região do Prata, levando o Brasil, a Argentina e o Uruguai a se unirem contra o Paraguai.
( ) O revisionismo histórico a partir da década de 1990 aponta para outras origens do conflito, como as análises relacionadas ao processo de formação dos Estados Nacionais na Bacia do Prata, assim como os problemas relacionados à navegação e às fronteiras dos países envolvidos. Pode-se citar como autores dessa linha historiográfica Júlio José Chiavenato e León Pomer.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O dualismo entre cultura erudita e cultura popular, cristã e folclórica ou, ainda, cristã e laica, alternam-se ao longo de todo o período através das relações de absorções, negações e adaptações entre seus respectivos caracteres culturais.
II. A Divina Comédia, obra de Dante Alighieri, propõe a união de conhecimentos do saber oficial com elementos das tradições populares, sendo apontado como um dos manifestos de “laicização” da cultura.
III. O Terceiro Concílio de Latrão (1179) transferia o monopólio do saber, anteriormente pertencente à Igreja Católica e às escolas eclesiásticas, à existência de escolas privadas que posteriormente se corporativizam, dando origem às Universidades.
IV. O contato com as culturas bizantina e muçulmana proporcionaram aos cristãos ocidentais o contato com obras dos gregos antigos. O século XII contou com inúmeras traduções do grego e do árabe para o latim, incluindo quase toda a obra de Aristóteles.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. O casamento romano era um ato privado, porém era obrigatória a existência de um ato formal manifestado através de um contrato escrito no qual o casal reconhecia os seus direitos e deveres dentro dessa instituição.
II. Homens e mulheres tinham acesso ao divórcio, bastava se afastar com a intenção de se divorciar, não sendo necessário prevenir o cônjuge; constituía um ato informal em que, em determinados casos, os juristas hesitavam legitimamente sobre ser uma simples desavença ou uma verdadeira separação.
III. No caso da mulher, quer tomasse a iniciativa do divórcio, quer fosse repudiada, deixava o lar conjugal sem o seu dote, porém os filhos obtidos no casamento seguiam a mãe.
IV. O casamento era uma instituição privada; contudo, em Roma, era considerado como um dos “deveres do cidadão”, um dos meios honrosos de enriquecer, ter filhos legítimos e perpetuar o corpo cívico, o núcleo dos cidadãos.
Quais estão INCORRETAS?
A análise do discurso pode ocorrer pela semântica, através da teoria do conteúdo e das significações, ou pela semiótica, que trata da expressão das significações e de sua produção (1ª parte). Considerar o conteúdo histórico do texto não significa reduzir a história ao texto, pois ocorre uma teia de relações entre texto e contexto, uma vez que se buscam os nexos entre as ideias contidas nos discursos e o conjunto de determinações extratextuais que presidem a produção (2ª parte). Em contrapartida, negar a redutibilidade da história ao texto não significa admitir que haja uma história independente do texto, uma vez que a história é sempre discurso, independente do seu formato ou de sua apresentação, sendo trabalho do historiador decifrar os discursos que exprimem ou contêm a história (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
( ) Iniciou no PDC (Partido Democrata Cristão) em 1954, elegeu-se deputado federal pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) do Paraná em 1959 e, ainda em 1959, aceitou a indicação da UDN (União Democrática Nacional) para a presidência.
( ) Chegou à cena política nacional apresentando um apelo carismático eleitoral, com uma imagem “antipolítica”, dirigida ao eleitor de classe média e classe média baixa, apresentando um histórico de administrador honesto e eficiente em São Paulo.
( ) Em 1960, visitou Cuba a pedido do partido, uma vez que a ideologia do país estava alinhada com as pretensões de seus patrocinadores udenistas, corroborando mais tarde, em 1961, com a condecoração de Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
( ) Baseou sua campanha numa crítica moralista de ineficiência burocrática e injustiça social dos governos anteriores. Após eleito, esperava diminuir os males financeiros do Brasil negociando, ao mesmo tempo, com três centros de poder: Estados Unidos, Europa Ocidental e o Bloco Soviético.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Casa de Contratação. 2. Cabildos. 3. Capitanias Gerais. 4. Conselho das Índias. 5. Audiências.
Coluna 2
( ) Possuía suprema autoridade sobre todas as questões coloniais, fossem de natureza judicial, legislativa, militar ou eclesiástica.
( ) Atribuía a função de controlar tudo o que se relacionasse com a navegação e o comércio entre a Espanha e suas colônias americanas.
( ) No início eram apenas tribunais judiciários de última instância na América; mais tarde, passaram a ter funções administrativas e até a substituir os vice-reis em seus impedimentos.
( ) Situadas em territórios não pacificados ou estrategicamente importantes. As principais foram: Cuba, Guatemala, Venezuela, Chile e Flórida.
( ) Possuíam atribuições legislativas e judiciárias, cuidando também de todos os assuntos relativos à administração local.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A monarquia de Luis Felipe era controlada pela alta burguesia conservadora, que mantinha o voto censitário e apresentava limitações democráticas ao processo eleitoral, fatores que, somados à corrupção, aumentaram a oposição de republicanos liberais, socialistas e bonapartistas ao governo francês.
II. O governo procurou sufocar a oposição através da proibição de associações, da imprensa e da ação do Parlamento, desencadeando a Revolução de Fevereiro com intensa mobilização popular e operária, levando ao retorno do sistema republicano.
III. A Segunda República, proclamada pela união de liberais e socialistas, entre outras medidas, incluiu a autorização dos sindicatos, o direito de greve e a criação de oficinas nacionais com o objetivo de solucionar o desemprego e organizar unidades socialistas de produção.
IV. Amedrontada pelas conquistas socialistas, a burguesia buscou uma união com outros setores de proprietários e obteve uma vitória significativa nas eleições para a Assembleia Constituinte. Uma nova onda popular varreu Paris, sendo duramente reprimida. Em dezembro de 1848, Luís Bonaparte era eleito presidente.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Saint-Germain. 2. Trianon. 3. Neuilly. 4. Sèvres e Lausanne.
Coluna 2
( ) Bulgária. ( ) Áustria. ( ) Turquia. ( ) Hungria.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: