Hilário Franco Júnior (1994) aponta que “No caso do que cham...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2240350 História
Hilário Franco Júnior (1994) aponta que “No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI que elaborou tal conceito. Ou melhor, tal preconceito, pois o termo expressava um desprezo indisfarçado pelos séculos localizados entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI”. Considerando as obras desse historiador, analise as assertivas abaixo a respeito das estruturas culturais do período medieval:
I. O dualismo entre cultura erudita e cultura popular, cristã e folclórica ou, ainda, cristã e laica, alternam-se ao longo de todo o período através das relações de absorções, negações e adaptações entre seus respectivos caracteres culturais.
II. A Divina Comédia, obra de Dante Alighieri, propõe a união de conhecimentos do saber oficial com elementos das tradições populares, sendo apontado como um dos manifestos de “laicização” da cultura.
III. O Terceiro Concílio de Latrão (1179) transferia o monopólio do saber, anteriormente pertencente à Igreja Católica e às escolas eclesiásticas, à existência de escolas privadas que posteriormente se corporativizam, dando origem às Universidades.
IV. O contato com as culturas bizantina e muçulmana proporcionaram aos cristãos ocidentais o contato com obras dos gregos antigos. O século XII contou com inúmeras traduções do grego e do árabe para o latim, incluindo quase toda a obra de Aristóteles.
Quais estão corretas?
Alternativas