Questões de Concurso Público IF-RS 2023 para Professor - História
Foram encontradas 14 questões
I. Juridicamente, o Estado era o proprietário das terras e o excedente produzido era acumulado nos celeiros reais; ele exercia a sua função de proprietário através da cobrança do imposto, que era pago individualmente pelos camponeses.
II. Embora o comércio externo fosse controlado pelo Estado e a maior parte dos materiais necessários fosse obtida através de expedições militares, os comerciantes tinham ampla liberdade econômica.
III. O maior número de trabalhadores era constituído pela população camponesa, os escravos não formavam a base da produção, embora fossem utilizados principalmente nos trabalhos domésticos, nas grandes construções públicas e no serviço dos templos.
IV. O Estado era centralizado e intervencionista: planejava, controlava e fiscalizava a economia, controlava a produção, regulava o sistema de rotação de terras, recrutava a mão de obra necessária para as construções hidráulicas e arrecadava os impostos.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Clássica.
2. História social da arte.
3. História da cultura popular.
4. Nova história cultural.
Coluna 2
( ) Período em que as contribuições dos historiadores franceses, associadas à inovadora publicação Annales, convergiam com as de historiadores de outros países, entre eles um grupo de ingleses que analisavam a arte como forma de protesto político e social.
( ) Nessa fase, o principal objetivo do historiador cultural era retratar padrões de cultura, descrever os pensamentos e sentimentos característicos de uma época e suas expressões ou incorporações nas obras de literatura e arte.
( ) Um dos gêneros históricos dessa fase é a micro-história, que oferecia espaço para a cultura, permitindo que as experiências concretas, individuais ou locais, reingressassem na história.
( ) Algumas das maiores contribuições à história cultural dessa fase vieram de acadêmicos que não trabalhavam nos departamentos de história. Entre outros temas, os trabalhos abordavam análises econômicas, comportamentos sociais e a relação entre cultura e sociedade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas acima.
I. A relativa segurança estabelecida com a paralisação das invasões de tribos germânicas como os lombardos, ostrogodos e visigodos.
II. A atenuação das guerras feudais pela ação dos reis e da Igreja através da Trégua de Deus.
III. O excedente de produção agrícola e artesanal, que podia ser comercializado devido à ampliação do mercado, ocasionada, entre outros fatores, pelo aumento demográfico.
IV. O restabelecimento das rotas comerciais entre o Oriente e o Ocidente a partir das Cruzadas, possibilitando a reabertura do Mediterrâneo aos mercadores ocidentais.
Quais estão corretos?
Os conflitos indígenas eram marcados por complexas redes políticas, em que os indígenas representavam figuras principais e atuantes, agindo de forma ativa na resistência contra o colonizador ou contra os grupos indígenas inimigos (1ª parte). Os indígenas foram atores políticos importantes de sua própria história; as potências metropolitanas perceberam desde cedo as potencialidades estratégicas das inimizades entre grupos indígenas, franceses, portugueses e, mais tarde, holandeses, buscando alianças com diferentes grupos indígenas para efetivar seus projetos de colonização (2ª parte). As guerras no período colonial tiveram papel significativo na formação da cultura brasileira, na ressignificação cultural dos indígenas, na defesa de suas terras e também no sucesso do empreendimento colonial (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
( ) O Diretório era uma República Burguesa, baseada no regime universal que substituiu o sufrágio censitário do período de 1792 a 1794.
( ) Temendo nova ditadura, o Diretório acabou caindo no caos, com dificuldade de relacionamento entre os membros do Executivo, confiado ao Diretório (cinco Diretores), e do Legislativo, exercido pelo Conselho dos Anciões e pela Assembleia dos Quinhentos.
( ) A oposição manifestou-se através de vários movimentos; um deles foi a “Conspiração dos lguais”, que pretendia organizar uma República igualitária, inclusive suprimindo a propriedade individual.
( ) As constantes ameaças da esquerda jacobina e da direita realista não impossibilitaram a burguesia de usufruir de grande parte das conquistas revolucionárias.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A escrita da História pode ser entendida como processo, uma vez que é a própria materialização resultante dos procedimentos de ordem científica, ou seja, a própria narrativa histórica em si.
II. Podemos considerar a escrita da História como produto quando diz respeito ao modo de produzir a narrativa histórica, considerando o conjunto de procedimentos práticos e teóricos que buscam garantir a confiabilidade e a correspondência do narrado.
III. É possível considerar a narrativa histórica de caráter científico como objeto de análise, uma história da historiografia, isto é, um estudo crítico a respeito dos movimentos historiográficos ao longo do tempo e suas implicações socioculturais.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
( ) Considerando que a Partilha da África criou divisões arbitrárias e fronteiras territoriais sem levar em conta as diferenças étnicas dos africanos, preconizava a necessidade de organizar federações regionais de Estados independentes, preparando uma futura constituição dos Estados Unidos da África.
( ) Os primeiros congressos pan-africanos (1919-1945) defendiam a luta contra o analfabetismo e a subnutrição, denunciando a instalação de europeus em terras africanas agricultáveis e as divisões territoriais realizadas com o objetivo de impedir a união dos povos africanos.
( ) O Pan-Africanismo conduziu a tentativas de reagrupamentos políticos, de curta duração, de novos Estados surgidos nas décadas de 1950 e 1960, sendo os casos de Guiné e Gana (1958-1960), da Federação da África Central (unindo Zâmbia e Malavi, em 1959), da união de Guiné, Gana e Mali (1960-1962), entre outras.
( ) A Negritude foi definida como o conjunto de valores culturais, econômicos, sociais e políticos que caracterizam os povos negros, colocando em pauta que a independência política também implicava a rejeição dos valores culturais dos colonizadores e, dessa forma, a valorização dos valores africanos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: