Questões de Concurso Público IF-SC 2023 para Psicólogo - Área
Foram encontradas 9 questões
I. Uma política que queira assegurar uma elevação de escolaridade com qualidade aos filhos da classe trabalhadora tem de encarar de frente a promoção do ensino integrado, bem como o ingresso no ensino superior.
PORQUE
II. Considerando que o ensino noturno, no curto e médio prazo, permanecerá elevado, cabe uma política específica em termos de tempo, espaço, organização do processo pedagógico, condições de trabalho do professor e dos materiais pedagógicos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. Faz-se necessária uma ação mais concentrada na escola, buscando na prática social e pedagógica do professor os elementos e os mecanismos de superação do estado de coisas presente.
PORQUE
II. A premissa que orienta o projeto de educação integrada é a de centralizar e aprofundar o caráter humanista do ato de educar, desconstruindo o parâmetro colonialista e dual que caracteriza a relação entre educação básica e profissional.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
( ) Em uma sociedade que produz a miséria e se alimenta dela, não se coloca como prioridade a universalização da educação escolar básica (fundamental e média), pública, laica e unitária.
( ) A profissionalização compulsória do ensino médio e a formação técnico-profissional se deram dentro de uma perspectiva de adestrar e ensinar o que serve ao mercado.
( ) A pedagogia do Sistema S, em especial do Senai como pedagogia do capital, foi incorporada como política dos governos militares para o campo da educação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Compreensão do ensino: a diferença deve ser considerada como um aspecto essencial do desenvolvimento humano.
II. Justiça social: professores são capazes e qualificados para ensinar todas as crianças.
III. Conhecimento das patologias e classificações nosológicas: para auxiliar a intervenção psicopedagógica.
IV. Modelos de intervenção prioritariamente individuais: atentar para as individualidades de cada sujeito.
V. Proatividade profissional: criar novas formas de trabalhar com os outros.
Quais estão corretas?
( ) Segundo Oliveira e Marinho-Araujo (2010), a relação família-escola é vista em função de determinantes ambientais e culturais. A relação entre educação e classe social mostra um certo conflito entre as finalidades socializadoras da escola (valores coletivos) e a educação doméstica (valores individuais), ou seja, entre a organização da família e os objetivos da escola.
( ) Uma das possibilidades para se estudar o tema da relação família-escola é conhecer as concepções de professores a respeito das famílias de seus alunos.
( ) Na visão das famílias, as interações estabelecidas com a escola ocorrem nos horários de saída, nas reuniões de pais convocadas pela escola ou em datas comemorativas.
( ) A relação entre a família e a escola tem-se caracterizado por ser um fenômeno harmonioso e satisfatório, uma vez que as expectativas de cada instituição ou de cada ator envolvido são atendidas e se mostram favoráveis ao crescimento e desenvolvimento dos alunos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: