Questões de Concurso Público IFC-SC 2023 para Professor - Área: Sociologia
Foram encontradas 7 questões
Patrícia Hill Collins (2000) tem questionado critérios usuais de validação científica. Rejeita a visão que absolutiza a distância entre um sujeito pesquisador e seu “objeto”, se afastando da perspectiva de uma ciência axiologicamente neutra, na qual a ética e os valores são vistos como inapropriados ao processo de conhecer. Sua análise enfatiza que os sistemas de raça e etnia, classe social, gênero e sexualidade, entre outros, formam características mutuamente construtivas da organização social. A qual paradigma se vincula o quadro interpretativo da autora?
Considerando as perspectivas teórico-metodológicas dos autores, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os trechos de obras clássicas da sociologia com seus respectivos autores.
Coluna 1
1. Émile Durkheim.
2. Max Weber.
3. Karl Marx.
Coluna 2
( ) “De fato: essa ideia singular, hoje tão comum e corrente e na verdade tão pouco autoevidente, da profissão como dever [...] — é essa ideia que é característica da “ética social” da cultura capitalista e em certo sentido tem para ela uma significação constitutiva”.
( ) “É fato social toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”.
( ) “Pode-se distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião ou pelo que se queira. Mas eles mesmos começam a se distinguir dos animais tão logo começam a produzir seus meios de vida [...] O que eles são coincide, pois, com sua produção, tanto com o que produzem como também como o modo como produzem”.
( ) “[...] a educação tem justamente por objeto formar o ser social; pode-se então perceber, como que num resumo, de que maneira este ser se constitui através da história. A pressão de todos os instantes que sofre a criança é a própria pressão do meio social tendendo a moldá-la à sua imagem, pressão de que tanto os pais quanto os mestres não são senão representantes e intermediários”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
“Na produção social da sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade [...]. O conjunto destas relações de produção constitui a _____________ econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma ______________ jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social” (MARX, 2003, p. 5).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Considerando as abordagens teóricas envolvidas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando definições sintéticas do conceito de “classe social” com seus respectivos autores.
Coluna 1
1. Karl Marx.
2. Max Weber.
3. Pierre Bourdieu.
Coluna 2
( ) As classes são definidas pela posição nas relações produtivas, em uma dinâmica macrossocial conflitiva polarizada entre detentores dos meios de produção e vendedores da força de trabalho.
( ) As lutas de classe são conflitos materiais e simbólicos pela acumulação de diferentes tipos de capital.
( ) A classe social não forma uma comunidade, compreendendo uma pluralidade de indivíduos com oportunidades de vida semelhantes e bases possíveis para as ações sociais.
( ) Classes sociais apresentam não somente condições econômicas semelhantes, mas prováveis homologias com práticas culturais, valores e estilos de vida.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Os diferentes conceitos de poder são ferramentas importantes para análise da realidade social. Considerando os fundamentos epistemológicos envolvidos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando definições sintéticas do conceito de “poder” com seus respectivos autores.
Coluna 1
1. Michel Foucault.
2. Georg Simmel.
3. Pierre Bourdieu.
4. Émile Durkheim.
Coluna 2
( ) O poder não é algo que se possua, algo que se conquiste ou se partilhe; é algo que se exerce e que só existe em função de uma relação social. [...] não é uma instituição e nem uma estrutura.
( ) O poder simbólico é esse poder invisível, mas não por isso menos real, que só pode ser exercido com a cumplicidade daqueles que não querem saber que lhe estão sujeitos ou o exercem.
( ) A possibilidade de impor a vontade, mesmo encontrando resistência, e que é superada por meio daquele poder [...] um tipo de relação entre indivíduos em que um controla a conduta do outro.
( ) O poder social é o conjunto de meios capazes de coagir as consciências, derivando da posição que ocupam na sociedade os que o exercem, enquanto representantes da autoridade coletiva.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: