Os diferentes conceitos de poder são ferramentas importantes...
Os diferentes conceitos de poder são ferramentas importantes para análise da realidade social. Considerando os fundamentos epistemológicos envolvidos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando definições sintéticas do conceito de “poder” com seus respectivos autores.
Coluna 1
1. Michel Foucault.
2. Georg Simmel.
3. Pierre Bourdieu.
4. Émile Durkheim.
Coluna 2
( ) O poder não é algo que se possua, algo que se conquiste ou se partilhe; é algo que se exerce e que só existe em função de uma relação social. [...] não é uma instituição e nem uma estrutura.
( ) O poder simbólico é esse poder invisível, mas não por isso menos real, que só pode ser exercido com a cumplicidade daqueles que não querem saber que lhe estão sujeitos ou o exercem.
( ) A possibilidade de impor a vontade, mesmo encontrando resistência, e que é superada por meio daquele poder [...] um tipo de relação entre indivíduos em que um controla a conduta do outro.
( ) O poder social é o conjunto de meios capazes de coagir as consciências, derivando da posição que ocupam na sociedade os que o exercem, enquanto representantes da autoridade coletiva.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: