Questões de Concurso Público Prefeitura de Espumoso - RS 2023 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 10 questões

Q2209813 Fisioterapia
Sobre o ciclo cardíaco, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É caracterizado pelos eventos relacionados ao fluxo e à pressão sanguínea que ocorrem desde o início de um batimento cardíaco até o próximo batimento.
( ) A frequência cardíaca e o potencial elétrico que determinam os batimentos cardíacos ocorrem em dois períodos: o de relaxamento, chamado diástole, quando o coração se distende ao receber o sangue, e o de contração, denominado sístole, quando ele ejeta o sangue. Portanto, o ciclo cardíaco é iniciado pela produção espontânea de um potencial de ação no nodo sinoatrial (NSA), originado pelas células marca-passo.
( ) Os impulsos elétricos produzidos são difundidos inicialmente pelo miocárdio atrial e, posteriormente, estimulam os ventrículos através do feixe atrioventricular, que, por sua vez, reduz a velocidade de condução dos impulsos, o que provoca um atraso na transmissão. O atraso na transmissão dos impulsos elétricos é fundamental para garantir que os átrios possam contrair antes dos ventrículos, o que permite o caráter ritmado e frequente da bomba cardíaca.
( ) O processo de sístole é proveniente de estímulo, ou seja, depende de polarização. O processo de diástole trata-se do relaxamento muscular que pode ser caracterizado tanto pelo potencial de repouso (quando ainda não recebeu o estímulo) quanto pela condução (cessar do estímulo).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2209814 Fisioterapia
A fadiga muscular é classicamente definida como uma diminuição da força ou potência muscular voluntária máxima induzida por exercício, apesar do esforço máximo. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2209815 Fisioterapia
A ordem de ativação das unidades motoras através da estimulação elétrica depende de pelo menos três fatores:
I. O diâmetro do axônio motor.
II. A distância entre o axônio e o eletrodo ativo.
III. O efeito dos impulsos provenientes de aferentes cutâneos que foram ativados pelo estímulo artificial.
IV. As unidades motoras mais curtas.
V. As unidades de contração lenta.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2209816 Fisioterapia
Ritmo respiratório anormal que ocorre principalmente por insuficiência cardíaca, hipertensão intracraniana, acidentes vasculares encefálicos e traumatismos cranianos. Esse ritmo se caracteriza por uma fase de apneia seguida de incursões inspiratórias cada vez mais profundas até atingir um máximo, para depois decrescerem até uma nova pausa. Isso ocorre em decorrência de variações da tensão de oxigênio e gás carbônico no sangue. Qual o nome dado a esse ritmo respiratório? 
Alternativas
Q2209817 Fisioterapia
Os ossos das costelas são alongados e arqueados em ________ pares, que posteriormente se articulam com as vértebras ________ e anteriormente com o osso esterno ou com as cartilagens das costelas suprajacentes. Podem ser classificadas em costelas verdadeiras, costelas falsas e costelas ________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2209818 Fisioterapia
Indivíduos atarracados, em geral baixos, com pescoço curto, tórax de grande diâmetro anteroposterior e membros curtos em relação à altura do tronco. Qual o nome dado a esses indivíduos? 
Alternativas
Q2209819 Fisioterapia
Quanto às funções do sistema parassimpático, analise as assertivas abaixo:
I. Conservação e armazenamento de energia à função principal.
II. Inervação do coração à atividade vagal com bradicardia e redução da força contrátil.
III. Inervação da musculatura lisa brônquica à broncoconstrição e aumento da secreção de muco.
IV. Inervação do sistema digestivo a aumento do peristaltismo, síntese de glicogênio hepático e secreções glandulares.
V. Esvaziamento intestinal e vesical e ereção dos órgãos sexuais.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2209820 Fisioterapia
A inspeção visual do tórax pode ocorrer de forma estática, com observação da forma e da presença de anormalidades torácicas, ou de forma dinâmica, com a observação do ritmo e dos movimentos ventilatórios. Quanto às anormalidades do tórax, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Tórax “em barril ou tonel”. 2. Peito cariniforme. 3. Pectus excavatum.
Coluna 2 ( ) Apresenta deslocamento anterior da região esternal e das cartilagens costais, geralmente de origem congênita, podendo ter relação também com raquitismo na infância. Os sintomas respiratórios são mínimos ou inexistentes. ( ) Gerado pelo deslocamento posterior da região esternal com projeção anterior dos arcos costais. Geralmente é de origem congênita, mas pode ter relação com as fibras anteriores do diafragma que se inserem na porção inferior do esterno e do processo xifoide. Sintomas como dispneia, fadiga e alterações da mecânica respiratória podem ser encontrados em crianças com esse tipo de tórax. ( ) Ocorre aumento do diâmetro anteroposterior e horizontalização dos arcos costais. É o tipo de maior incidência entre os tórax patológicos, encontrado em situações clínicas que apresentam obstrução ao fluxo aéreo, comum na asma crônica e na bronquiectasia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2209821 Fisioterapia
Sobre o tratamento fisioterapêutico em pacientes com lesão medular, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2209822 Fisioterapia
A pneumonia pode acometer qualquer faixa etária pediátrica. Nos lactentes, as técnicas aplicadas à bronquiolite não são indicadas para pneumonia (1ª parte). Nas crianças maiores, pré-escolares e escolares, pode-se iniciar técnicas assistidas e ativas. A técnica de AFE pode ser aplicada associando-se inspiração profunda e expiração ativa lenta, prolongada com a glote aberta, promovendo grande efetividade (2ª parte). O AFE rápido ou huffing proporciona um fluxo mais rápido e desloca secreções mais proximais, estimulando também a tosse. A realização de ciclos de exercícios associando decúbito contralateral ao acometimento pulmonar, com repetições de AFE lento finalizadas com AFE rápido, é bem tolerada e aceita (3ª parte).
Quais partes estão corretas? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: B
5: E
6: A
7: E
8: C
9: A
10: D