Questões de Concurso Público Prefeitura de Farroupilha - RS 2023 para Médico Veterinário

Foram encontradas 10 questões

Q2096814 Não definido
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2021, o rebanho bovino no município de Farroupilha apresentou um total de 9.000 cabeças. Existem doenças de bovinos que são de frequente ocorrência, outras de aparecimento esporádico, enquanto algumas foram erradicadas ou nunca registradas no Brasil. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir, sobre doenças de bovinos que foram erradicadas ou que nunca foram registradas no país:
I. Febre do Vale do Rift. II. Mastite por Staphylococcus aureus. III. Leucose Enzoótica. IV. Clostridioses. V. Peste Bovina.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2096815 Não definido
Considerando o efetivo de 113.000 codornas em Farroupilha e a importância econômica representada por essa atividade primária (coturnicultura) que envolve a sanidade animal, além da nutrição e da seleção zootécnica, analise as assertivas a seguir, sobre doenças identificadas nessas aves e seus agentes agente etiológicos.
I. Coriza – Príon. II. Aspergilose – Fungo. III. Newcastle – Vírus. IV. Pulorose – Bactéria. V. Coccidiose – Vírus.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2096816 Não definido
As granjas avícolas na Serra Gaúcha representam um importante setor econômico para a região. No município de Farroupilha, com aproximadamente 3 milhões de galináceos e quase 950 mil galinhas (IBGE, 2021), a vigilância sanitária exercida tanto pela atividade privada como pela esfera pública é de extrema importância. Objetivando manter o nível sanitário já atingido pela avicultura industrial, muitas doenças são evitadas pela vacinação, outras são rapidamente controladas pelo diagnóstico precoce e medicação adequada, e outras são monitoradas para que não ocorram no plantel avícola. Assinale a alternativa na qual está citada uma doença que NÃO tem registro de ocorrência no Brasil, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 
Alternativas
Q2096817 Não definido
A febre amarela é uma arbovirose, ou seja, uma doença causada por um vírus transmitido por artrópodos. Nas Américas, os vetores mais importantes são mosquitos pertencentes aos gêneros Haemagogus e Sabethes. No Rio Grande do Sul, o vírus é transmitido por Haemagogus leucocelaenus, espécie nativa, amplamente distribuída em ambientes silvestres do estado e, por isso, não passível de controle. A febre amarela é um agravo que afeta os animais e o homem e tem em seu ciclo silvestre os Primatas Não Humanos (PNH) como principais hospedeiros. No Rio Grande do Sul, existem três espécies de PNH: Cebus sp. (macaco-prego), Alouatta caraya (bugio-preto) e Alouatta guariba clamitans (bugio-ruivo). As espécies do gênero Alouatta são mais suscetíveis ao vírus amarílico, que causa grande mortalidade nesses animais. Em relação à febre amarela, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2096818 Não definido
Na espécie ovina, são diagnosticadas algumas doenças de diversas etiologias que afetam o Sistema Nervoso Central (SNC), tais como scrapie, tétano, listeriose, cenurose, entre outras. Em relação à cenurose, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É causada pela forma larval denominada Coenurus cerebralis do parasito Taenia (Multiceps) multiceps.
( ) Todo o ciclo evolutivo do agente causador da doença se desenvolve no ovino.
( ) Práticas de manejo como a descola e a castração são as principais vias de transmissão da doença de um ovino para outro.
( ) Torneio verdadeiro é a denominação popular da Cenurose.
( ) Ovinos das raças Merino Australiano e Corriedale são refratários à parasitose causada pela T.multiceps. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2096819 Não definido
A doença causada pela associação sinérgica das bactérias Dichelobacter nodosus e o Fusobacterium necrophorum é conhecida como ____________, cuja ocorrência é frequentemente observada na espécie ____________, que mostra a ____________ como principal sinal clínico da doença.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2096820 Não definido
Os estafilococos foram observados inicialmente por Koch em 1878 a partir de material purulento e, em 1881, houve a primeira publicação citando a presença constante desses microrganismos em abcessos agudos e crônicos. A relação desses microrganismos com surtos de intoxicação alimentar só ocorreu em 1884, em Michigan, EUA, quando os casos foram associados ao consumo de queijo tipo cheddar contaminado com estafilococos. S. aureus é a principal espécie associada aos casos de intoxicação alimentar, representando, em média, 98% dos surtos causados por esse gênero. Em relação ao S. aureus, é correto afirmar que entre suas características morfológicas, tintoriais e bioquímicas, pode-se citar: 
Alternativas
Q2096821 Não definido
Algumas zoonoses são classificadas como metazoonoses, pois há a necessidade do envolvimento de um invertebrado para a perpetuação do agente causador da doença. Um dos exemplos é a transmissão do protozoário Trypanosoma cruzi, que ocorre quando os insetos hematófagos do gênero Triatoma (“barbeiros”) infectados defecam durante o repasto sanguíneo, e as epimastigotas entram no hospedeiro vertebrado, infectando macrófagos e se transformando em amastigotas. As amastigotas se dividem por fissão binária até que a célula do hospedeiro se rompe, liberando as tripomastigotas na circulação. O vetor é infectado quando ingere as tripomastigotas durante o repasto sanguíneo. A doença nos caninos é primariamente uma cardiomiopatia que se desenvolve em consequência do dano causado pelo parasito às células do miocárdio ou reações imunomediadas. Os sinais clínicos apresentam duas fases: a fase aguda, caracterizada por miocardite ou encefalite em cães jovens, e a fase crônica, caracterizada pela cardiomiopatia dilatada em cães idosos. O trecho descreve a zoonose conhecida como:
Alternativas
Q2096822 Não definido
Brucelose é uma zoonose causada pelas bactérias do gênero Brucella, capazes de infectar o homem e os animais domésticos. Essas bactérias são cocobacilos gram-negativos, imóveis, que não esporulam e não encapsulam. Seu crescimento é aeróbio, mas algumas espécies desse gênero necessitam de uma atmosfera com adição de 5 a 10% de CO2. Crescem bem a 37°C, em meio rico, com pH entre 6,6 a 7,4. Muitas espécies do gênero foram denominadas em função da espécie animal na qual foram isoladas: diversas espécies de animais mamíferos como caprinos, bovinos, suínos, caninos, mamíferos aquáticos e roedores. Assinale a alternativa que NÃO cita duas espécies do gênero Brucella.
Alternativas
Q2096823 Não definido
Os ectoparasitas podem ocasionar prejuízos para a bovinocultura de corte e de leite, pois causam perda de peso, danificam o couro, transmitem agentes patógenos e/ou produzem lesões que predispõem os animais a infecções secundárias. Além de atuarem como agentes irritantes geradores de desconforto para o animal, causam significativa perda econômica aos pecuaristas. Entre os agentes parasitários abaixo, estão citados alguns ectoparasitas dos bovinos:
I. Rhipicephalus microplus. II. Babesia bigemina. III. Anaplasma marginale. IV. Larva de Dermatobia hominis. V. Haematobia irritans.
Quais estão corretos?
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: C
5: C
6: A
7: B
8: D
9: E
10: D