Questões de Concurso Público Prefeitura de Tapejara - RS 2023 para Fiscal Ambiental

Foram encontradas 5 questões

Q2280880 Engenharia Ambiental e Sanitária

Para responder a questão, considere a NBR 7229, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os tanques sépticos devem observar as seguintes distâncias horizontais mínimas: 1,5 m de construções, limites de terreno, sumidouros, valas de infiltração e ramal predial de água, 3 m de árvores e de qualquer ponto de rede pública de abastecimento de água, e _______ de poços freáticos e de corpos de água de qualquer natureza.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q2280881 Engenharia Ambiental e Sanitária

Para responder a questão, considere a NBR 7229, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Sobre o procedimento de limpeza dos tanques sépticos, analise as assertivas a seguir:

I. O lodo e a escuma acumulados nos tanques sépticos devem ser removidos a intervalos equivalentes ao período de limpeza do projeto.
II. Quando da remoção do lodo digerido, aproximadamente 50% de seu volume deve ser deixado no interior do tanque. Isso permite a continuidade da atividade microbiana no tanque para a degradação dos resíduos orgânicos.
III. A remoção completa do lodo pode prejudicar a eficácia do sistema, uma vez que os microrganismos responsáveis pela decomposição estarão presentes em menor quantidade.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2280882 Engenharia Ambiental e Sanitária

Para responder a questão, considere a NBR 7229, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para disposição do lodo e da escuma gerados nos tanques sépticos de comunidades isoladas, deve ser prevista a implantação de leitos de secagem. O lodo seco pode ser disposto em:

I. Aterro sanitário.
II. Usina de compostagem.
III. Rede coletora de esgoto.
IV. Campo agrícola, exceto se for voltado ao cultivo de hortaliças, frutas rasteiras e legumes consumidos crus.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2280883 Engenharia Ambiental e Sanitária
A vigilância entomológica faz a observação e a avaliação de informações referentes aos insetos vetores e sua interação com o ambiente. O ciclo de vida dos vetores, assim como dos reservatórios e hospedeiros que participam da cadeia de transmissão de doenças, está fortemente relacionado à dinâmica ambiental dos ecossistemas onde vivem, sendo limitado por variáveis ambientais como temperatura, precipitação, umidade, padrões de uso e cobertura do solo. Nesse contexto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as três principais formas de controle de vetores às suas definições.

Coluna 1

1. Controle biológico.
2. Controle mecânico ou ambiental.
3. Controle químico.

Coluna 2

( ) Para esse tipo de controle, é comum utilizar parasitas, patógenos ou predadores naturais para controlar a população de determinado animal que seja vetor de doenças.
( ) Para esse tipo de controle, são usados métodos com a finalidade de atingir a área onde os vetores se reproduzem, tais como a eliminação de locais com água parada, por exemplo. Além disso, também podem ser empregadas maneiras de limitar o contato dos humanos com o vetor, como o uso de mosquiteiros e telas nas janelas.
( ) Para esse tipo de controle, é realizada a aplicação de inseticidas para controlar a população de insetos. São empregadas substâncias específicas para combater cada tipo de vetor.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2280886 Engenharia Ambiental e Sanitária
O produto do tratamento do lodo de esgoto sanitário (biossólido) a ser destinado para uso em solos será classificado em Classe A ou Classe B, de acordo com os requisitos definidos pela Resolução Conama 498/2020. O biossólido classificado como Classe B pode ser utilizado em cultivo de produtos alimentícios que não sejam consumidos crus e produtos não alimentícios, pastagens, forrageiras e árvores frutíferas. Para que o biossólido seja classificado como Classe B, deverá atender ao limite máximo de 106 Escherichia coli por grama de sólidos totais ou ser proveniente de processo de redução de patógenos, com a devida demonstração de atendimento dos respectivos parâmetros operacionais. São exemplos de processos de redução de patógenos para obtenção de biossólido Classe B:

I. Digestão aeróbia, com retenções mínimas de 40 dias sob temperatura de 20°C ou por 60 dias sob temperatura de 15°C.
II. Secagem em leitos de areia ou em bacias, pavimentadas ou não, cobertas ou não, até atingir teor de sólidos mínimo de 60%.
III. Digestão anaeróbia por um período mínimo de 15 dias a 35-55°C ou de 60 dias a 20°C.
IV. Estabilização com cal, mediante adição de quantidade suficiente para que o pH seja elevado até pelo menos 12, por um período mínimo de 2 horas.

Quais estão corretos? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: A
5: E