O produto do tratamento do lodo de esgoto sanitário (biossól...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2280886 Engenharia Ambiental e Sanitária
O produto do tratamento do lodo de esgoto sanitário (biossólido) a ser destinado para uso em solos será classificado em Classe A ou Classe B, de acordo com os requisitos definidos pela Resolução Conama 498/2020. O biossólido classificado como Classe B pode ser utilizado em cultivo de produtos alimentícios que não sejam consumidos crus e produtos não alimentícios, pastagens, forrageiras e árvores frutíferas. Para que o biossólido seja classificado como Classe B, deverá atender ao limite máximo de 106 Escherichia coli por grama de sólidos totais ou ser proveniente de processo de redução de patógenos, com a devida demonstração de atendimento dos respectivos parâmetros operacionais. São exemplos de processos de redução de patógenos para obtenção de biossólido Classe B:

I. Digestão aeróbia, com retenções mínimas de 40 dias sob temperatura de 20°C ou por 60 dias sob temperatura de 15°C.
II. Secagem em leitos de areia ou em bacias, pavimentadas ou não, cobertas ou não, até atingir teor de sólidos mínimo de 60%.
III. Digestão anaeróbia por um período mínimo de 15 dias a 35-55°C ou de 60 dias a 20°C.
IV. Estabilização com cal, mediante adição de quantidade suficiente para que o pH seja elevado até pelo menos 12, por um período mínimo de 2 horas.

Quais estão corretos? 
Alternativas