Questões de Concurso Público Prefeitura de Três Passos - RS 2023 para Odontólogo
Foram encontradas 10 questões
I. A concentração de flúor seja no máximo de 0,15%.
II. Dentifrícios com baixa concentração de fluoretos ou não fluoretados sejam recomendados para crianças na fase pós-eruptiva.
III. Haja presença de flúor ativo na forma de fluoreto de sódio (NaF) ou monofluorfosfato de sódio (MFP, Na2 PO3 F).
IV. A adição de abrasivo contendo cálcio somente seja recomendada em dentifrícios contendo NaF, formando o fluoreto de cálcio ainda dentro do tubo e não apenas durante o uso do dentifrício.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Tratamento restaurador atraumático.
2. Presença contínua de fluoretos na cavidade oral.
3. Uso de selantes.
4. Remoção seletiva de tecido cariado.
Coluna 2
( ) Aumenta a remineralização do esmalte dentário, controlando a progressão das lesões de cárie.
( ) Tem ação preventiva e terapêutica na iniciação de lesões em superfícies oclusais de indivíduos de alto risco individual ou como medida de saúde pública para populações de risco.
( ) Abordagem minimamente invasiva de lesões cavitadas profundas.
( ) Estratégia de baixo custo associado a medidas educativas-preventivas utilizada em escolares e acamados para controle da cárie.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Sangramento descontrolado, celulite ou infecção difusa de tecidos moles com potencial comprometimento das vias aéreas do paciente e trauma envolvendo os ossos da face com potencial comprometimento das vias aéreas do paciente.
II. Pulpite reversível, perda da restauração provisória sem sintomatologia, abscesso evoluído e trauma dentário com luxação e remoção de suturas.
III. Pericoronite, osteíte pós-operatória cirúrgica, remoção de sutura, confecção de restauração temporária caso a restauração tenha sido perdida, quebrada ou esteja causando irritação gengival.
IV. Cárie de esmalte ou restaurações defeituosas assintomáticas e ajustes ou reparos da dentadura quando a função é impedida.
Quais estão corretas?
I. Prevenção à erosão: os vômitos ou refluxos gástricos durante os primeiros meses de gestação podem causar erosão do esmalte dental.
II. Suplementação de cálcio e ingesta de flúor diário: este íon auxiliará no fortalecimento dos dentes da gestante para que ela possa disponibilizar o cálcio dos seus dentes para correta mineralização dos ossos e dentes do feto.
III. Realização de procedimento cirúrgico-restaurador sob anestesia local: a gestante pode ser submetida à anestesia local no primeiro trimestre da gestação, pois a maioria dos anestésicos locais é considerada segura e não teratogênica durante toda a gravidez.
IV. Prescrição de anti-inflamatórios: não está contraindicado durante a gestação, pois não atravessa a barreira placentária e está respaldada pela sua classificação B (FDA).
Quais estão corretas?