Questões de Concurso Público SES-RJ 2023 para Residência Multiprofissional: Biomedicina/Biologia

Foram encontradas 18 questões

Q2070828 Medicina
A transfusão sanguínea é uma forma de transplante na qual o sangue total ou as células sanguíneas de um ou mais indivíduos são transferidos intravenosamente para a circulação de outro indivíduo. Ela é realizada mais frequentemente para repor o sangue perdido por hemorragia ou para corrigir defeitos causados pela produção inadequada de células sanguíneas, que pode ocorrer em uma variedade de doenças. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A principal barreira para as transfusões sanguíneas bem-sucedidas é a resposta imune contra as moléculas da superfície celular que se diferem entre os indivíduos. Um dos sistemas de aloantígenos mais importante na transfusão sanguínea é o sistema ABO. ( ) Os indivíduos que não expressam um antígeno de grupo sanguíneo em particular produzem anticorpos IgM naturais contra esse antígeno. Se esses indivíduos recebem hemácias expressando aquele antígeno, os anticorpos preexistentes ligam-se às células transfundidas, ativam o complemento e provocam reações de transfusão, que podem ser fatais. ( ) A transfusão que desrespeite a barreira ABO pode desencadear uma reação hemolítica imediata, resultando tanto na lise intravascular das hemácias, provavelmente mediada pelo sistema do complemento, como na extensa fagocitose de eritrócitos revestidos por anticorpos e complemento pelos macrófagos do fígado e do baço. ( ) Reações hemolíticas tardias após uma transfusão podem resultar da incompatibilidade dos antígenos de grupos sanguíneos secundários. Isso resulta na perda progressiva das hemácias transfundidas, provocando anemia e icterícia, esta última uma consequência da sobrecarga do fígado com pigmentos derivados da hemoglobina.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2070829 Medicina
Os antígenos ABO são carboidratos ligados a proteínas e lipídeos da superfície celular,sintetizados por enzimas glicosiltransferases polimórficas, cuja atividade varia dependendo do aleloherdado. É imprescindível que a tipagem sanguínea ABO seja realizada utilizando a prova direta, quepesquisa os antígenos A e B, e a prova reversa, que detecta anticorpos ABO. A prova direta é realizadatestando-se eritrócitos do paciente com anticorpos monoclonais específicos anti-A e anti-B. A tipagemsanguínea RhD deve ser realizada utilizando anti-D e controle do Rh. Em uma tipagem sanguíneadireta em tubo de um doador de sangue, foram obtidos os seguintes resultados:

• Tubo A (1 gota de anti-A + 1 gota da suspensão de hemácias do paciente) = Aglutinou. • Tubo B (1 gota de anti-B + 1 gota da suspensão de hemácias do paciente) = Aglutinou. • Tubo D (1 gota de anti-D + 1 gota da suspensão de hemácias do paciente) = Aglutinou. • Tubo Controle de Rh (1 gota do controle de Rh + 1 gota da suspensão de hemácias do paciente) =Não aglutinou.

Com esses resultados, qual é a conclusão de tipagem direta desse doador? 
Alternativas
Q2070830 Medicina
A prova direta em uma tipagem sanguínea é realizada testando-se eritrócitos do paciente com anticorpos monoclonais específicos anti-A e anti-B. O antissoro anti-AB é opcional quando a tipagem sanguínea é realizada com anticorpos monoclonais. A prova reversa pesquisa anticorpos anti-A e anti-B no soro ou plasma do paciente testado com hemácias reagentes fenotipados A1 e B e, opcionalmente, A2 e O. A prova reversa sempre deve ser realizada, EXCETO em: 
Alternativas
Q2070831 Medicina
A Resolução da Diretoria Colegiada – RDC Nº 34/2014, atualizada na RDC Nº 75/2016, dispõe sobre as Boas Práticas no Ciclo do Sangue, tais como: captação de doadores, coleta, processamento, testagem, controle de qualidade e proteção ao doador e ao receptor, armazenamento, distribuição, transporte e transfusão. A cada doação, devem ser realizados obrigatoriamente testes laboratoriais de triagem de alta sensibilidade para detecção de marcadores para doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, independentemente dos resultados de doações anteriores. Segundo critérios determinados na Resolução e nas demais normas do Ministério da Saúde, analise as afirmações abaixo:
1. Para sífilis, deve ser realizado um teste para detecção de anticorpo anti-treponêmico ou não treponêmico. 2. Para doença de Chagas, deve ser realizado um teste para detecção de anticorpo anti-plasmodium. 3. Para hepatite B (HBV), são necessários dois testes em paralelo: um para detecção do antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg) e um para detecção de antígenos do capsídeo do vírus da hepatite B (anti-HBc). 4. Para hepatite C, devem ser realizados dois testes em paralelo: um teste para detecção de anticorpo anti-HCV ou para detecção combinada de antígeno/anticorpo e um para detecção de ácido nucleico do vírus HCV por técnica de biologia molecular. 5. Para HIV 1 e 2, devem ser realizados dois testes em paralelo: um teste para detecção de anticorpo anti-HIV (que inclua a detecção do grupo O) ou um teste para detecção combinada de antígeno/anticorpo (que inclua a detecção do grupo O) e um para detecção de ácido nucleico do vírus HIV por técnica de biologia molecular. 6. Para HTLV I/II, deve ser realizado um teste para detecção de anticorpo anti-HTLV I/II.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 
Alternativas
Q2070832 Medicina
A doença hemolítica do recém-nascido (DHRN) por incompatibilidade Rh(D) é grave.Sobre a DHRN por incompatibilidade Rh(D), analise as perguntas abaixo:
• A mãe, o pai e o bebê apresentam, respectivamente, quais tipagens RhD? • Quais alterações são mais comuns de serem observadas no setor de hematologia? • Quais alterações são mais comuns de serem observadas no setor de bioquímica?

Assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, as respostas para as perguntas acima. 
Alternativas
Q2070833 Medicina
A ___________ é uma raríssima doença genética recessiva ligada ao sexo, em que a mutação na enzima ácido δ-aminolevulínico-sintetase (ALAS2) causa defeito de metilação mitocondrial do ferro e insuficiente produção de heme nos eritroblastos. Há microcitose acentuada e significativa hipocromia, mas a população eritroide mostra considerável heterogeneidade. A confirmação diagnóstica é feita pelo mielograma. A coloração de Perls cora o ferro em azul da Prússia, como uma coroa de grânulos de ferro mitocondrial em torno do núcleo da célula.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q2070834 Medicina
As leucemias são classificadas em quatro tipos: agudas e crônicas, que, por sua vez, subdividem-se em linfoides ou mieloides. Em relação às características gerais das leucemias e aos achados hematológicos mais prevalentes, analise as assertivas abaixo:
  I. As leucemias agudas apresentam sintomas alarmantes como hemorragias, anemia intensa, febre e rápida instalação, já as leucemias crônicas apresentam sintomas mais leves. Além disso, as agudas apresentam maior número de células imaturas no hemograma do que as crônicas.  II. Leucemia mieloide aguda: trombocitopenia. A contagem de leucócitos pode estar diminuída, normal ou aumentada, com intensa reação leucemoide e número inferior a 20% de blastos e promielócitos. A maioria apresenta anemia microcítica e normocrômica. III. Leucemia linfoblástica aguda: trombocitopenia. Costuma haver leucocitose e número variável de blastos com bastão de Auer (geralmente superior a 20%). A medula óssea é hipercelular por infiltração de blastos leucêmicos. A maioria apresenta anemia microcítica e normocrômica. IV. Leucemia mieloide crônica: trombocitose. Leucocitose significativa com espectro completo de células mieloides. Os níveis de neutrófilos e mielócitos excedem aos de blastos e promielócitos; presença de basofilia. Normalmente é associada com uma translocação específica t(9;22). A maioria apresenta anemia normocítica e normocrômica.  V. Leucemia linfoblástica crônica: trombocitopenia. Leucocitose com linfocitose, de 70 a 99% dos leucócitos do sangue têm aspecto de pequenos linfócitos. As células esmagadas na distensão (células em cesto ou restos nucleares) também costumam estar presentes. A maioria apresenta anemia normocítica e normocrômica.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2070835 Medicina
A hemostasia pode ser definida como uma série complexa de fenômenos biológicos que ocorre em imediata resposta à lesão de um vaso sanguíneo com objetivo de deter a hemorragia. Há muitos pacientes que apresentam problemas de coagulação e precisam realizar tratamento medicamentoso ou receber bolsa de plaquetas. Em relação à hemostasia e aos demais fatores associados à coagulação sanguínea, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2070836 Medicina
 Menina, cinco anos, apresentou febre alta poucos dias após a realização de um procedimento dentário. Foi levada a um hospital público no interior de São Paulo para atendimento. Após o exame clínico, foi solicitado hemograma, que apresentou os seguintes resultados: leucócitos totais 60.000/µL, sendo 500/µL de blastos, 900/µL de promielócitos, 1.600/µL de mielócitos, 4.000/µL de metamielócitos, 6.000/µL de neutrófilos bastonados, 27.000/µL de neutrófilos segmentados com granulação tóxica e vacuolização citoplasmática e os demais 20.000/µL foram compostos por leucócitos maduros que completam o leucograma, apresentando linfopenia, eosinopenia, basopenia, monocitose. Não foram observadas alterações na série vermelha e nem na série plaquetária. Foi determinada a atividade da fosfatase alcalina, que se apresentou muito elevada. Com base no quadro clínico da paciente, assinale a alternativa correta quanto à interpretação. 
Alternativas
Q2070837 Medicina
As células linfoides do corpo são encontradas nos linfonodos, baço, superfícies mucosas e circulação sanguínea. São células derivadas das células-tronco hematopoéticas multipotentes, cuja produção desloca-se progressivamente do saco vitelino embrionário para o fígado fetal e, em seguida, para a medula óssea no recém-nascido e em todas as fases da idade adulta. As várias células linfoides são convenientemente identificadas pela presença de marcadores proteicos exclusivos presentes em suas superfícies, os quais também lhes conferem funções particulares. Assinale a alternativa que contém apenas células linfoides. 
Alternativas
Q2070838 Medicina
O MHC (também denominado Complexo de Antígenos Leucocitários Humanos – HLA,Human Leukocyte Antigen Complex) é codificado em um cromossomo humano e inclui as moléculasde classe I, de classe II e de classe III interventoras de alguns componentes do complemento, TNF-αe TNF-β. Em relação a esse assunto, analise as perguntas abaixo:
• Em qual cromossomo humano o MHC é codificado? • Quais são as moléculas de classe I? • Quais são as moléculas de classe II? • Qual é um dos usos clínicos mais importantes da tipagem HLA?


Assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, as respostas para as perguntas acima.
Alternativas
Q2070839 Medicina
A doença causada pelo coronavírus, abreviada como Covid-19, é uma pandemia global que vem sendo extensivamente estudada desde o seu surto inicial. Os achados hematológicos mais comuns nessa doença e com valor prognóstico foram:
Alternativas
Q2070840 Medicina
A citometria de fluxo é uma técnica muito utilizada em laboratórios, especialmente no setor de hematologia. Sobre essa técnica, analise as afirmações abaixo:
1. Estuda células dispersas em suspensão líquida ou gasosa e analisa a expressão de antígenos em células individuais através da marcação de um anticorpo específico a fluorocromos. Quando comparada a outras técnicas de imunofenotipagem, a citometria de fluxo é mais complexa, embora seja sensível e ofereça uma quantificação simultânea de múltiplos antígenos em um elevado número de células. 2. O citômetro de fluxo é composto por quatro componentes: o sistema de fluidos, o laser, o sistema óptico e o eletrônico. 3. Imunofenotipagem de neoplasias hematológicas é uma das mais relevantes aplicações clínicas da citometria de fluxo, podendo ser aplicada no diagnóstico, na classificação, no prognóstico e na avaliação da efetividade do tratamento de neoplasias hematológicas. 4. A análise da expressão de proteínas ligadas a glicosilfosfatidilinositol em hemácias e leucócitos de sangue periférico por citometria de fluxo é a técnica de escolha para o diagnóstico da hemoglobinúria paroxística noturna.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 
Alternativas
Q2070841 Medicina
A molécula de hemoglobina é uma proteína globular composta por quatro globinas associadas a um grupo heme, complexo formado por um átomo de ferro em uma estrutura porfirínica. Está presente em grandes quantidades no interior dos eritrócitos como uma solução condensada, sendo sintetizada durante o processo de maturação dos eritrócitos e responsável pelo transporte do oxigênio aos tecidos. Em relação a essa proteína e às doenças associadas a ela, analise as assertivas abaixo:
  I. A hemoglobina A (HbA) é formada por duas cadeias alfa e duas cadeias beta (α2β2), representando cerca de 96% da hemoglobina total do indivíduo adulto normal.  II. A HbA2 (hemoglobina A2) representa entre 2,5 e 3% da hemoglobina presente no organismo, sendo sintetizada no primeiro trimestre após o nascimento. III. A HbF (hemoglobina fetal) é constituída por duas cadeias alfa e duas cadeias gama (α2γ2), mantendo-se em baixas concentrações durante toda a vida adulta. A presença da HbF na vida adulta pode ajudar no diagnóstico e melhorar significativamente o curso clínico das hemoglobinopatias. IV. As talassemias ocorrem quando há uma mutação específica que provoca o aumento na velocidade de síntese das cadeias normais α ou β da globina. Essa doença é classificada como anemia hemolítica pois é uma doença congênita com degradação precoce das hemácias anormais.  V. As síndromes falcêmicas integram um grupo de distúrbios da hemoglobina em que há herança do gene de β-globina S (do inglês sickle – foicinha). Esta anormalidade genética é causada pela substituição de ácido glutâmico por lisina na posição 6 na cadeia β.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2070842 Medicina
Homem, 50 anos, tabagista, apresentou febre de 38,9°C, taquicardia, hipotensão, taquipneia e alteração do estado mental. No pronto atendimento, foram solicitados exames laboratoriais que apresentaram os seguintes resultados: acidose, hiperlactatemia e leucocitose (16.000/µL) com 15% de formas imaturas (predomínio de neutrófilo bastonado); na hemocultura, foram observados cocos Gram-positivos em cachos. Assim que o tratamento foi iniciado com antibiótico e infusão de líquidos, o paciente apresentou melhora. Qual o provável diagnóstico? 
Alternativas
Q2070843 Medicina
Segundo o Art 19 da RDC/ANVISA nº 34, desde 2014, todo serviço de hemoterapia que realize coleta de sangue deve elaborar e implementar um programa de captação de doadores, segundo critérios de seleção documentados que assegurem a proteção do doador e do potencial receptor, com a participação de profissionais capacitados para esta atividade. Em relação à seleção de doadores de sangue segundo essa RDC, analise as assertivas abaixo:

  I. A doação de sangue deve ser voluntária, anônima, altruísta e remunerada, preservando-se o sigilo das informações prestadas. O candidato deve apresentar documento de identificação, com fotografia, emitido por órgão oficial no momento do cadastro e da coleta.  II. A frequência cardíaca não deve ser menor do que 50 (cinquenta) nem maior do que 100 (cem) batimentos por minuto com pulsação normal. A pressão sistólica não deve ser maior do que 160 (cento e sessenta) mmHg, e a pressão diastólica não deve ser maior do que 100 (cem) mmHg. Em ambas as avaliações, há exceções desde que devidamente justificadas e registradas, após avaliação médica. III. O intervalo mínimo entre duas doações de sangue total é de dois meses para homens e de três meses para mulheres, e a frequência máxima admitida entre as doações é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher, exceto em circunstâncias especiais que devem ser avaliadas e aprovadas pelo médico responsável. IV. Os valores dos níveis de hemoglobina (Hb) ou hematócrito (Ht) mínimos aceitáveis para mulheres é de Hb=12,5g/dl ou Ht =38%, e para homens é de Hb=13,0g/dl ou Ht=39%, com utilização de métodos validados e equipamentos qualificados, com avaliação regular e frequente dos resultados.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2070845 Medicina
Os fatores de crescimento hemocitopoéticos são hormônios glicoproteicos que controlam as fases de proliferação e de maturação da hemocitopoese. A eritropoese é regulada pelo hormônio ___________, em que 90% da síntese ocorre no __________. A produção de plaquetas é regulada pela ____________, sintetizada principalmente no __________. Há ainda os fatores estimuladores de colônia específicos de cada grupo celular e ___________ que são importantes citocinas da hematopoese.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2070846 Medicina
A principal função dos órgãos linfoides, como componentes do sistema imune, é proteger o corpo contra patógenos ou antígenos invasores (bactérias, vírus e parasitos). A base para esse mecanismo de defesa, ou resposta imunológica, é a habilidade de distinguir substâncias próprias das estranhas. O sistema linfático é formado por órgãos linfoides primários e secundários. Os órgãos linfoides primários produzem os componentes celulares do sistema imune, e os órgãos linfoides secundários são os locais em que ocorrem as respostas imunes. Sobre o assunto, preencha os parênteses a seguir com 1, para órgãos linfoides primários, ou 2, para órgãos linfoides secundários.
( ) Medula óssea. ( ) Timo. ( ) Linfonodos. ( ) Baço. ( ) Tonsilas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: E
6: E
7: B
8: C
9: D
10: A
11: A
12: B
13: D
14: D
15: A
16: D
17: B
18: E