Questões de Concurso Público GHC-RS 2024 para Analista (Sanitarista)
Foram encontradas 30 questões
O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração Direta e Indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS) (1ª parte). Estão incluídas nesse conjunto as instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde (2ª parte). A iniciativa privada poderá participar do SUS, em caráter complementar (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
• São as atitudes, circunstâncias, ações e eventos que assegurem ao trabalhador o crescimento profissional e laboral que possibilite o pleno desenvolvimento humano, a sua satisfação com o trabalho, o reconhecimento, a responsabilização com compromissos pelos direitos de cidadania da população e a prestação de serviços com acolhimento, qualidade e resolubilidade à população usuária do Sistema, tendo repercussão direta no seu engajamento institucional e na sua consciência de cidadania.
A definição acima corresponde ao conceito de:
O(A) _________________ é uma instância composta por profissionais de saúde, gestores e usuários indicados ou eleitos, com objetivo de discutir e deliberar sobre as questões e problemas relativos à unidade ou serviço, sendo um espaço de pactuação coletiva no interior dos serviços. O(A) _________________ implica na ampliação da responsabilidade de um trabalhador diante de suas atividades, buscando aumentar os laços entre o profissional e o seu próprio trabalho, democratizando a tomada de decisões e compartilhando a responsabilidade e os meios para a resolução do problema. O(A) _________________ é formado(a) por pessoas que trabalham na Unidade de Saúde e pessoas que frequentam a Unidade, através das suas representações, com objetivo de discutir os problemas locais.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
O processo de trabalho em saúde caracteriza-se pelo modo como se organiza o trabalho. Este se define pelas atividades cotidianas, seja na gestão ou na assistência à saúde, duas dimensões inseparáveis. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. De modo geral, o trabalho em saúde é sempre relacional, ou seja, é na relação que se dá entre os trabalhadores, e entre estes e os usuários, que a produção do cuidado acontece.
II. O processo de trabalho é sempre em rede, ou seja, constata-se facilmente que não há autossuficiência em nenhuma profissão para produzir o cuidado, havendo, na verdade, uma interdependência positiva.
III. O processo de trabalho em saúde é singular, isto é, é sempre voltado a um problema específico, a uma pessoa em dada situação, que também é única. Isso faz lembrar aquela frase muito citada no senso comum: “cada caso é um caso”.
IV. O processo de trabalho em saúde está centrado no trabalho vivo em ato, ou seja, é produzido no cuidado, em relação e no exato momento em que o trabalhador está executando a atividade de cuidar, sendo revestido de grande liberdade de ação, visto que na relação com o usuário o trabalhador conduz seu próprio processo de trabalho e toma decisões.
V. O trabalho morto está inscrito em todos os instrumentos e ferramentas presentes no cuidado porque, para produzir a maquinaria, foi empregado um trabalho pregresso, o qual está “embutido” naquele instrumento.
São funções dos Conselhos de Saúde relacionadas ao financiamento, EXCETO:
Um estudo recente realizado em um hospital de ensino de alta complexidade do SUS verificou que a incidência de eventos adversos relacionados à assistência à saúde foi de aproximadamente 30%, sendo mais da metade deles evitável (1ª parte). O tempo estimado de permanência hospitalar adicional atribuível aos eventos adversos foi, em média, de 6,8 dias por evento; logo, a ocorrência de eventos adversos aumenta as chances de outro evento adverso ocorrer (2ª parte). É por isso que o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) define que os serviços de saúde, sejam eles públicos, privados, filantrópicos, incluindo os que exercem ações de ensino e pesquisa, além de consultórios, laboratórios e serviços móveis e de atenção domiciliar, implementem um plano de segurança do paciente baseado em gestão de riscos (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Enumere os conceitos a seguir de acordo com sua ordem hierárquica.
( ) Informação.
( ) Dado.
( ) Indicador.
( ) Conhecimento.
( ) Ação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre os atributos dos indicadores, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada atributo à sua respectiva descrição.
Coluna 1
1. Validade.
2. Oportunidade.
3. Reprodutividade.
4. Sustentabilidade.
5. Pertinência e relevância.
Coluna 2
( ) Capacidade do indicador de mensurar o que se pretende mensurar.
( ) Capacidade de proporcionar informação adequada e útil para tomada de decisão.
( ) Mensurações devem ser iguais quando são realizadas por pessoas diferentes usando o mesmo método.
( ) Existência de condições necessárias para a estimativa contínua.
( ) Capacidade de coleta e notificação em tempo hábil, no momento em que se precisa do indicador para tomar uma decisão. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considere que, em um ano específico, uma comunidade tem 20 mil habitantes. Há 300 leitos hospitalares, dos quais 250 estão em hospitais públicos, e 50, em serviços privados. Sendo assim, é correto afirmar que há _______ leito(s) por 100 habitantes, sendo que _______ deles estão na rede __________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Os indicadores de saúde podem ter interpretações bastante diversas segundo a situação epidemiológica e o tipo de evento observado no numerador. Em relação à incidência e à prevalência, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A interpretação matemática para a taxa de incidência é a probabilidade de que um indivíduo pertencente à população em risco seja afetado pela doença de interesse em um tempo especificado.
II. São exemplos da interpretação epidemiológica da taxa de incidência: não ter a doença e adoecer, estar vivo e morrer, não ter um evento e ter um evento adverso em determinado tempo.
III. A interpretação matemática para a taxa de prevalência é a probabilidade de que um indivíduo pertencente à população-base seja afetado pelo evento (doença) de interesse em determinado momento.
IV. A prevalência estima o risco de contrair uma doença.
V. Se uma doença tem alta prevalência em uma população, pode indicar uma incidência baixa ou um processo de rápido desaparecimento do indivíduo com a doença ou agravo, porque ele se cura em pouco tempo ou morre.
A contribuição da economia da saúde é instrumentalizar profissionais de saúde e gestores para o processo de tomada de decisão, momento no qual decide-se o quê, quanto, para quem, a que custo e qual o benefício da ação que se está produzindo. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o direito à saúde se desdobra em elementos que o constituem, entre eles, a qualidade. Sobre as dimensões da qualidade, assinale a alternativa correta.
Sobre os sistemas de informação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Enquanto os sistemas de informação em saúde agregam dados e informações, as tecnologias de informação e comunicação permitem acesso a dados armazenados nos diferentes sistemas de informação.
( ) O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) elenca doenças infectocontagiosas e causas externas, tendo abrangência estadual, com uma lista determinada de agravos.
( ) São inconsistências do SINAN para alguns agravos: falha no registro ou no envio de dados de determinado agravo; não digitação da ficha de notificação; não conclusão da investigação; e negligência na notificação de alguns agravos.
( ) O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) utiliza Declarações de Óbito (DO) digitadas pelos municípios para conhecer o perfil de mortalidade no país, sendo a impressão e distribuição controladas por cada estado.
( ) O Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) tem por propósito quantificar informações sobre nascidos vivos e fornecer informações sobre a gravidez, o parto e as condições da criança ao nascer, tendo como documento básico a Declaração de Nascimento (DN).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), implantado em todos os municípios brasileiros, objetiva orientar as ações do Programa Nacional de Imunizações (PNI). São módulos do PNI, EXCETO:
Uma necessidade de saúde corresponde a um estado de saúde julgado como deficiente pelo indivíduo, pelo profissional da saúde ou pela coletividade, em comparação tanto com as normas subjetivas e implícitas quanto com as normas objetivas e explícitas (1ª parte). Um problema de saúde revela, em dado momento, uma lacuna a ser preenchida entre uma situação desejada e uma situação real em termos de saúde, geralmente no quadro de um processo de planejamento (2ª parte). Uma mortalidade infantil elevada constitui problema de saúde, e a lacuna entre as taxas observadas e as taxas reportadas em outros países permite medir a importância da necessidade de saúde (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Sobre determinados termos técnicos da área da saúde, assinale a alternativa correta.
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Entre as taxas específicas de acordo com a idade, as mais úteis e mais utilizadas certamente são aquelas que tratam da mortalidade infantil e da mortalidade perinatal.
PORQUE
II. Uma taxa elevada de mortalidade infantil reflete as deficiências nos planos do ambiente físico e socioeconômico, da nutrição, da educação ou dos cuidados à saúde de uma população.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.