Os indicadores de saúde podem ter interpretações bastante di...
Os indicadores de saúde podem ter interpretações bastante diversas segundo a situação epidemiológica e o tipo de evento observado no numerador. Em relação à incidência e à prevalência, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A interpretação matemática para a taxa de incidência é a probabilidade de que um indivíduo pertencente à população em risco seja afetado pela doença de interesse em um tempo especificado.
II. São exemplos da interpretação epidemiológica da taxa de incidência: não ter a doença e adoecer, estar vivo e morrer, não ter um evento e ter um evento adverso em determinado tempo.
III. A interpretação matemática para a taxa de prevalência é a probabilidade de que um indivíduo pertencente à população-base seja afetado pelo evento (doença) de interesse em determinado momento.
IV. A prevalência estima o risco de contrair uma doença.
V. Se uma doença tem alta prevalência em uma população, pode indicar uma incidência baixa ou um processo de rápido desaparecimento do indivíduo com a doença ou agravo, porque ele se cura em pouco tempo ou morre.