Questões de Concurso Público GHC-RS 2024 para Enfermeiro (Intensivista Pediátrico)
Foram encontradas 50 questões
I. Pode-se inferir que o autor é a favor da liberação da eutanásia, mas não menciona o que gostaria que fosse feito para ele mesmo.
II. Um dos motivos da dificuldade de aceitar que se deseja a morte de um familiar é o medo das opiniões acerca de tal pensamento.
III. O sentimento de culpa por desejar a morte de alguém com quem convivemos é o que impede que a eutanásia seja realizada.
Quais estão corretas?
( ) Com o aumento da longevidade da população, a percepção sobre a idade das pessoas mudou.
( ) O autor emprega somente exemplos literários para mostrar a idade das pessoas consideradas velhas no século XX.
( ) O autor, devido à sua profissão, presenciou casos de pacientes que sofreram de quadros clínicos com comprometimento das funções mentais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Trata-se de conjunção subordinativa concessiva.
II. Uma substituição possível para a palavra, por ter o mesmo sentido, seria “todavia”.
III. A substituição da conjunção por “contudo” causaria a obrigatória supressão das duas vírgulas empregadas no trecho original.
Quais estão corretas?
I. A palavra é um adjetivo formado a partir de um verbo.
II. Um sinônimo possível para tal palavra seria “esgotados”.
III. Trata-se de um adjetivo que não admite flexão de gênero.
Quais estão corretas?
O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração Direta e Indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS) (1ª parte). Estão incluídas nesse conjunto as instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde (2ª parte). A iniciativa privada poderá participar do SUS, em caráter complementar (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
I. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
II. A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, e considerará: os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; a limitação no desempenho de atividades; e a restrição de participação.
III. O desenho universal caracteriza-se pela concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.
IV. As barreiras atitudinais caracterizam-se por qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação.
V. A restrição ao trabalho da pessoa com deficiência poderá ser realizada nas etapas iniciais de recrutamento e seleção, quando há exigência de aptidão plena.
• São as atitudes, circunstâncias, ações e eventos que assegurem ao trabalhador o crescimento profissional e laboral que possibilite o pleno desenvolvimento humano, a sua satisfação com o trabalho, o reconhecimento, a responsabilização com compromissos pelos direitos de cidadania da população e a prestação de serviços com acolhimento, qualidade e resolubilidade à população usuária do Sistema, tendo repercussão direta no seu engajamento institucional e na sua consciência de cidadania.
A definição acima corresponde ao conceito de:
Coluna 1
1. Princípios.
2. Método.
3. Diretrizes.
4. Dispositivos.
Coluna 2
( ) Clínica Ampliada; cogestão; acolhimento; valorização do trabalho e do trabalhador; defesa dos direitos do usuário; fomento das grupalidades, coletivos e redes; construção da memória do SUS que dá certo.
( ) Inclusão dos diferentes sujeitos (gestores, trabalhadores e usuários); inclusão de analisadores sociais; inclusão do coletivo seja como movimento social organizado, seja como experiência singular sensível.
( ) Transversalidade; indissociabilidade entre atenção e gestão; protagonismo; corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos.
( ) Grupo de trabalho de humanização; contrato de gestão; sistemas de escuta qualificada para usuários e trabalhadores da saúde; visita aberta e direito à acompanhante; equipe transdisciplinar de referência e de apoio matricial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: