Questões de Concurso Público GHC-RS 2024 para Médico (Anestesiologia Cardiovascular) - Edital nº 1

Foram encontradas 35 questões

Q3190335 Medicina

Para realizar avaliações em saúde, é necessário um conjunto de indicadores ou de índices que viabilizem conhecer, em diferentes dimensões, tanto os aspectos da situação de saúde de uma população, como as práticas em saúde e o fornecimento de ações oportunas de saúde. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 


( ) Na avaliação nutricional, o Índice de Quételet ou índice de massa corporal exige parâmetros apropriados para vigilância do estado nutricional, tais como as fases do curso da vida, a idade, o sexo e a situação fisiológica específica.


( ) O Indicador de Swaroop-Uemura (ISU) somente leva em consideração a porcentagem de pessoas que morreram a partir dos 60 anos ou mais de idade, em relação ao total de óbitos ocorridos em determinada população.


( ) Na avaliação da qualidade dos serviços de saúde, o modelo criado por Donabedian, na década de 1960, inclui a avaliação de processo que pode ser exemplificada pela distribuição da equipe de saúde, seu nível de treinamento e o tipo de espaço físico e de equipamentos disponíveis.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q3190336 Medicina
Considerando o quadro abaixo, bem como os aspectos vinculados à epidemiologia em saúde, ao exame diagnóstico solicitado a um paciente e à interpretação dos possíveis resultados, assinale a alternativa em que o valor preditivo negativo de um exame está corretamente representado. 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3190337 Medicina

Analise as assertivas abaixo a respeito de sinais e/ou sintomas e dos exames diagnósticos:


I. No atendimento de um paciente com claudicação intermitente, o Índice Tornozelo-Braquial é uma ferramenta de triagem para o diagnóstico da doença arterial periférica. Esse índice acima de 1,4 é indicativo de incompressibilidade arterial devido a uma provável calcificação.


II. Na avaliação de pacientes através da análise do líquido ascítico, o Gradiente de Albumina Soro-Ascite (GASA) é o marcador mais sensível para diferenciar ascite causada por hipertensão portal das demais causas, sendo indicativo de hipertensão portal quando o valor do GASA estiver abaixo de 0,5 g/dL.


III. Em pacientes com bradicardia, o bloqueio atrioventricular de segundo grau Mobitz II representa uma condução intermitente do impulso elétrico do átrio para o ventrículo, definido como aumento progressivo do intervalo PR, seguido de uma onda P não conduzida para o ventrículo. 


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q3190338 Medicina
A respeito de ética médica e bioética, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3190339 Medicina

A respeito da abordagem diagnóstica de pacientes com dor de garganta, analise as seguintes assertivas: 


I. A faringoamigdalite estreptocócica, em crianças, pode se manifestar com quadro atípico, incluindo prostração, congestão e secreção nasal e febre baixa, menor que 38.3°C.


II. O exsudato branco e irregular salpicado da faringoamigdalite por vírus Epstein-Barr (EBV) difere do exsudato amigdaliano branco-acinzentado da faringoamigdalite estreptocócica.


III. A faringite ou faringoamigdalite por citomegalovírus tem quadro clínico e laboratorial (linfocitose) semelhante ao da infecção por vírus Epstein-Barr (EBV), mas difere da infecção por vírus Epstein-Barr (EBV) porque não causa infecção latente e os anticorpos IgM são precocemente detectados 1 a 2 dias após o início dos sintomas, podendo persistir no máximo por 1 a 2 meses.


IV. Na faringite ou faringoamigdalite por vírus Epstein-Barr (EBV), os preditores clínicos de monoteste positivo são linfadenopatia axilar, linfadenopatia cervical posterior, presença de petéquias no palato e linfadenopatia inguinal. Essa patologia pode ter como complicação o risco de ruptura esplênica. 


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q3190340 Medicina

A respeito da etiologia e das características dos distúrbios acidobásicos, são patologias ou condições que causam acidose metabólica sem ânion gap aumentado:


I. Cetoacidose alcoólica.


II. Intoxicação por etilenoglicol.


III. Drenagem do intestino delgado.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q3190341 Medicina

A respeito de saúde da gestante ou puérpera e da abordagem, acompanhamento e manejo de doenças intercorrentes, analise as seguintes assertivas:


I. A insuficiência mitral é a valvulopatia mais comum na gravidez e, muitas vezes, seu diagnóstico é realizado pela primeira vez nesse período ou no puerpério imediato.


II. Nos casos de asma na gestação, os sintomas tendem a piorar nas últimas quatro semanas de gestação, devido ao estado de hipoventilação relativa durante a gestação e perto do termo.


III. Em mulheres com epilepsia na gestação e com história familiar prévia de defeitos de fechamento do tubo neural, o valproato de sódio é o fármaco de primeira escolha, mostrando-se seguro no primeiro trimestre da gestação. 


Quais estão INCORRETAS? 

Alternativas
Q3190448 Medicina
Homem, 58 anos, hipertenso, com história de ICC e FE de 35%, em uso de CDI há dois anos após IAM, vem para consulta pré-anestésica para cirurgia eletiva de implante de prótese de quadril. São cuidados recomendados em relação ao uso de CDI, EXCETO:
Alternativas
Q3190449 Medicina
Homem, 68 anos, tabagista, diabético, hipertenso, cardiopata isquêmico, IAM há 3 meses com colocação de stent farmacológico, vem para consulta pré-anestésica de cirurgia eletiva de RTU de próstata para tratamento de HPB. Está em uso de AAS, clopidogrel, captopril, atenolol, hidroclorotiazida, metformina e sinvastatina. Relata estar assintomático no momento, mas sente-se cansado ao subir um lance de escadas. Quais são as melhores recomendações pré-anestésicas para esse paciente?
Alternativas
Q3190450 Medicina
Em relação aos tipos de monitorização utilizados em cirurgias cardíacas, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3190451 Medicina
A heparina continua sendo o principal fármaco anticoagulante utilizado em cirurgias cardíacas com circulação extracorpórea. Seu mecanismo de ação depende da sua ligação à antitrombina III e à trombina. Sobre esse fármaco, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3190452 Medicina
O médico anestesiologista do plantão noturno de um hospital recebe uma ligação do médico intensivista solicitando ajuda na interpretação do resultado do ROTEM de um paciente que fez uma troca valvar aórtica pela manhã. Ele está habituado ao teste para guiar transfusões em cirurgias cardíacas e aceita ajudar o colega. O intensivista relata que o paciente está cada vez mais instável, com necessidade de aumento das drogas vasoativas, com sangramento aumentado em drenos e curativos. Considerando o ROTEM do paciente, apresentado na Figura 1 abaixo, assinale a alternativa que apresenta a melhor alternativa para o seu tratamento. 
Imagem associada para resolução da questão
Figura 1 
Alternativas
Q3190453 Medicina
A temperatura tem efeito importante na solubilidade dos gases. A concentração de CO2 (e, em consequência, do pH) é profundamente alterada por mudanças na temperatura. As principais estratégias para tratamento ácido-base em temperaturas mais baixas durante a circulação extracorpórea (CEC) são: Alfa-stat ou pH-stat. Na estratégia __________, procura-se manter a neutralidade eletroquímica intracelular, relação OH-/H+ __________, valores dos gases na gasometria ______________ para temperatura e conteúdo total de CO2 __________. Quando essa estratégia é usada, ______________________________. 
Assinale e alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q3190454 Medicina
Em relação às complicações cardiovasculares após CEC, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3190455 Medicina
No circuito do bypass cardiopulmonar, qual é o último componente pelo qual o sangue passa antes de voltar ao paciente? 
Alternativas
Q3190456 Medicina
Fazem parte do preparo para saída de circulação extracorpórea, EXCETO: 
Alternativas
Q3190457 Medicina
O uso de vasopressores e inotrópicos é extremamente comum durante cirurgias cardíacas e deve ser dominado pelo anestesiologista. Desse modo, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os medicamentos listados abaixo às suas respectivas características ou efeitos. 
Coluna 1
1. Noradrenalina. 2. Adrenalina. 3. Dopamina. 4. Vasopressina. 5. Dobutamina.
Coluna 2 ( ) Primeira escolha no choque séptico.
( ) Utilizada em situações de baixo débito cardíaco e hipotensão arterial com pressão venosa central e pressão capilar pulmonar elevadas.
( ) Possui ação alfa e beta, mas em baixas doses predomina o efeito beta-adrenérgico.
( ) Sintetizada no hipotálamo e armazenada na neuro-hipófise. 
( ) Indicada no choque cardiogênico. Aumenta FC e contratilidade cardíaca. Diminui RVS e RVP. Aumenta DC. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3190458 Medicina
A CEC é um procedimento fundamental em muitas cirurgias cardíacas, mas exige cuidados rigorosos no manejo anestésico e hemodinâmico. Qual das seguintes alternativas é a mais adequada em relação ao manejo anestésico durante a CEC? 
Alternativas
Q3190459 Medicina
Durante uma sedação para passagem de cateter de Shilley em veia jugular interna esquerda, o anestesista percebe que o paciente subitamente começa a ficar sudorético, hipocorado, taquicárdico e hipotenso. Rapidamente ele suspeita de lesão vascular com derrame pericárdico, formando um tampão cardíaco. Prontamente inicia a reposição de cristaloides e de hemoderivados. No ecocardiograma desse paciente, espera-se encontrar, EXCETO:
Alternativas
Q3190460 Medicina
São fatores associados à redução da resistência vascular pulmonar, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: E
5: B
6: B
7: E
8: C
9: E
10: B
11: D
12: E
13: A
14: A
15: D
16: E
17: A
18: C
19: B
20: B