Questões de Concurso Público GHC-RS 2024 para Médico (Medicina do Adolescente)

Foram encontradas 40 questões

Q3124428 Saúde Pública

Analise a sentença abaixo: 


O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração Direta e Indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS) (1ª parte). Estão incluídas nesse conjunto as instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde (2ª parte). A iniciativa privada poderá participar do SUS, em caráter complementar (3ª parte).


Quais partes estão corretas?

Alternativas
Q3124429 Saúde Pública
Considerando as diretrizes do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS para o enfrentamento às diversas formas de violência no trabalho em saúde, assinale a alternativa que NÃO faz parte das ações indicadas pelo programa. 
Alternativas
Q3124430 Saúde Pública
A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Política Nacional de Saúde Integral LGBT), no âmbito do SUS, tem como objetivo geral promover a saúde integral dessa população, eliminando a discriminação e o preconceito institucional. São objetivos específicos da Política, EXCETO:  
Alternativas
Q3124431 Saúde Pública
À pessoa idosa que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Não estando a pessoa idosa em condições de proceder à opção, esta será feita pelas pessoas e órgãos abaixo citados, EXCETO: 
Alternativas
Q3124432 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Estatuto da Pessoa com Deficiência, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. 
I. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
II. A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, e considerará: os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; a limitação no desempenho de atividades; e a restrição de participação.
III. O desenho universal caracteriza-se pela concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.
IV. As barreiras atitudinais caracterizam-se por qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação.
V. A restrição ao trabalho da pessoa com deficiência poderá ser realizada nas etapas iniciais de recrutamento e seleção, quando há exigência de aptidão plena.
Alternativas
Q3124433 Saúde Pública
A respeito da promoção da saúde, de seu conceito ampliado de saúde e de seu referencial teórico como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, analise as assertivas abaixo: 
I. A mudança comportamental e de hábitos de vida voltados para a saúde representam um grande desafio para a promoção da saúde, sendo relevantes a coordenação e a integração do cuidado e a corresponsabilização da pessoa. Nesse sentido, no âmbito individual, para a realização da entrevista motivacional, o engajamento, o foco, a evocação e o planejamento são processos fundamentais.
II. No Brasil, a Política Nacional de Promoção da Saúde adota como princípios, entre outros, a equidade, a intersetorialidade, a intrassetorialidade, a territorialidade e a sustentabilidade.
III. O conceito de promoção da saúde vem mudando ao longo da história. A Carta de Otawa (1986) definiu esse conceito como o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma participação maior no controle desse processo.  
Quais estão corretas?
Alternativas
Q3124434 Medicina
Na abordagem de pacientes adultos com anemia, sobre a classificação das anemias segundo o Volume Corpuscular Médio (VCM) e o Red Cell Distribution Width (RDW), analise as assertivas abaixo: 
I. A anemia da drepanocitose apresenta VCM <80 fL e RDW normal.
II. A talassemia maior apresenta VCM >80 fL e RDW diminuído.
III. A anemia do hipotireoidismo apresenta VCM >100 fL e RDW normal. 
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3124435 Medicina
Quanto aos exames diagnósticos, a respeito do Eletrocardiograma (ECG), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3124436 Medicina

Analise as seguintes assertivas a respeito de doenças do sistema arterial:


I. A aterosclerose sistêmica é causa frequente da doença arterial obstrutiva periférica. O sintoma de claudicação intermitente e o Índice de pressão sistólica Tornozelo-Braquial (ITB) de 0,90 ou menor viabilizam o diagnóstico de oclusão arterial crônica.


II. A doença de Raynaud, ou fenômeno de Raynaud primário, afeta sobretudo mulheres jovens, e a arterite de Takayasu ocorre mais frequentemente em mulheres idosas.


III. Os aneurismas da aorta abdominal ocorrem mais frequentemente entre a sexta e a sétima décadas de vida e a ocorrência é similar entre homens e mulheres. 


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q3124437 Medicina
Sobre o campo da Epidemiologia, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Estudos de coorte permitem estimar o risco relativo, dividindo-se a incidência da doença em pessoas expostas pela incidência da doença em não expostas ao fator de estudo.
( ) As Razões de Verossimilhança (RV) são uma forma de expressar o desempenho de um teste diagnóstico, com a desvantagem de que as RV são usadas apenas para resultados dicotômicos: teste anormal ou normal.
( ) As etapas do uso de Razões de Verossimilhança (RV) incluem: 1) converter probabilidade pré-teste (prevalência) em chances pré-teste através da fórmula Chances pré-teste = Prevalência / (1 + Prevalência); 2) multiplicar as chances pré-testes pela RV de um teste para obter as chances pós-teste; 3) converter as chances pós-teste em probabilidade pós-teste através da fórmula Probabilidade pós-teste = Chances pós-teste / (1 – Chances pós-teste). 
Alternativas
Q3124438 Medicina
A respeito de qualidade assistencial e segurança do paciente, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3124439 Medicina
A respeito de ética e bioética, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3126487 Medicina
Uma das atribuições do profissional que presta atendimento aos adolescentes é acompanhar seu crescimento e desenvolvimento durante a puberdade, atentando para possíveis alterações durante o processo. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3126488 Medicina
Paciente adolescente do sexo feminino, 15 anos, procura atendimento, acompanhada por sua mãe. Durante o atendimento, foi oportunizado momento individual com a adolescente, que revelou início da vida sexual com o namorado, de 16 anos. Em relação à confidencialidade e sigilo, assinale a alternativa que lista apenas as situações nas quais a quebra de sigilo está autorizada.
Alternativas
Q3126489 Medicina
A ______________ inicia-se com a ativação do ______________. As primeiras modificações iniciam-se no ____________ com a secreção ____________. 
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3126490 Medicina
Em relação às fases do crescimento esquelético, assinale a alterativa correta. 
Alternativas
Q3126491 Medicina
A atenção integral à saúde do adolescente deve se estender a toda a população na faixa etária entre 10 e 20 anos incompletos, com acompanhamento nas diferentes fases do crescimento e desenvolvimento. São objetivos gerais desse acompanhamento, EXCETO: 
Alternativas
Q3126492 Medicina
Paciente do sexo feminino, 10 anos, vem à consulta médica, trazida pela mãe, com queixa de um pequeno “caroço” na mama direita, surgido há poucas semanas. Durante o exame físico, percebe-se pelos pubianos com crescimento esparso, longos e finos, presentes ao longo da base dos grandes lábios. Diante disso, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3126493 Medicina
Paciente do sexo masculino, 14 anos, vem à consulta de revisão no ambulatório de Medicina do Adolescente. Familiar relata que o adolescente está crescendo muito rápido. Ao exame físico, o profissional avalia pênis aumentado em comprimento e principalmente em diâmetro, com desenvolvimento da glande e apresentando maior pigmentação da pele do escroto. Em relação aos pelos pubianos, estes são grossos, pigmentados e encaracolados, sem atingirem a parte interna das coxas. A partir dessa análise, em qual estágio de desenvolvimento o paciente está? 
Alternativas
Q3126494 Medicina
Em relação à imunização do adolescente, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 
(  ) A vacina contra o HPV é indicada também para adolescentes gestantes.
( ) O uso da vacina dTpa em substituicão à dT, para adolescentes, objetiva, além da protecão individual, a redução da transmissão da Bordetella pertussis.
(  ) Pode ser considerada uma segunda dose da vacina da gripe para adolescentes imunodeprimidos e em situação epidemiológica de risco, a partir de 3 meses após a dose anual. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: A
5: D
6: E
7: B
8: D
9: A
10: C
11: A
12: E
13: A
14: C
15: D
16: E
17: D
18: A
19: C
20: D