Questões de Concurso Público GHC-RS 2024 para Médico (Neurologia Pediátrica) - Edital nº 1
Foram encontradas 35 questões
Para realizar avaliações em saúde, é necessário um conjunto de indicadores ou de índices que viabilizem conhecer, em diferentes dimensões, tanto os aspectos da situação de saúde de uma população, como as práticas em saúde e o fornecimento de ações oportunas de saúde. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Na avaliação nutricional, o Índice de Quételet ou índice de massa corporal exige parâmetros apropriados para vigilância do estado nutricional, tais como as fases do curso da vida, a idade, o sexo e a situação fisiológica específica.
( ) O Indicador de Swaroop-Uemura (ISU) somente leva em consideração a porcentagem de pessoas que morreram a partir dos 60 anos ou mais de idade, em relação ao total de óbitos ocorridos em determinada população.
( ) Na avaliação da qualidade dos serviços de saúde, o modelo criado por Donabedian, na década de 1960, inclui a avaliação de processo que pode ser exemplificada pela distribuição da equipe de saúde, seu nível de treinamento e o tipo de espaço físico e de equipamentos disponíveis.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Analise as assertivas abaixo a respeito de sinais e/ou sintomas e dos exames diagnósticos:
I. No atendimento de um paciente com claudicação intermitente, o Índice Tornozelo-Braquial é uma ferramenta de triagem para o diagnóstico da doença arterial periférica. Esse índice acima de 1,4 é indicativo de incompressibilidade arterial devido a uma provável calcificação.
II. Na avaliação de pacientes através da análise do líquido ascítico, o Gradiente de Albumina Soro-Ascite (GASA) é o marcador mais sensível para diferenciar ascite causada por hipertensão portal das demais causas, sendo indicativo de hipertensão portal quando o valor do GASA estiver abaixo de 0,5 g/dL.
III. Em pacientes com bradicardia, o bloqueio atrioventricular de segundo grau Mobitz II representa uma condução intermitente do impulso elétrico do átrio para o ventrículo, definido como aumento progressivo do intervalo PR, seguido de uma onda P não conduzida para o ventrículo.
Quais estão corretas?
A respeito da abordagem diagnóstica de pacientes com dor de garganta, analise as seguintes assertivas:
I. A faringoamigdalite estreptocócica, em crianças, pode se manifestar com quadro atípico, incluindo prostração, congestão e secreção nasal e febre baixa, menor que 38.3°C.
II. O exsudato branco e irregular salpicado da faringoamigdalite por vírus Epstein-Barr (EBV) difere do exsudato amigdaliano branco-acinzentado da faringoamigdalite estreptocócica.
III. A faringite ou faringoamigdalite por citomegalovírus tem quadro clínico e laboratorial (linfocitose) semelhante ao da infecção por vírus Epstein-Barr (EBV), mas difere da infecção por vírus Epstein-Barr (EBV) porque não causa infecção latente e os anticorpos IgM são precocemente detectados 1 a 2 dias após o início dos sintomas, podendo persistir no máximo por 1 a 2 meses.
IV. Na faringite ou faringoamigdalite por vírus Epstein-Barr (EBV), os preditores clínicos de monoteste positivo são linfadenopatia axilar, linfadenopatia cervical posterior, presença de petéquias no palato e linfadenopatia inguinal. Essa patologia pode ter como complicação o risco de ruptura esplênica.
Quais estão corretas?
A respeito da etiologia e das características dos distúrbios acidobásicos, são patologias ou condições que causam acidose metabólica sem ânion gap aumentado:
I. Cetoacidose alcoólica.
II. Intoxicação por etilenoglicol.
III. Drenagem do intestino delgado.
Quais estão corretas?
A respeito de saúde da gestante ou puérpera e da abordagem, acompanhamento e manejo de doenças intercorrentes, analise as seguintes assertivas:
I. A insuficiência mitral é a valvulopatia mais comum na gravidez e, muitas vezes, seu diagnóstico é realizado pela primeira vez nesse período ou no puerpério imediato.
II. Nos casos de asma na gestação, os sintomas tendem a piorar nas últimas quatro semanas de gestação, devido ao estado de hipoventilação relativa durante a gestação e perto do termo.
III. Em mulheres com epilepsia na gestação e com história familiar prévia de defeitos de fechamento do tubo neural, o valproato de sódio é o fármaco de primeira escolha, mostrando-se seguro no primeiro trimestre da gestação.
Quais estão INCORRETAS?
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes tipos de paralisia de plexo braquial no recém-nascido às suas respectivas características.
Coluna 1
1. Paralisia de Erb-Duchenne.
2. Paralisia de Klumpke.
3. Paralisia total do plexo braquial.
Coluna 2
( ) Fraqueza ou paralisia completa do braço que pode estar associada à perda de sensibilidade em toda a extensão do membro superior afetado devido à lesão nas raízes de C5 a T1.
( ) Fraqueza ou paralisia dos músculos do ombro e do braço, com o braço em rotação interna e adução, pronação do antebraço e com movimentos de mão e punho relativamente preservados devido à lesão nas raízes de C5, C6 e, eventualmente, C7.
( ) Fraqueza ou paralisia dos músculos da mão e associação com síndrome de Horner devido à lesão das raízes de C8 e T1.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Paciente de 7 anos, sexo masculino, é levado à emergência devido a quadro de febre intermitente de início há 14 dias, associada à prostração. Há 4 dias evoluiu com vômitos e, durante o atendimento, apresentou episódio de crise convulsiva focal com duração de 10 minutos que cessou após administração de diazepam EV. Realizada tomografia de crânio que não contraindicou punção lombar, que, por sua vez, mostrou:
Com base no quadro clínico e nos critérios de celularidade, proteinorraquia e glicorraquia, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável e seu respectivo tratamento.
Em relação a complicações neurológicas associadas à cetoacidose diabética em decorrência de Diabete Melito (DM) tipo 1, analise as assertivas abaixo:
I. A neuropatia periférica é a complicação neurológica aguda mais comum em crianças com esse diagnóstico.
II. O edema cerebral é uma complicação rara, mas grave, da cetoacidose diabética em crianças, e está associado a fatores de risco como idade inferior a 5 anos, gravidade da acidose metabólica e hipocapnia.
III. A esclerose múltipla tem como um dos principais fatores de risco a presença de DM tipo 1 com histórico de cetoacidose diabética na faixa etária pediátrica. IV. A cetoacidose diabética materna durante a gestação pode estar associada a eventos vasculares no feto como, por exemplo, acidentes vasculares cerebrais isquêmicos e/ou hemorrágicos.
Quais estão corretas?
Considerando os distúrbios metabólicos presentes no período neonatal e o acometimento neurológico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A encefalopatia bilirrubínica crônica está relacionada a lesões, principalmente nos gânglios da base, tronco encefálico e cerebelo, poupando acometimento de vias associadas à função oculomotora e auditiva.
( ) A hipernatremia no recém-nascido pode ser causada por quadros de encefalopatia hipóxico-isquêmica e sua correção deve ser realizada de forma cuidadosa, evitando-se redução de sódio maior que 10 a 15 mEq/L em 24h.
( ) A hipoglicemia no recém-nascido secundária a hiperinsulinismo pode ocorrer em decorrência de quadros como DM gestacional, síndrome de Beckwith–Wiedemann e defeitos congênitos da glicosilação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A respeito da Atrofia Muscular Espinhal (AME), analise as assertivas abaixo:
I. É caracterizada pela perda irreversível de neurônios motores do corno anterior da medula e núcleos do tronco encefálico.
II. São características da AME tipo 2 a presença de três a quatro cópias de SMN2, com início de sintomas entre 6 e 18 meses, e a aquisição da marcha independente, mesmo que tardia.
III. Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atrofia Muscular Espinhal 5q tipos 1 e 2, o indivíduo torna-se não elegível para uso de nusinersena caso necessite de ventilação mecânica invasiva 24 horas/dia, continuamente, por ≥21 dias.
IV. As medicações específicas para o tratamento são nusinersena com aplicação intratecal a cada 14 dias, risdiplam com aplicação intratecal mensal e onasemnogene abeparvovec com aplicação via endovenosa em dose única.
Quais estão corretas?