Questões de Concurso Público GHC-RS 2024 para Médico (Oftalmologia-Retina)
Foram encontradas 40 questões
Analise a sentença abaixo:
O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração Direta e Indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS) (1ª parte). Estão incluídas nesse conjunto as instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde (2ª parte). A iniciativa privada poderá participar do SUS, em caráter complementar (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
I. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
II. A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, e considerará: os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; a limitação no desempenho de atividades; e a restrição de participação.
III. O desenho universal caracteriza-se pela concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.
IV. As barreiras atitudinais caracterizam-se por qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação.
V. A restrição ao trabalho da pessoa com deficiência poderá ser realizada nas etapas iniciais de recrutamento e seleção, quando há exigência de aptidão plena.
I. A mudança comportamental e de hábitos de vida voltados para a saúde representam um grande desafio para a promoção da saúde, sendo relevantes a coordenação e a integração do cuidado e a corresponsabilização da pessoa. Nesse sentido, no âmbito individual, para a realização da entrevista motivacional, o engajamento, o foco, a evocação e o planejamento são processos fundamentais.
II. No Brasil, a Política Nacional de Promoção da Saúde adota como princípios, entre outros, a equidade, a intersetorialidade, a intrassetorialidade, a territorialidade e a sustentabilidade.
III. O conceito de promoção da saúde vem mudando ao longo da história. A Carta de Otawa (1986) definiu esse conceito como o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma participação maior no controle desse processo.
Quais estão corretas?
I. A anemia da drepanocitose apresenta VCM <80 fL e RDW normal.
II. A talassemia maior apresenta VCM >80 fL e RDW diminuído.
III. A anemia do hipotireoidismo apresenta VCM >100 fL e RDW normal.
Quais estão corretas?
Analise as seguintes assertivas a respeito de doenças do sistema arterial:
I. A aterosclerose sistêmica é causa frequente da doença arterial obstrutiva periférica. O sintoma de claudicação intermitente e o Índice de pressão sistólica Tornozelo-Braquial (ITB) de 0,90 ou menor viabilizam o diagnóstico de oclusão arterial crônica.
II. A doença de Raynaud, ou fenômeno de Raynaud primário, afeta sobretudo mulheres jovens, e a arterite de Takayasu ocorre mais frequentemente em mulheres idosas.
III. Os aneurismas da aorta abdominal ocorrem mais frequentemente entre a sexta e a sétima décadas de vida e a ocorrência é similar entre homens e mulheres.
Quais estão corretas?
( ) Estudos de coorte permitem estimar o risco relativo, dividindo-se a incidência da doença em pessoas expostas pela incidência da doença em não expostas ao fator de estudo.
( ) As Razões de Verossimilhança (RV) são uma forma de expressar o desempenho de um teste diagnóstico, com a desvantagem de que as RV são usadas apenas para resultados dicotômicos: teste anormal ou normal.
( ) As etapas do uso de Razões de Verossimilhança (RV) incluem: 1) converter probabilidade pré-teste (prevalência) em chances pré-teste através da fórmula Chances pré-teste = Prevalência / (1 + Prevalência); 2) multiplicar as chances pré-testes pela RV de um teste para obter as chances pós-teste; 3) converter as chances pós-teste em probabilidade pós-teste através da fórmula Probabilidade pós-teste = Chances pós-teste / (1 – Chances pós-teste).
Sobre a Angiofragia por Tomografia de Coerência Óptica (OCT-A ou OCT Angiography), analise as assertivas abaixo:
I. Se um vaso era visível em um exame anterior e agora não é mais visível, é correto afirmar que existe obstrução completa do vaso e que o fluxo de hemácias é ausente.
II. Na maioria dos aparelhos comercialmente disponíveis hoje, quanto maior o fluxo sanguíneo no vaso, mais branca vai ser a representação do vaso visualizado na imagem en face do aparelho.
III. Aumentar o intervalo entre os scans no mesmo corte (tempo “interscan”) melhora a sensibilidade do exame em reconhecer regiões de baixo fluxo sanguíneo.
Quais estão corretas?