Questões de Concurso Público GHC-RS 2024 para Médico (Oncologia Clínica) - Edital nº 1

Foram encontradas 35 questões

Q3190335 Medicina

Para realizar avaliações em saúde, é necessário um conjunto de indicadores ou de índices que viabilizem conhecer, em diferentes dimensões, tanto os aspectos da situação de saúde de uma população, como as práticas em saúde e o fornecimento de ações oportunas de saúde. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 


( ) Na avaliação nutricional, o Índice de Quételet ou índice de massa corporal exige parâmetros apropriados para vigilância do estado nutricional, tais como as fases do curso da vida, a idade, o sexo e a situação fisiológica específica.


( ) O Indicador de Swaroop-Uemura (ISU) somente leva em consideração a porcentagem de pessoas que morreram a partir dos 60 anos ou mais de idade, em relação ao total de óbitos ocorridos em determinada população.


( ) Na avaliação da qualidade dos serviços de saúde, o modelo criado por Donabedian, na década de 1960, inclui a avaliação de processo que pode ser exemplificada pela distribuição da equipe de saúde, seu nível de treinamento e o tipo de espaço físico e de equipamentos disponíveis.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q3190336 Medicina
Considerando o quadro abaixo, bem como os aspectos vinculados à epidemiologia em saúde, ao exame diagnóstico solicitado a um paciente e à interpretação dos possíveis resultados, assinale a alternativa em que o valor preditivo negativo de um exame está corretamente representado. 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3190337 Medicina

Analise as assertivas abaixo a respeito de sinais e/ou sintomas e dos exames diagnósticos:


I. No atendimento de um paciente com claudicação intermitente, o Índice Tornozelo-Braquial é uma ferramenta de triagem para o diagnóstico da doença arterial periférica. Esse índice acima de 1,4 é indicativo de incompressibilidade arterial devido a uma provável calcificação.


II. Na avaliação de pacientes através da análise do líquido ascítico, o Gradiente de Albumina Soro-Ascite (GASA) é o marcador mais sensível para diferenciar ascite causada por hipertensão portal das demais causas, sendo indicativo de hipertensão portal quando o valor do GASA estiver abaixo de 0,5 g/dL.


III. Em pacientes com bradicardia, o bloqueio atrioventricular de segundo grau Mobitz II representa uma condução intermitente do impulso elétrico do átrio para o ventrículo, definido como aumento progressivo do intervalo PR, seguido de uma onda P não conduzida para o ventrículo. 


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q3190338 Medicina
A respeito de ética médica e bioética, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3190339 Medicina

A respeito da abordagem diagnóstica de pacientes com dor de garganta, analise as seguintes assertivas: 


I. A faringoamigdalite estreptocócica, em crianças, pode se manifestar com quadro atípico, incluindo prostração, congestão e secreção nasal e febre baixa, menor que 38.3°C.


II. O exsudato branco e irregular salpicado da faringoamigdalite por vírus Epstein-Barr (EBV) difere do exsudato amigdaliano branco-acinzentado da faringoamigdalite estreptocócica.


III. A faringite ou faringoamigdalite por citomegalovírus tem quadro clínico e laboratorial (linfocitose) semelhante ao da infecção por vírus Epstein-Barr (EBV), mas difere da infecção por vírus Epstein-Barr (EBV) porque não causa infecção latente e os anticorpos IgM são precocemente detectados 1 a 2 dias após o início dos sintomas, podendo persistir no máximo por 1 a 2 meses.


IV. Na faringite ou faringoamigdalite por vírus Epstein-Barr (EBV), os preditores clínicos de monoteste positivo são linfadenopatia axilar, linfadenopatia cervical posterior, presença de petéquias no palato e linfadenopatia inguinal. Essa patologia pode ter como complicação o risco de ruptura esplênica. 


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q3190340 Medicina

A respeito da etiologia e das características dos distúrbios acidobásicos, são patologias ou condições que causam acidose metabólica sem ânion gap aumentado:


I. Cetoacidose alcoólica.


II. Intoxicação por etilenoglicol.


III. Drenagem do intestino delgado.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q3190341 Medicina

A respeito de saúde da gestante ou puérpera e da abordagem, acompanhamento e manejo de doenças intercorrentes, analise as seguintes assertivas:


I. A insuficiência mitral é a valvulopatia mais comum na gravidez e, muitas vezes, seu diagnóstico é realizado pela primeira vez nesse período ou no puerpério imediato.


II. Nos casos de asma na gestação, os sintomas tendem a piorar nas últimas quatro semanas de gestação, devido ao estado de hipoventilação relativa durante a gestação e perto do termo.


III. Em mulheres com epilepsia na gestação e com história familiar prévia de defeitos de fechamento do tubo neural, o valproato de sódio é o fármaco de primeira escolha, mostrando-se seguro no primeiro trimestre da gestação. 


Quais estão INCORRETAS? 

Alternativas
Q3193615 Medicina
Em relação à neoplasia de células claras de rim, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3193616 Medicina
Qual das alternativas abaixo é considerada uma primeira linha ideal para carcinoma espinocelular de pele metastático ou localmente avançado irressecável? 
Alternativas
Q3193617 Medicina
Paciente de 68 anos, ECOG 1, tabagista ativo (40 maços/ano), portador de carcinoma epidermoide de pulmão, com PET-CT revelando se tratar de doença cT3 cN1 cM0 – EC IIIA. Mediastinoscopia invasiva com resultado anatomopatológico negativo para neoplasia. Em discussão multidisciplinar, o cirurgião torácico afirmou se tratar de doença ressecável. Nesse contexto, qual das condutas a seguir é INCORRETA?
Alternativas
Q3193618 Medicina
Paciente de 71 anos, ex-etilista e portador de cirrose de etiologia alcoólica é diagnosticado com carcinoma hepatocelular em rastreamento habitual. Ao diagnóstico, apresenta lesão primária de 7,8 cm em segmento hepático VI e lesões ósseas secundárias. No momento, paciente ECOG 1. CHILD A5. Foi submetido à endoscopia digestiva alta que revelou varizes esofágicas de grande calibre, que foram parcialmente ligadas, e gastropatia hipertensiva com risco de sangramento. Sobre o caso acima, assinale a alternativa que apresenta o tratamento preferencial. 
Alternativas
Q3193619 Medicina
No cenário de câncer de próstata metastático de novo de alto volume, qual das seguintes opções NÃO é adequada? 
Alternativas
Q3193620 Medicina
Em relação à pneumonite relacionada ao uso de trastuzumabe deruxtecana, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3193621 Medicina
Sobre câncer de pâncreas, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3193622 Medicina
Sobre câncer de bexiga metastático, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3193623 Medicina
Para o tratamento de adenocarcinoma de transição esôfagogástrica localizado, estádio clínico cT2 – T4 e/ou cN+, qual é a opção de tratamento ideal complementar à cirurgia? 
Alternativas
Q3193624 Medicina
Paciente de 47 anos, sexo feminino e ECOG 1, portadora de câncer de mama triplo negativo com metástases hepáticas, ósseas e pulmonares (cT3 cN2 cM1 – EC IV). Sem mutações germinativas em painel de avaliação genética realizado. PD-L1 CPS de 25%. Entre as alternativas abaixo, qual apresenta a terapia de primeira linha preferencial?
Alternativas
Q3193625 Medicina
Sobre carcinoma epidermoide de colo de útero, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3193626 Medicina
Paciente de 67 anos, sexo masculino e portador de adenocarcinoma gástrico metastático para fígado e ossos. No momento, ECOG 1. Sem outras comorbidades. Avaliação molecular revelou pMMR, HER-2 positivo e expressão de PD-L1 por CPS de 5%. Para esse caso, qual é a primeira linha preferencial? 
Alternativas
Q3193627 Medicina
Paciente de 64 anos, sexo feminino, sem histórico de tabagismo, ECOG 1, portadora de adenocarcinoma de pulmão metastático para fígado, cT2 cN1 cM1c – EC IVB. NGS revelou mutação de inserção no éxon 20 do EGFR e PD-L1 por TPS de 60%. Sem outras driver mutations. Para essa paciente, qual das seguintes alternativas é mais adequada para primeira linha paliativa? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: E
5: B
6: B
7: E
8: C
9: A
10: E
11: B
12: D
13: B
14: B
15: B
16: A
17: D
18: D
19: C
20: D