Questões de Concurso Público IF-AP 2024 para Pedagogo-Área
Foram encontradas 30 questões
I. O conteúdo da proposta de ensino integrado propõe o desafio de pensar práticas pedagógicas que aproximam o pedagogo de uma leitura ampla da realidade, mesmo reconhecendo a impossibilidade de uma apropriação cognitiva do “todo”.
PORQUE
II. O ensino integrado é uma proposição pedagógica que se compromete com a utopia de uma formação inteira, que não se satisfaz com a socialização de fragmentos da cultura sistematizada e que compreende que é direito de todos ter acesso a um processo formativo, inclusive escolar, que promova o desenvolvimento de suas amplas faculdades físicas e intelectuais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Coluna 1
1. Princípios da Educação Nacional.
2. Deveres do Estado.
Coluna 2
( ) Atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
( ) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
( ) Garantia de padrão de qualidade.
( ) Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
( ) Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
( ) Valorização do profissional da educação escolar.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Incumbência privativa da União.
2. Incumbência da União em regime de colaboração com Estados, Distrito Federal e Municípios.
3. Incumbência dos Estados e Distrito Federal em regime de colaboração com Municípios.
4. Incumbência dos Municípios.
Coluna 2
( ) Definir formas de colaboração na oferta do Ensino Fundamental, as quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades, de acordo com a população a ser atendida e os recursos financeiros disponíveis em cada uma dessas esferas do Poder Público.
( ) Oferecer, com prioridade, o Ensino Fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.
( ) Estabelecer competências e diretrizes para a Educação infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum.
( ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) Definida como a substituição de um modelo centrado no “todo”, criança e ambiente, para um modelo focado no “defeito” da criança, levando em consideração as variáveis que produzem a inclusão educacional escolar e a político-social de inúmeras pessoas.
( ) Refere-se a qualquer aprendiz, não sendo mais exclusiva do alunado da educação especial.
( ) A cultura e a prática escolar são definidoras de práticas de exercício da cidadania somente para aqueles que estão dispostos a aprender.
( ) A escola também reflete a sociedade na qual está inserida, podendo contribuir para que esta se torne menos elitista.
( ) Escolas receptivas e responsivas, isto é, inclusivas, não dependem apenas dos seus gestores e educadores, mas de um contexto mais amplo, que envolve as políticas sociais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O Brasil foi a última sociedade no continente a abolir a escravidão, cujas marcas são ainda profundamente visíveis na sociedade. A mentalidade empresarial e das elites dominantes têm a marca cultural da relação escravocrata.
II. Uma das visões ainda existentes é a moralizante do trabalho, trazida pela perspectiva de diferentes religiões: trabalho como castigo, sofrimento e/ou remissão do pecado.
III. Outra concepção traz o trabalho como forma de disciplinar e frear as paixões, os desejos ou os vícios da “carne”.
IV. A partir do entendimento dos teóricos, o que buscam é a tentativa de ampliar a dimensão educativa do trabalho à sua função instrumental didático-pedagógica, do aprender fazendo.
V. Os seres humanos transformam a natureza em meios de vida mediante a ação vital do emprego remunerado. Se essa é uma condição imperativa, socializar o princípio do trabalho como produtor de valores de uso é crucial e “educativo” para manter e reproduzir a vida.
I. A educação está ligada a processos de comunicação e interação pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, técnicas, atitudes, valores existentes no meio culturalmente organizado e, com isso, ganham o patamar necessário para produzir outros saberes, técnicas, valores, etc.
II. É intrínseco ao ato educativo seu caráter de mediação, mediante o qual favorece o desenvolvimento dos indivíduos na dinâmica sociocultural de seu grupo, sendo que o conteúdo dessa mediação são os saberes e modos de ação, isto é, a cultura que vai se convertendo em patrimônio do ser humano.
III. A educação é uma prática social que busca realizar nos sujeitos humanos as características de humanização plena. Todavia, toda educação se dá em meio a relações sociais. Em uma sociedade em que essas relações se dão entre grupos sociais antagônicos, com interesses convergentes, em relações de exploração de uns sobre outros, a educação só pode ser crítica, pois a humanização plena implica a transformação dessas relações.
Quais estão corretas?
I. Conhecimento das estruturas da realidade.
II. Conhecimento dos problemas educacionais.
III. Conhecimento das representações dos conteúdos formais.
IV. Teoria da educação.
V. Grupos de interesses políticos e econômicos.
Quais estão corretos?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) As DCNs estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras. Considerando-se a educação como um direito público, subjetivo e inalienável.
( ) As modalidades da Educação são: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Básica do campo, Educação Escolar Indígena, Educação a Distância, Educação Escolar Quilombola e Educação de Jovens privados de liberdade.
( ) O conjunto da Educação Básica deve se constituir em um processo orgânico, sequencial e articulado, que assegure à criança, ao adolescente, ao jovem e ao adulto de qualquer condição e região do País a formação comum para o pleno exercício da cidadania, oferecendo as condições necessárias para o seu desenvolvimento integral. Estas são finalidades de todas as etapas constitutivas da Educação Básica, acrescentando-se os meios para que possa progredir no mundo do trabalho e acessar a Educação Superior.
( ) A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. O documento estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica e superior.
( ) Orientada pelos princípios éticos, filosóficos e didáticos traçados pelas DCNs, a BNCC soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A Educação Especial se realiza em todos os níveis e etapas, mas não em todas as modalidades de ensino, tendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como parte integrante do processo educacional.
II. Serão contabilizados duplamente, no âmbito do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), os alunos matriculados em classe comum de ensino regular público que tiverem matrícula concomitante no AEE.
III. O AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, sendo substitutivo às classes comuns.
IV. O projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE prevendo na sua organização, a matrícula no AEE de alunos matriculados no ensino regular da própria escola ou de outra escola.
V. Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica para a Educação Especial.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Grupos culturalmente diferenciados e que se desconhecem como tais.
II. Possuidores de formas próprias de organização social.
III. Detentores de conhecimentos, tecnologias, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.
IV. Ocupantes e usuários de territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica.
Quais estão corretas?
I. Cada sistema de ensino e cada estabelecimento escolar constrói seu currículo a partir das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
II. Os currículos devem abranger, compulsoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
III. O ensino da Arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da Educação Básica.
IV. A Educação Física é um componente obrigatório do currículo da Educação Básica, sendo facultativa em alguns casos, como para maiores de 40 anos ou trabalhadores que cumpram jornadas laborais iguais ou maiores que seis horas diárias.
V. O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
Quais estão INCORRETAS?
( ) A carga horária anual do Ensino Médio será progressivamente ampliada para 1.400 (mil e quatrocentas) horas, considerando os prazos e as metas estabelecidos no Plano Nacional de Educação.
( ) Os estabelecimentos de ensino considerarão em suas propostas pedagógicas a articulação entre os diferentes saberes com base nas áreas do conhecimento e, quando for o caso, no currículo da formação técnica e profissional.
( ) A formação geral básica, com carga horária mínima total de 2.700 (duas mil e setecentas) horas, ocorrerá mediante articulação da BNCC e da parte diversificada.
( ) Os itinerários formativos, articulados com a parte diversificada, terão carga horária mínima de 300 (trezentas) horas e serão compostos de aprofundamento das áreas do conhecimento ou de formação técnica e profissional, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino.
( ) A BNCC do Ensino Médio estabelece direitos e objetivos de aprendizagem, conforme as DCNs, nas quatro áreas do conhecimento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. O conteúdo programático dos ensinos fundamental e médio inclui diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir dos grupos étnicos negros e indígenas.
II. O estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira, e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, o resgate das suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil serão parte do currículo da Educação Básica.
III. Os conteúdos referentes à história e à cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados nas áreas de educação artística, literatura e história brasileiras.
Quais estão corretas?