Questões de Concurso Público IF Sul - MG 2024 para Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Letras

Foram encontradas 40 questões

Q2560689 Legislação Federal
De acordo com a lei que estrutura o Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, fazem parte da estrutura remuneratória do servidor:

I. Bolsa-auxílio. II. Vencimento básico. III. Soldo. IV. Retribuição por titulação.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2560690 Legislação Federal
A partir da instituição do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e: 
Alternativas
Q2560691 Direito Administrativo
Adamastor é servidor público federal e está sendo avaliado em seu estágio probatório. Conforme o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, são objetos de avaliação de desempenho do cargo os seguintes fatores:
Alternativas
Q2560692 Direito Administrativo
Com base no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, como se chama o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede? 
Alternativas
Q2560693 Direito Administrativo
Armando é servidor efetivo da União e fez uma pergunta para o chefe do setor em que trabalha sobre os tipos de indenização pagas ao servidor público federal. Com base no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, podem ser consideradas indenizações ao servidor:
Alternativas
Q2560694 Direito Administrativo
Com base no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, em relação ao que é proibido ao servidor público federal, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Aceitar emprego de estado estrangeiro. ( ) Participar do conselho do condomínio onde é domiciliado. ( ) Ingressar com ação judicial contra o Poder Público. ( ) Recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2560695 Legislação Federal
Com base na Lei nº 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais, estes têm por finalidades e características:

I. Desenvolver jovens aptos para a pesquisa científica voltada ao serviço militar.

II. Estimular o empreendedorismo internacional com foco no Mercosul e América Latina.

III. Constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica.

IV. Desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2560696 Direito Administrativo
Joelson é servidor público municipal e exerce suas funções no setor que realiza as licitações do Município. Certo dia, Joelson constatou que o prefeito municipal estava facilitando a alienação de um bem do Município para uma empresa, atitude completamente ilegal e passível de sanção pela Lei de Improbidade Administrativa. Considerando o caso apresentado, qual é o órgão competente para receber a denúncia das atividades ilegais do prefeito? 
Alternativas
Q2560697 Direito Administrativo
Com base na Lei de Improbidade Administrativa, o responsável pelo ato de improbidade administrativa está sujeito às seguintes cominações, EXCETO:
Alternativas
Q2560698 Direito Administrativo
Com base na Lei nº 8.429/1992 e suas alterações, constitui ato de improbidade administrativa nomear cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o ___________ grau, inclusive da autoridade nomeante ou de servidor da mesma ___________ investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2560699 Linguística
Conforme o que diz Othon M. Garcia em sua obra “Comunicação em Prosa Moderna”, a linguagem – seja ela oral ou escrita, seja mímica ou semafórica – é um sistema de símbolos, signos ou signos-símbolos, voluntariamente produzidos e convencionalmente aceitos, mediante o qual o homem se comunica com seus semelhantes, expressando suas ideias, sentidos ou desejos. Suas três primordiais funções são:

I. A representação (ideias). II. A exteriorização psíquica (sentimentos). III. O apelo (desejo, vontade).

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2560700 Português
Conforme descreve Othon M. Garcia em sua obra “Comunicação em Prosa Moderna”, analise as seguintes assertivas:

I. A linguagem ideal seria aquela em que cada palavra (significante) designasse ou apontasse apenas uma coisa, correspondesse a uma só ideia ou conceito, tivesse um só sentido significado.

II. As palavras são, por natureza, enganosas, porque polissêmicas ou plurivalentes. Muitas constituem mesmo uma espécie de constelação semântica.

III. Isoladas, as palavras têm significados claros, objetivos e precisos. Por si só, as palavras têm significado; a construção do significado independe do contexto.

Quais estão corretas
Alternativas
Q2560701 Português
Conforme ensina Bechara, “A linguagem, entendida como atividade humana de falar, apresenta cinco dimensões universais”. Essas dimensões são:

I. Criatividade. II. Materialidade. III. Semanticidade. IV. Alteridade. V. Historicidade.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2560702 Português
De acordo com Bechara, a linguagem, como atividade humana universal de falar, que se realiza individualmente, mas sempre de acordo com tradições de comunidades históricas, pode diferenciar-se em três planos relativamente autônomos:


I. Universal ou do falar cotidiano, já que se apresenta como prática de grupo, isto é, em que os seres que constituem o grupo se valem do mesmo código. É a referência ao plano do falar específico; não fazendo referência a uma língua específica, mas à capacidade de falar.

II. Sociológico ou da língua relativa a um grupo, já que, ao falar, o homem o faz mediante o uso de qualquer língua, independentemente do contexto e da necessidade, visando ao processo de comunicação.

III. Individual, já que é sempre um indivíduo que fala, mediante uma língua determinada, e o faz cada vez segundo uma circunstância determinada. A atividade de falar de um indivíduo segundo a conveniência de uma circunstância determinada chama-se discurso.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q2560703 Linguística
Quando nos referimos à Língua Portuguesa, Espanhola, Alemã ou Latina, conforme descreve Bechara, fazemos alusão a uma língua como produto cultural histórico, constituída como unidade ideal, reconhecida pelos falantes nativos ou por falantes de outras línguas, e praticada por todas as comunidades integrantes desse domínio linguístico. Fácil concluir, dessa forma, que uma língua histórica encerra em si várias tradições linguísticas. Os sistemas que integram a Língua Portuguesa apresentam três aspectos fundamentais de diferenças internas, quais sejam:


I. No espaço geográfico, constituindo os diferentes dialetos.

II. No nível sociocultural, constituindo os diferentes níveis de língua e estratos ou camadas socioculturais.

III. No nível ou aspecto expressivo, isto é, em relação a diferentes situações do falar e estilos de língua.


Quais estão corretos?
Alternativas
Q2560704 Português
A respeito de variação e norma, à luz do que preconizam Abaurre e Pontara, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Variedade linguística é cada um dos sistemas em que uma língua se diversifica, em função das possibilidades de variação de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).

( ) Norma culta ou padrão é a denominação dada à variedade linguística dos membros da classe social envolvida com fenômenos econômico-financeiros no âmbito da comunidade rural.

( ) Preconceito linguístico está relacionado ao aspecto pejorativo atribuído às produções escritas elaboradas por falantes da Língua Portuguesa no ambiente profissional.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2560705 Português

Considerando os ensinamentos de Marcuschi, tem-se que: “Textualidade não é uma propriedade imanente a algum artefato linguístico”. Essa posição, segundo o referido autor, supõe pelo menos três aspectos, quais sejam:



I. Primeiro: um texto não é um artefato, um produto, mas um evento (uma espécie de acontecimento) e sua existência depende de que alguém o processe em algum contexto. É um fato discursivo e não um fato do sistema da língua. Dá-se na atividade enunciativa e não como uma relação de signos.



II. Segundo: um texto se define por propriedades imanentes necessárias e suficientes, por desvincular-se de um contexto interativo e por satisfazer um conjunto de condições que conduz à produção de sentidos.


III. Terceiro: a sequência de elementos linguísticos será um texto na medida em que consiga oferecer acesso interpretativo a um indivíduo que tenha experiência sociocomunicativa relevante para a compreensão.



Quais estão corretos?

Alternativas
Q2560706 Português
À luz do que ensinam Abaurre e Pontara, analise as assertivas a seguir a respeito de variação linguística e linguagem:

I. As variantes faladas nos estados do Nordeste são diferentes daquelas faladas nos estados do Sul; no interior dessas regiões geográficas, podem também ser observadas diferenças entre os estados e mesmo entre regiões e cidades dos estados.

II. As variações de estilo ou registros linguísticos são as denominações comumente dadas aos diferentes graus de formalidade determinados pelos contextos de uso da língua.

III. A gíria, ao mesmo tempo que contribui para definir a identidade do grupo que a utiliza, funciona como um meio de exclusão dos indivíduos externos a esse grupo.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2560707 Português
Os sinais de pontuação, segundo Abaurre e Pontara, podem ser divididos em dois grupos, de acordo com a função que exercem na escrita:

1. Sinais de pontuação que indicam pausas correspondentes ao término de unidades de forma e de sentido: o ponto, a vírgula e o ponto e vírgula.

2. Sinais de pontuação que delimitam, na escrita, unidades que, na fala, costumam vir associadas a entoações específicas: os dois-pontos, o ponto de interrogação, o ponto de exclamação, as reticências, as aspas, os parênteses e o travessão.


Sobre as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2560708 Português
Ao se construir um texto, é necessário cuidado com o vocabulário, visando à compreensão da ideia; deve haver uma adequação entre o que se deseja dizer e o que se disse, e, para tanto, os recursos linguísticos que estão à disposição do produtor do texto são muitos. Considerando o que nos ensinam Platão e Fiorin, analise as assertivas abaixo sobre alguns recursos e suas respectivas definições, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Antífrase ou ironia é utilizado quando se afirma alguma coisa que na verdade se quer negar.

( ) Lítotes, quando se diz alguma coisa e, ao mesmo tempo, nega-se explicitamente que se pretenda dizê-la, ou seja, nega-se claramente que se queira dizer o que se disse, simula-se não querer dizer o que, no entanto, se disse claramente.

( ) Preterição, quando se diz menos para significar mais; ou seja, quando se nega alguma coisa de sentido positivo para afirmar o contrário, com sentido negativo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: E
5: B
6: A
7: D
8: E
9: A
10: B
11: E
12: C
13: E
14: C
15: E
16: A
17: C
18: E
19: A
20: C