Questões de Concurso Público Prefeitura de Criciúma - SC 2024 para Auxiliar de Serviços Educacionais
Foram encontradas 30 questões
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. Matrícula no AEE de estudantes do ensino regular da própria escola ou de outra escola da rede municipal.
II. Plano do AEE, elaborado pelos professores das turmas regulares, com a identificação das necessidades educacionais específicas de cada estudante e as atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes em suas residências.
III. Sala de Recursos Multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos, de acessibilidade e equipamentos específicos.
Quais estão corretas?
1. Acompanhamento da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças/estudantes.
2. Enfraquecimento do processo de ensino e aprendizagem.
3. Equidade na aprendizagem e desenvolvimento das crianças/estudantes.
4. Inclusão, de modo a acolher as diferenças.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
I. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
II. Recensear bimestralmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a Educação Básica.
III. Divulgar a lista de espera por vagas nos estabelecimentos de Educação Básica de sua rede, inclusive creches, por ordem de colocação, e, sempre que possível, por unidade escolar, bem como divulgar os critérios para a elaboração da lista.
Quais estão corretas?
I. Na Educação Infantil.
II. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
III. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Quais estão corretas?
1. Adequação curricular.
2. Avaliação diversificada.
3. Monitor de turma.
4. Acessibilidades.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
I. O constructo de competências socioemocionais abrange um leque de habilidades não cognitivas, relativas a atitudes, a crenças, a qualidades emocionais e sociais e a traços de personalidade.
II. A comunicação e a afetividade do professor, fomentadas por uma cultura do diálogo aberto, receptivo, são meios para a aprendizagem e o desenvolvimento tanto de competências socioemocionais quanto de competências cognitivas.
III. O professor, bem como toda a equipe pedagógica, tem papel fundamental tanto para o desenvolvimento das competências socioemocionais quanto na construcão de um ambiente de apoio. Assim, esses profissionais também precisam estar aptos a lidar de forma assertiva com suas emoções, uma vez que serão parâmetro aos alunos.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. Popularizar o Ensino Fundamental para a faixa etária de 05 a 16 anos, garantindo ensino público integral a pelo menos 50% dos alunos desse público-alvo.
II. Estimular a oferta do Ensino Fundamental, em especial dos Anos Iniciais, para as populações do campo, indígenas e quilombolas, nas próprias comunidades.
III. Oferecer atividades extracurriculares de incentivo aos estudantes e de estímulo a habilidades, inclusive mediante certames e concursos nacionais.
Quais estão corretas?

Assinale a alternativa que apresenta os conceitos que estão ocultados.
I. Assumir a perspectiva da indissociabilidade entre o cuidar e o educar torna mais fácil a superação da dicotomia entre o que se costuma chamar de "assistência" e educação.
II. Práticas como alimentar, lavar, trocar, curar, proteger e consolar devem ser recuperadas e reintegradas aos objetivos educacionais.
III. Trata-se de uma indissociabilidade fundante na escola pública, pois envolve cuidados necessários à parcela mais pobre da população infantil, e que devem contemplar as crianças menores de 2 ou 3 anos de idade.
IV. Há que existir um equilíbrio importante entre as atividades de cuidar e educar, ainda que considerando que são ações intrinsecamente diferenciadas uma da outra.
( ) Na década de 1990, em Criciúma, a educação da criança pequena e bem pequena ainda era uma realidade para poucos.
( ) No início da implantação das creches e pré-escolas no município, a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (AFASC) determinava os seguintes critérios para admissão de crianças: que as mães estivessem empregadas, que apresentassem renda familiar de até quatro salários mínimos e que residissem na comunidade.
( ) Uma das primeiras ofertas privadas de Educação Infantil em Criciúma se deu em 1982, com o Centro de Educação Infantil Tiquinho de Gente.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: