Questões de Concurso Público Prefeitura de Criciúma - SC 2024 para Auxiliar de Serviços Educacionais

Foram encontradas 30 questões

Q2453801 Pedagogia
De acordo com o Art. 6º do Regimento Único das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Educação de Criciúma, compete ao diretor e/ou auxiliar de direção administrar a unidade escolar, executando as decisões tomadas pela Secretaria Municipal de Educação, EXCETO:  
Alternativas
Q2453802 Pedagogia
O Art. 10 do Regimento Único das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Educação de Criciúma determina que o número de auxiliares de direção no estabelecimento será de acordo com o número de _________, nos termos da legislação vigente.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 
Alternativas
Q2453803 Pedagogia
Segundo o Art. 11 da Resolução nº 24/2016, que fixa normas para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva do Sistema Municipal de Ensino de Criciúma, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), prevendo na sua organização: 

I. Matrícula no AEE de estudantes do ensino regular da própria escola ou de outra escola da rede municipal.
II. Plano do AEE, elaborado pelos professores das turmas regulares, com a identificação das necessidades educacionais específicas de cada estudante e as atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes em suas residências.
III. Sala de Recursos Multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos, de acessibilidade e equipamentos específicos. 

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2453804 Pedagogia
O Art. 39 da Resolução nº 43/2023, que estabelece as Diretrizes para a Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem nas Unidades de Ensino da Rede Municipal de Criciúma, determina que o conselho de classe será composto de acordo com a realidade da unidade de ensino e previsto no PPP. Sendo assim, quem NÃO integra o conselho de classe? 
Alternativas
Q2453805 Pedagogia
A Resolução nº 43/2023, que estabelece as Diretrizes para a Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem nas Unidades de Ensino da Rede Municipal de Criciúma, dispõe em seu  Art. 3º que a avaliação do processo de ensino e aprendizagem considerará, no seu exercício, os seguintes princípios:   

1. Acompanhamento da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças/estudantes.
2. Enfraquecimento do processo de ensino e aprendizagem.
3. Equidade na aprendizagem e desenvolvimento das crianças/estudantes.
4. Inclusão, de modo a acolher as diferenças. 

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 
Alternativas
Q2453806 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ressalta, no §1º do  Art. 5º, que o Poder Público, na esfera de sua competência federativa, deverá:

I. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
II. Recensear bimestralmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a Educação Básica.
III. Divulgar a lista de espera por vagas nos estabelecimentos de Educação Básica de sua rede, inclusive creches, por ordem de colocação, e, sempre que possível, por unidade escolar, bem como divulgar os critérios para a elaboração da lista.   

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2453807 Pedagogia
De acordo com o Art. 12 da Resolução nº 30/2019, que implanta na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria de Lourdes Carneiro a Escola Polo Bilíngue, será ofertado às crianças e estudantes surdos professor bilíngue:

I. Na Educação Infantil.
II. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
III. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2453808 Pedagogia
Segundo as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Criciúma (2020), com base no direito das crianças e dos estudantes ao acesso a todas as modalidades de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Criciúma garante a oferta pautada nas leis nacionais, estaduais e municipais, estabelecendo os seguintes recursos para inclusão da pessoa com deficiência nas unidades de ensino: 

1. Adequação curricular.
2. Avaliação diversificada.
3. Monitor de turma.
4. Acessibilidades. 


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 
Alternativas
Q2453809 Pedagogia
As Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Criciúma (2020) salientam que o alinhamento das atividades avaliativas, no sentido de atender às funções da avaliação e aos princípios da rede municipal de ensino de Criciúma, requer, EXCETO:  
Alternativas
Q2453810 Pedagogia
Sobre as competências socioemocionais, as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Criciúma (2020) estabelecem as seguintes considerações:

I. O constructo de competências socioemocionais abrange um leque de habilidades não cognitivas, relativas a atitudes, a crenças, a qualidades emocionais e sociais e a traços de personalidade.
II. A comunicação e a afetividade do professor, fomentadas por uma cultura do diálogo aberto, receptivo, são meios para a aprendizagem e o desenvolvimento tanto de competências socioemocionais quanto de competências cognitivas.
III. O professor, bem como toda a equipe pedagógica, tem papel fundamental tanto para o desenvolvimento das competências socioemocionais quanto na construcão de um ambiente de apoio. Assim, esses profissionais também precisam estar aptos a lidar de forma assertiva com suas emoções, uma vez que serão parâmetro aos alunos.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2453811 Pedagogia
 As Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Criciúma (2020) reafirmam a perspectiva ____________ como concepção para fundamentar os processos de ensino e de aprendizagem da rede municipal.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 
Alternativas
Q2453812 Pedagogia
São estratégias previstas no Plano Municipal de Educação (PME) de Criciúma, com o objetivo de cumprir a Meta 2, relativas ao Ensino Fundamental:

I. Popularizar o Ensino Fundamental para a faixa etária de 05 a 16 anos, garantindo ensino público integral a pelo menos 50% dos alunos desse público-alvo. 
II. Estimular a oferta do Ensino Fundamental, em especial dos Anos Iniciais, para as populações do campo, indígenas e quilombolas, nas próprias comunidades. 
III. Oferecer atividades extracurriculares de incentivo aos estudantes e de estímulo a habilidades, inclusive mediante certames e concursos nacionais. 

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2453813 Pedagogia
A Meta 5 do PME de Criciúma estabelece como proposição alfabetizar todas as crianças estudantes, no máximo, até o final do(a): 
Alternativas
Q2453814 Pedagogia
 A Meta 6 do PME de Criciúma tem como tema central o(a): 
Alternativas
Q2453815 Pedagogia
 A Meta 9 do PME de Criciúma trata da alfabetização e do alfabetismo de jovens e adultos. São estratégias elencadas para o seu cumprimento, EXCETO: 
Alternativas
Q2453816 Pedagogia
Considerando elementos básicos quanto à organização pedagógica no trabalho na Educação Infantil, especialmente no que se refere à organização do tempo, do espaço e dos materiais, de acordo com Horn (2017), assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2453817 Pedagogia
Analise o fluxograma abaixo, que apresenta os conceitos essenciais da Educação Infantil, na perspectiva Histórico-Cultural, tal como apresentado nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do município de Criciúma (2020): 

Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que apresenta os conceitos que estão ocultados. 
Alternativas
Q2453818 Pedagogia
Analise as assertivas abaixo, considerando a perspectiva da indissociabilidade do cuidar e do educar no contexto da Educação Infantil, de acordo com Campos (1993), e assinale a alternativa correta. 

I. Assumir a perspectiva da indissociabilidade entre o cuidar e o educar torna mais fácil a superação da dicotomia entre o que se costuma chamar de "assistência" e educação.
II. Práticas como alimentar, lavar, trocar, curar, proteger e consolar devem ser recuperadas e reintegradas aos objetivos educacionais.
III. Trata-se de uma indissociabilidade fundante na escola pública, pois envolve cuidados necessários à parcela mais pobre da população infantil, e que devem contemplar as crianças menores de 2 ou 3 anos de idade.
IV. Há que existir um equilíbrio importante entre as atividades de cuidar e educar, ainda que considerando que são ações intrinsecamente diferenciadas uma da outra. 
Alternativas
Q2453819 Pedagogia
Considerando a história da Educação Infantil no município de Criciúma, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, e F, se falsas. 

(  ) Na década de 1990, em Criciúma, a educação da criança pequena e bem pequena ainda era uma realidade para poucos.
(  ) No início da implantação das creches e pré-escolas no município, a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (AFASC) determinava os seguintes critérios para admissão de crianças: que as mães estivessem empregadas, que apresentassem renda familiar de até quatro salários mínimos e que residissem na comunidade.
( ) Uma das primeiras ofertas privadas de Educação Infantil em Criciúma se deu em 1982, com o Centro de Educação Infantil Tiquinho de Gente.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2453820 Pedagogia
De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do Município de Criciúma (2020), são objetivos de desenvolvimento e de aprendizagem do campo de experiências “Corpo, gesto e movimentos”, EXCETO: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: C
6: D
7: B
8: E
9: D
10: E
11: A
12: D
13: C
14: B
15: A
16: E
17: B
18: D
19: B
20: E