Questões de Concurso Público Prefeitura de Criciúma - SC 2024 para Professor de Língua Portuguesa

Foram encontradas 20 questões

Q2442470 Pedagogia
De acordo com o Art. 6º do Regimento Único das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Educação de Criciúma, compete ao diretor e/ou auxiliar de direção administrar a unidade escolar, executando as decisões tomadas pela Secretaria Municipal de Educação, EXCETO:
Alternativas
Q2442471 Pedagogia
O Art. 10 do Regimento Único das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Educação de Criciúma determina que o número de auxiliares de direção no estabelecimento será de acordo com o número de _________, nos termos da legislação vigente.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q2442472 Pedagogia
Segundo o Art. 11 da Resolução nº 24/2016, que fixa normas para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva do Sistema Municipal de Ensino de Criciúma, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), prevendo na sua organização:

I. Matrícula no AEE de estudantes do ensino regular da própria escola ou de outra escola da rede municipal.
II. Plano do AEE, elaborado pelos professores das turmas regulares, com a identificação das necessidades educacionais específicas de cada estudante e as atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes em suas residências.
III. Sala de Recursos Multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos, de acessibilidade e equipamentos específicos.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2442473 Pedagogia
O Art. 39 da Resolução nº 43/2023, que estabelece as Diretrizes para a Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem nas Unidades de Ensino da Rede Municipal de Criciúma, determina que o conselho de classe será composto de acordo com a realidade da unidade de ensino e previsto no PPP. Sendo assim, quem NÃO integra o conselho de classe? 
Alternativas
Q2442474 Pedagogia
A Resolução nº 43/2023, que estabelece as Diretrizes para a Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem nas Unidades de Ensino da Rede Municipal de Criciúma, dispõe em seu Art. 3º que a avaliação do processo de ensino e aprendizagem considerará, no seu exercício, os seguintes princípios:

1. Acompanhamento da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças/estudantes.
2. Enfraquecimento do processo de ensino e aprendizagem.
3. Equidade na aprendizagem e desenvolvimento das crianças/estudantes.
4. Inclusão, de modo a acolher as diferenças.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q2442475 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ressalta, no §1º do Art. 5º, que o Poder Público, na esfera de sua competência federativa, deverá:

I. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
II. Recensear bimestralmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a Educação Básica.
III. Divulgar a lista de espera por vagas nos estabelecimentos de Educação Básica de sua rede, inclusive creches, por ordem de colocação, e, sempre que possível, por unidade escolar, bem como divulgar os critérios para a elaboração da lista.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2442476 Pedagogia
De acordo com o Art. 12 da Resolução nº 30/2019, que implanta na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria de Lourdes Carneiro a Escola Polo Bilíngue, será ofertado às crianças e estudantes surdos professor bilíngue:

I. Na Educação Infantil.
II. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
III. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2442477 Pedagogia
Segundo as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Criciúma (2020), com base no direito das crianças e dos estudantes ao acesso a todas as modalidades de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Criciúma garante a oferta pautada nas leis nacionais, estaduais e municipais, estabelecendo os seguintes recursos para inclusão da pessoa com deficiência nas unidades de ensino:

1. Adequação curricular.
2. Avaliação diversificada.
3. Monitor de turma.
4. Acessibilidades.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q2442478 Pedagogia
As Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Criciúma (2020) salientam que o alinhamento das atividades avaliativas, no sentido de atender às funções da avaliação e aos princípios da rede municipal de ensino de Criciúma, requer, EXCETO:
Alternativas
Q2442479 Pedagogia
Sobre as competências socioemocionais, as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Criciúma (2020) estabelecem as seguintes considerações:

I. O constructo de competências socioemocionais abrange um leque de habilidades não cognitivas, relativas a atitudes, a crenças, a qualidades emocionais e sociais e a traços de personalidade.
II. A comunicação e a afetividade do professor, fomentadas por uma cultura do diálogo aberto, receptivo, são meios para a aprendizagem e o desenvolvimento tanto de competências socioemocionais quanto de competências cognitivas.
III. O professor, bem como toda a equipe pedagógica, tem papel fundamental tanto para o desenvolvimento das competências socioemocionais quanto na construção de um ambiente de apoio. Assim, esses profissionais também precisam estar aptos a lidar de forma assertiva com suas emoções, uma vez que serão parâmetro aos alunos.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2442480 Pedagogia
As Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Criciúma (2020) reafirmam a perspectiva ____________ como concepção para fundamentar os processos de ensino e de aprendizagem da rede municipal.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q2442481 Pedagogia
São estratégias previstas no Plano Municipal de Educação (PME) de Criciúma, com o objetivo de cumprir a Meta 2, relativas ao Ensino Fundamental:

I. Popularizar o Ensino Fundamental para a faixa etária de 05 a 16 anos, garantindo ensino público integral a pelo menos 50% dos alunos desse público-alvo.
II. Estimular a oferta do Ensino Fundamental, em especial dos Anos Iniciais, para as populações do campo, indígenas e quilombolas, nas próprias comunidades.
III. Oferecer atividades extracurriculares de incentivo aos estudantes e de estímulo a habilidades, inclusive mediante certames e concursos nacionais.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2442482 Pedagogia
A Meta 5 do PME de Criciúma estabelece como proposição alfabetizar todas as crianças estudantes, no máximo, até o final do(a):
Alternativas
Q2442484 Pedagogia
A Meta 9 do PME de Criciúma trata da alfabetização e do alfabetismo de jovens e adultos. São estratégias elencadas para o seu cumprimento, EXCETO:
Alternativas
Q2545910 Pedagogia
No contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), leitura é tomada em um sentido mais amplo, dizendo respeito não somente ao texto escrito, mas também a imagens estáticas (foto, pintura, desenho, esquema, gráfico, diagrama) ou em movimento (filmes, vídeos etc.) e ao som (música), que acompanha e cossignifica em muitos gêneros digitais. O tratamento das práticas leitoras compreende dimensões inter-relacionadas às práticas de uso e reflexão, tais como:
I. Reconstrução e reflexão sobre as condições de produção e recepção dos textos pertencentes a diferentes gêneros e que circulam nas diferentes mídias e esferas/campos de atividade humana.
II. Dialogia e relação entre textos.
III. Compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos em textos pertencentes a gêneros diversos.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2545911 Pedagogia
Considerando a Base Comum Curricular da área da Língua Portuguesa, é correto afirmar que:
I. Ao componente Língua Portuguesa cabe, então, proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens.
II. As práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir.
III. Cabe à escola contemplar novas práticas de linguagem e produções, visando atender às diferentes produções textuais sociais que atendem a aspectos qualificados e éticos – necessários para o uso específico do aluno no ambiente escolar –, além de estabelecer critérios e modelos estanques para o texto escrito, a fim de não propiciar leituras diferentes do posto.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2545912 Pedagogia
Conforme preconiza a Base Comum Curricular da área da Língua Portuguesa, a demanda cognitiva das atividades de leitura deve aumentar progressivamente desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Esta complexidade só NÃO se expressa pela articulação:
Alternativas
Q2545913 Pedagogia
De acordo com as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Criciúma de 2020, o currículo do componente de Língua Portuguesa procura nortear a ação pedagógica por meio das habilidades e dos conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula, com o intuito de estabelecer e desenvolver as competências necessárias à formação linguística do estudante, no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa. Conforme o referido documento, é possível destacar algumas das competências específicas de Língua Portuguesa que devem ser garantidas no percurso formativo do estudante no Ensino Fundamental, quais sejam:
I. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
II. Relegar a segundo plano o ensino da linguagem escrita, visto que em diferentes campos de atuação da vida social sua utilização não exige conhecimentos próprios da língua padrão.
III. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
IV. Evitar o trabalho em sala de aula com o fenômeno da variação linguística, em virtude da não promoção de discussões acerca de preconceitos linguísticos.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2545914 Pedagogia
Conforme descrito no Documento Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Criciúma de 2020 e à luz das habilidades da BNCC (Brasil, 2017), são organizados os conteúdos para serem desenvolvidos com os estudantes em cada um dos anos do Ensino Fundamental no componente curricular de Língua Portuguesa. Destaca-se que, como o texto deve assumir a centralidade da aula de Língua Portuguesa, para as habilidades, foram propostos gêneros textuais. Isto posto, vale enfatizar que as habilidades e os conteúdos do componente curricular de Língua Portuguesa estão organizados nas práticas de linguagem: de leitura, de escrita, de oralidade e de análise linguística e semiótica, cujas finalidades são apresentadas a seguir, conforme a BNCC:
I. Leitura: não compreende apenas o texto escrito, mas as imagens estáticas ou em movimento, e sons. Além disso, essa prática de linguagem compreende as situações de produção do leitor/ouvinte/espectador com os textos escritos.
II. Escrita: compreende as práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito e multissemiótico, com diferentes finalidades e projetos enunciativos.
III. Oralidade: compreende as práticas de linguagem que ocorrem em situação oral com ou sem contato face a face. Envolve também a oralização de textos em situações socialmente significativas e interações e discussões envolvendo temáticas e outras dimensões linguísticas do trabalho nos diferentes campos de atuação. 
IV. Análise linguística/semiótica: diz respeito à análise sintática e morfológica, compreendendo os efeitos de sentido pela forma de composição do texto. Por sua vez, a análise semiótica compreende a produção escrita em texto de multiletramentos ocasionados pelo plano, pelo ângulo, pelo lado, pela figura, pelo fundo, pela profundidade, pelo foco, pela cor e pela intensidade dados às imagens. Vale destacar que a análise linguística e semiótica se efetiva no momento da aula, através da análise do texto escrito.
Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: C
6: D
7: B
8: E
9: D
10: E
11: A
12: D
13: C
14: B
15: A
16: E
17: C
18: A
19: B
20: B