Questões de Concurso Público Prefeitura de Cruz Alta - RS 2024 para Agente de Combate a Endemias

Foram encontradas 10 questões

Q2548806 Saúde Pública
O Sistema Único de Saúde (SUS) conta com as instâncias colegiadas Conferência de Saúde e Conselho de Saúde. O Conselho de Saúde é composto por representantes do governo, prestadores de serviço, trabalhadores da área da saúde e usuários. No centro da cidade de Felizes, ocorrem reuniões mensais do Conselho Municipal de Saúde (CMS) colegiado. Na última reunião, Leopoldo, coordenador do CMS da cidade, iniciou o encontro falando sobre a importância daquele momento, bem como explicando sobre a composição e as funções do CMS. Analise as falas de Leopoldo sobre o CMS:
I. É uma instância colegiada do Controle Social do SUS. II. Atua no acompanhamento, controle e avaliação das políticas públicas de saúde. III. A representação dos usuários se dará conforme interesse da comunidade, independentemente do quantitativo dos representantes dos demais segmentos. IV. A avaliação das unidades do setor privado que prestam serviços de saúde é uma das competências do CMS. V. Deve ser paritária a representação dos usuários em relação ao conjunto dos demais segmentos.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2548807 Saúde Pública
Depois de elucidar sobre a composição e as funções do Conselho Municipal de Saúde, Leopoldo chamou a enfermeira Maria Flor para esclarecer à população o papel da Equipe de Saúde da Família (eSF), segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Assinale a alternativa que NÃO corresponde às atribuições, objetivos e caracterização da eSF.
Alternativas
Q2548808 Saúde Pública
A enfermeira Maria Flor também trouxe informações sobre o preconizado para a existência de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Segundo a profissional, uma UBS deve dispor de infraestrutura adequada às especificidades e ao quantitativo de população adscrita. Além de construídas de acordo com as normas sanitárias, com infraestrutura e ambiência adequados, as UBS devem oferecer serviços com profissionais capacitados, equipamentos, materiais e insumos compatíveis com sua atividade. Assinale a alternativa que cita outro quesito necessário para o funcionamento de uma UBS, segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). 
Alternativas
Q2548809 Saúde Pública
A Lei nº 13.595/2018 cita, entre outros itens, a Educação Popular em Saúde com práticas político-pedagógicas realizadas através de ações que visam a promoção, a proteção e recuperação da saúde. Nesse sentido, a equipe da Atenção Básica, em especial o agente comunitário de saúde e o agente de combate às endemias, promove a Educação Popular em Saúde da seguinte forma: 
Alternativas
Q2548810 Saúde Pública
Incidência e prevalência são termos utilizados para descrever a frequência com que problemas de saúde ocorrem em populações humanas, delineando as condições de saúde das pessoas. Conhecer tais medidas de frequência de doenças é um dos objetivos do campo da ciência denominado: 
Alternativas
Q2548811 Saúde Pública
Em 20 de janeiro de 2023, foi sancionada a Lei nº 14.536, que reconhece Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias como profissionais de saúde, permitindo um direito assegurado pela Constituição Federal somente aos professores e profissionais de saúde. Assinale a alternativa que cita esse direito, segundo a Constituição de 1988. 
Alternativas
Q2548812 Saúde Pública
Doença de notificação compulsória imediata causada por vírus, transmitida por mosquitos vetores, apresenta dois ciclos de transmissão (silvestre e urbano) e é caracterizada por sintomas como febre alta, icterícia, hemorragia, podendo evoluir para insuficiência de múltiplos órgãos. A principal ferramenta de controle da doença é a vacina, que é ofertada no Programa Nacional de Imunização. Assinale a alternativa que cita a doença descrita. 
Alternativas
Q2548813 Saúde Pública
Prevenir e auxiliar no combate às doenças endêmicas são as principais funções do Agente de Combate às Endemias. Assinale a alternativa que cita exemplos desse tipo de doença no Brasil. 
Alternativas
Q2548814 Saúde Pública
O LIRAa - Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti é uma metodologia que visa investigar a presença de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com os índices avaliados no LIRAa, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Índice de Predial. 2. Índice de Breteau. 3. Índice por tipo de recipiente.
Coluna 2 ( ) Avaliação da densidade larvária do Aedes aegypti. ( ) Levantamento do percentual de imóveis com presença de larvas de Aedes aegypti. ( ) Relação entre o número do tipo de recipiente positivo e o número de recipientes positivos pesquisados (para pesquisa de larvas).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2548815 Saúde Pública
A dengue é uma doença febril causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. É uma grande preocupação na saúde pública mundial, pois acomete grande número de pessoas e, em alguns casos, pode ser fatal. A prevenção é a estratégia mais eficaz para interromper o ciclo de transmissão da doença. São formas comprovadamente eficazes de prevenção da dengue, EXCETO: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: E
5: B
6: B
7: D
8: C
9: B
10: A