Questões de Concurso Público Prefeitura de Cruz Alta - RS 2024 para Nutricionista
Foram encontradas 10 questões
O Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde (2014) aborda a alimentação em uma perspectiva ampla, considerando a relação com a saúde, o bem-estar e aspectos sociais. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo:
I. Compartilhar refeições em um ambiente social com amigos ou familiares pode influenciar a quantidade e o tipo de alimento consumido, mas o Guia reforça que essa prática pode tanto beneficiar quanto prejudicar a qualidade da alimentação, dependendo do contexto.
II. O consumo de polivitamínicos confere os mesmos efeitos protetivos que o consumo de frutas, legumes e verduras, uma vez que ambos fornecem micronutrientes essenciais à saúde, prevenindo doenças crônicas como doenças cardíacas e certos tipos de câncer.
III. Os efeitos positivos de padrões alimentares tradicionais se devem ao conjunto de alimentos, à forma como são preparados e consumidos, mas o Guia também destaca a importância da variedade e moderação de alimentos ultraprocessados como parte de uma alimentação saudável.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Coluna 1
1. Aumenta o esvaziamento gástrico. 2. É responsável pela hidrólise inicial das proteínas. 3. Promove saciedade e diminui o esvaziamento gástrico.
Coluna 2
( ) Colecistocinina (CCK). ( ) Gastrina. ( ) GLP-1 (Glucagon-like Peptide-1). ( ) Motilina.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre a alimentação das crianças, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A criança amamentada exclusivamente até os 6 meses de vida por mãe bem nutrida não necessita, nesse período, de suplementação de vitamina K.
( ) A suplementação de zinco não é indicada, mas deve-se enfatizar o consumo de alimentos ricos no mineral (como carnes, vísceras, ovos, cereais integrais e legumes) associados a fontes de vitamina C, para melhorar sua absorção.
( ) Às crianças amamentadas exclusivamente por mães vegetarianas estritas, recomenda-se a suplementação de vitamina D.
( ) Logo após almoço ou jantar, não devem ser ofertados chás e café à criança, indica-se ofertar frutas cítricas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Conforme as recomendações do PNAE sobre cardápios, analise a sentença abaixo:
Para a elaboração de um cardápio adequado e saudável, devem ser respeitados os princípios de quantidade, qualidade, harmonia e adequação (1ª parte). Em vista disso, deve-se procurar padronizar ao máximo a alimentação para que o indivíduo tenha sua necessidade de nutrientes devidamente atendida, garantindo crescimento e desenvolvimento adequados, além de contribuir com a formação dos hábitos alimentares, evitando a monotonia alimentar (2ª parte). Na Resolução CD/FNDE nº 06/2020, a variabilidade aparece claramente definida quando se recomenda semanalmente o fornecimento de no mínimo 14 alimentos in natura ou minimamente processado, para os casos de oferta de três refeições ou mais por dia, para atender no mínimo 70% das necessidades diárias (3ª parte).
Quais partes estão corretas?