Questões de Concurso Público Prefeitura de Cruzaltense - RS 2024 para Psicólogo Social e Educacional

Foram encontradas 10 questões

Q2537966 Psicologia
De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 005/2003, a especialidade de Psicologia Social contempla as seguintes funções:


I. Atuar de forma fundamentada na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social.

II. Desenvolver atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários, no âmbito da saúde, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social.

III. Propor políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, geracionais, de orientação sexual, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou definição de políticas públicas.

IV. Realizar estudo, pesquisa e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade, com o intuito de promover a problematização e a construção de proposições que qualifiquem o trabalho e a formação no campo da Psicologia Social.


Quais estão corretas?
Alternativas
Q2537967 Psicologia
A intervenção psicossocial tem um caráter amplo que abrange indivíduos, grupos, instituições, organizações e comunidade, cujo objetivo pauta-se na prevenção e na promoção da saúde, através de um processo de interação entre o sujeito e seu meio social. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as etapas do processo de intervenção psicossocial às suas respectivas definições.

Coluna 1

1. Diagnóstico. 2. Delineamento. 3. Desenvolvimento. 4. Avaliação. 5. Devolução.


Coluna 2

( ) Planejar e elaborar um projeto interventivo.

( ) Realizar a caracterização da instituição, analisar as necessidades psicossociais e delimitar o escopo da intervenção.

( ) Aplicar a intervenção, considerando que, se necessário, mudanças podem ser realizadas de acordo com os feedbacks do grupo.

( ) Transmitir os resultados da intervenção para os envolvidos (grupo, instituição, comunidade), bem como avaliar a possibilidade de propagação do conhecimento adquirido através de publicações científicas.

( ) Analisar a eficácia da intervenção.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2537968 Psicologia
A LGBTQIA+fobia, tal qual outras formas de preconceito – xenofobia, racismo, antissemitismo –, é uma manifestação arbitrária de designar o outro como seu “oposto”. Contrário à norma, inferior ou anormal. Desse modo, o sofrimento psíquico não é fruto das orientações sexuais ou das identidades de gênero em si, mas sim da LGBTQIA+fobia estrutural que as qualificam como expressões anormais ou patológicas (CRP, 2023). Nesse contexto, analise as assertivas abaixo acerca da atuação do psicólogo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Acolher o sofrimento psíquico desses indivíduos, entendendo que este decorre da não aceitação social de suas orientações sexuais e/ou identidades de gênero.

( ) Considerar o sofrimento psíquico como advindo somente da subjetividade do sujeito, excluindo o contexto histórico social e ambiental ao qual está inserido.

( ) Olhar para o indivíduo como um ser inserido em um contexto histórico social, influenciado por fatores ambientais e socioculturais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2537969 Psicologia
De acordo com a Resolução nº 17/2022, que dispõe acerca de parâmetros para práticas psicológicas em contextos de atenção básica, secundária e terciária de saúde, a psicóloga e o psicólogo deverão atuar de modo a promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades, fortalecendo o acesso universal e contribuindo para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, conforme Princípio Fundamental II, do Código de Ética Profissional do Psicólogo. A Resolução mencionada designa ações a serem realizadas no exercício profissional do psicólogo, quais sejam:


I. Apoio, suporte, matriciamento e construção de projetos terapêuticos singulares junto aos usuários, familiares e demais profissionais de saúde.

II. Compartilhamento de saberes, práticas colaborativas e articulações intra e intersetoriais.

III. Educação permanente, educação popular e comunitária, preceptoria e formação.


Quais estão corretas?
Alternativas
Q2537970 Psicologia
“Ao falarmos de Psicologia Social, estamos nos referindo a uma perspectiva, a uma forma de compreender _____________ que são encarnados por pessoas, processos que são produto da ação e intervenção dos indivíduos, mas cujos fins têm consequências que vão além de tais ações e dos mesmos indivíduos que as produzem. O _____________, através de suas instituições, condiciona as atividades das pessoas, _____________ os tipos de interação possíveis, mas este é, por sua vez, um produto das ações e interações das pessoas” (Alvaro, Garrido, 2006).

Assinale a alternativa que preenche, corretamente e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2537971 Psicologia
As práticas de intervenção na psicologia educacional levam em consideração o desenvolvimento histórico do conhecimento acerca dos processos de ensino e aprendizagem, que perpassam desde concepções higienistas até aquelas que as consideram uma síntese de determinações pedagógicas, institucionais, políticas, culturais e econômicas. Dessa forma, o contexto social e histórico em que se produz o processo de escolarização precisa estar no foco da análise das práticas escolares. São práticas atribuídas ao psicólogo educacional, EXCETO:
Alternativas
Q2537972 Psicologia
Como recurso fundamental para as práticas de saúde que são desenvolvidas na atenção primária, há o trabalho que pode ser realizado com pequenos grupos. O manejo adequado dessa modalidade possibilita que um maior número de pessoas possa ser assistido sem que haja perda de qualidade na entrega do serviço. A realização de grupos com enfoque na prevenção e promoção de saúde pode ocorrer de forma multidisciplinar, em que há uma coordenação conjunta, podendo o psicólogo ser um facilitador no manejo dos aspectos subjetivos do processo grupal. Nesse sentido, são funções dos coordenadores de grupo, EXCETO: 
Alternativas
Q2537973 Psicologia
Em sua prática profissional, pode ser solicitado ao psicólogo a apresentação de informações documentais com objetivos diversos. A confecção de tais documentos precisa levar em consideração a promoção e o respeito aos direitos humanos, levando em conta as implicações sociais decorrentes da finalidade do uso dos documentos produzidos pelos profissionais. Tais documentos precisam ser elaborados preservando a relação de confiabilidade e sigilo, conforme previsto no Código de Ética profissional da psicologia. Os documentos possíveis de serem elaborados e emitidos por psicólogos e as regras de sua emissão estão dispostos na Resolução do CFP 07/2003. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os documentos psicológicos às suas respectivas definições.

Coluna 1
1. Declaração. 2. Atestado psicológico. 3. Relatório/laudo psicológico. 4. Parecer psicológico.


Coluna 2


( ) É um documento que visa a informar a ocorrência de fatos, ou situações objetivas, relacionados ao atendimento psicológico. Pode conter informações como o comparecimento do atendido e/ou do seu acompanhante, acompanhamento psicológico do atendido, informações sobre as condições do atendimento. Nesse documento não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.

( ) É um documento que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita. Pode ter como finalidade justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante, determinar a aptidão ou não para atividades específicas, após realização de um processo de avaliação psicológica e solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante.

( ) É um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. Pode ter por finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão-problema”, visando dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.

( ) É um documento que apresenta de forma descritiva situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Pode ter por finalidade a apresentação de procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição.


A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2537974 Psicologia
 Sobre a atuação da Psicologia Social em relação às funções realizadas no acolhimento de mulheres em situação de violência: “O acolhimento está relacionado à _________ inicial da mulher em situação de violência e à demonstração por parte dos atendentes de que as demandas dessa mulher estão sendo ouvidas, acolhidas e respeitadas, com confidencialidade e cuidado. A ideia de acolhimento pode estar associada aos conceitos difundidos no campo da saúde que a define como um conjunto de ações ou procedimentos que busca garantir acesso aos usuários a determinado serviço com o objetivo de escuta adequada para resolver os problemas ou encaminhamento quando necessários. Trata-se de uma abertura dos serviços para as demandas dos usuários/as e a _____________ por parte dos profissionais de saúde pelos casos atendidos de modo interdisciplinar. Entendido no âmbito do atendimento inicial, o acolhimento constitui fator determinante para a permanência ou não da mulher na rede e sua satisfação no atendimento. Ser ouvida e acreditada sem ____________ é uma necessidade essencial. A mulher deve ser acolhida de modo a ser possível a compreensão dos aspectos subjetivos advindos da violência” (CRP, 2012).


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q2537975 Psicologia
Povos tradicionais são definidos e se reconhecem como grupos culturalmente diferenciados que se organizam socialmente de maneira própria. Em relação à atuação do Psicólogo com Povos Tradicionais: “Com o objetivo de uma atuação sensível e _________ junto às comunidades tradicionais, as(os) psicólogas(os) devem deslocar seu fazer enraizado em uma racionalidade instrumental tecnicista _____________, para ações que vislumbram as experiências coletivas e as singularidades de saberes que se expressam no cotidiano destas comunidades. Para tal atuação, as(os) psicólogas(os) devem reconhecer as limitações da Psicologia diante da diversidade de conhecimentos e modos de compreensão do mundo presentes nas comunidades tradicionais; e sobre elas promover alianças capazes de inventar fazeres que são produzidos a partir das _____________ com e nas comunidades” (CRP, 2019).


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: E
5: A
6: C
7: D
8: B
9: A
10: C