Questões de Concurso Público Prefeitura de Ibirapuitã - RS 2024 para Professor de Séries Iniciais

Foram encontradas 5 questões

Q3305776 Pedagogia
Analise a seguir as descrições de três diferentes metodologias de ensino:

 A sala de aula tem um limite de alunos, para que os educadores possam acompanhar o desenvolvimento mental, físico, sensível e moral deles com maior atenção.

 A transmissão de informações ocorre de maneira hierárquica – do professor para o aluno – e o progresso do estudante é medido por avaliações periódicas, às quais são atribuídas notas de desempenho. O objetivo é fornecer ao aluno uma base sólida de informações.

 O aluno desempenha um papel mais ativo no processo de aprendizagem, fazendo com que seu senso crítico evolua por meio dos questionamentos. O processo estimula o debate, a formulação de hipóteses, a resolução de problemas e o uso de vivências pessoais.


Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o nome das metodologias descritas no trecho acima.
Alternativas
Q3305857 Pedagogia
Em relação ao ensino e a aprendizagem, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A relação entre ensino e aprendizagem não é mecânica, não é uma simples transmissão do professor que ensina para um aluno que aprende.
PORQUE
II. É uma relação recíproca na qual se destacam o papel dirigente do professor e a atividade dos alunos, e o ensino visa estimular, dirigir, incentivar e impulsionar o processo de aprendizagem dos alunos.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3305859 Pedagogia
Sobre alfabetização e letramento nos Anos Iniciais, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O letramento abrange a capacidade de o indivíduo colocar-se como autor (sujeito) do seu próprio discurso, no que se refere não só à relação com o texto escrito, mas também à relação com o texto oral.

II. Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário, o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.

III. Letramento está diretamente relacionado com a língua escrita e seu lugar, suas funções e seus usos nas sociedades letradas, ou mais especificamente, grafocêntricas.

IV. Um projeto de letramento constitui-se de práticas que desencadeiam ações de leitura e de escrita. Essas ações viabilizam a análise de ações de leitura e de escrita. 
Alternativas
Q3305860 Pedagogia
A avaliação é individual e, ainda, deve ser calcada nos objetivos e não em notas. É fundamental que se tenha uma visão sobre o aluno como um ser social, cultural e político, em conformidade com o senso crítico, sujeito de seu próprio conhecimento. Em relação à avaliação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Para que a avaliação diagnóstica seja possível, é preciso compreendê-la e realizá-la comprometida com uma concepção pedagógica histórico-crítica.

( ) A avaliação terá de ser o instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem trilhados.

( ) A avaliação é parte dissociada do processo de ensino-aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos.

( ) A avaliação tem sua origem na escola contemporânea com a prática de provas e exames e sistematizou-se a partir do século XVI e XVII, com a consolidação da classe operária.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3305861 Pedagogia
De acordo com Vasconcelos (2006), o planejamento baseia-se na necessidade de modificação. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo:

1. Abrange diferentes esferas, sendo que os educadores conhecem e têm acesso contínuo ao plano global da escola, para, a partir das propostas apresentadas nele, desenvolver seu planejamento diário.

2. O planejamento, enquanto construção-transformação de representações, é uma mediação teóricometodológica para ação, que, em função de tal mediação, passa a ser consciente e intencional.

3. Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada, é agir de acordo com o previsto; é buscar algo incrível, essencialmente humano: o real comandado pelo ideal.

4. O planejamento exige que a pessoa docente tenha consciência de que situações inesperadas acontecem, portanto é necessária uma avaliação sucessiva acerca do processo de planejamento de ensino-aprendizagem.

5. A percepção da necessidade de modificação da realidade é maior, pois quem não está querendo nada, quem não quer mudar nada, obviamente não sente interesse em planejar.


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: C
5: E