Questões de Concurso Público Prefeitura de Monte Castelo - SC 2024 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 25 questões

Q2530749 Engenharia Civil
De acordo com o exposto na ABNT NBR 5626/2020, que trata dos sistemas prediais de água fria e água quente (projeto, execução, operação e manutenção), é correto afirmar que ramal predial é um(a): 
Alternativas
Q2530750 Engenharia Civil
Conforme a ABNT NBR 5626/2020, que trata do projeto, execução, operação e manutenção dos sistemas prediais de água fria e água quente, fazem parte da referida Norma os seguintes termos e suas respectivas definições:

I. Retrossifonagem: refluxo de água usada, proveniente de um reservatório, aparelho sanitário ou de qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulação, pelo fato da sua pressão ser inferior à atmosférica.

II. Restritor de vazão: componente instalado na peça de utilização com a finalidade de evitar a perda de carga localizada.

III. Sifão térmico: tubulação vertical em forma de “U”, invertido ou não, com a finalidade de dificultar a transmissão de calor pela água por convecção natural.


Quais estão corretas?
Alternativas
Q2530751 Engenharia Civil
Em relação à geração de água quente em um sistema predial, sabe-se que a eficiência de um aquecedor de água, na conversão de uma dada forma de energia em calor (dependendo do tipo de aquecedor), para aquecer a água, representa um grande impacto na eficiência global do sistema, de acordo com a ABNT NBR 5626/2020. Relacionado ao exposto, referente à geração de água quente, analise as assertivas a seguir:


I. A geração de água quente pode ser feita de uma forma mais eficiente, selecionando-se um aquecedor de água com nível maior de eficiência (eficiência local) e utilizando-se um tipo de energia com maior eficiência global, considerando-se a cadeia de suprimento de energia (eficiência global).

II. Recomenda-se a utilização de aquecedor(es) de água que possua(m) nível A de eficiência no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) ou que atendam a níveis de eficiência equivalentes.

III. O volume armazenado de água quente está diretamente vinculado ao uso da energia necessária para garantia de temperatura de fornecimento. Sistemas com menor volume armazenado desperdiçam menor quantidade de água e energia.

Quais estão corretas? 

Alternativas
Q2530752 Engenharia Civil
Em relação ao método de ensaio utilizado na determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone, segundo a ABNT NBR 16889/2020: Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone, analise as assertivas a seguir:

I. Quando a dimensão nominal máxima do agregado for superior a 37,5 mm, o ensaio deve ser realizado sobre a fração do concreto que passa pela peneira com abertura de malha de 37,5 mm.

II. Deve-se adensar cada camada com 15 golpes da haste de adensamento e distribuir uniformemente os golpes sobre a seção de cada camada. Para o adensamento da camada superior, é necessário inclinar levemente a haste e efetuar cerca de metade dos golpes em forma de espiral até o centro.

III. A operação completa, desde o início de preenchimento do molde com concreto até a sua retirada, deve ser realizada sem interrupções e completada em um intervalo de 150 segundos. A duração total do ensaio deve ser de no máximo 10 minutos desde a coleta da amostra até o desmolde (final do ensaio).

IV. Caso ocorra desmoronamento ou deslizamento em duas determinações consecutivas, o concreto é considerado plástico e coeso o suficiente para a aplicação do ensaio de abatimento.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2530753 Engenharia Civil
Em relação ao processo de perfuração da sondagem de simples reconhecimento com SPT (Standard Penetration Test), preconizado pela ABNT NBR 6484/2020, tem-se que a sondagem deve ser iniciada com emprego do trado-concha ou cavadeira manual até a profundidade de ______ metro(s), seguindo-se a instalação, até essa profundidade, do primeiro segmento do tubo de revestimento dotado de sapata cortante. Quando a cota de ensaio e amostragem for atingida, a composição de perfuração deve ser suspensa a uma altura de ______ milímetros do fundo do furo, mantendo-se a circulação de água por tempo suficiente, até que todos os detritos da perfuração tenham sido removidos do interior do furo.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2530754 Engenharia Civil
A ABNT NBR 6118/2023, que aborda os procedimentos das estruturas de concreto, apresenta em seu texto as taxas mínimas de armadura de flexão utilizadas no dimensionamento das vigas. Considerando que uma viga seja composta por concreto de classe C30, tenha 20 cm de base e 35 cm de altura, qual é o valor da armadura longitudinal mínima, em cm²? 
Alternativas
Q2530755 Engenharia Civil
Seguindo as recomendações da ABNT NBR 6118/2023, que aborda todos os procedimentos do projeto de estruturas de concreto, a definição aplicada à armadura passiva é: 
Alternativas
Q2530756 Engenharia Civil
Os mecanismos de deterioração da estrutura propriamente dita são todos aqueles relacionados às ações mecânicas, movimentações de origem térmica, impactos, ações cíclicas, retração, fluência e relaxação, bem como às diversas ações que atuam sobre a estrutura. Sua prevenção requer medidas específicas, que devem ser observadas em projeto, de acordo com a ABNT NBR 6118/2023 ou normas brasileiras específicas. São exemplos de medidas preventivas:


I. Barreiras protetoras em pilares (de viadutos pontes e outros) sujeitos a choques mecânicos.

II. Período de cura após a concretagem.

III. Juntas de dilatação em estruturas sujeitas a variações volumétricas.

IV. Isolamentos isobáricos, em casos específicos, para prevenir patologias causadas por variações de pressão atmosférica.


Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2530757 Engenharia Civil
Deve ser evitada a presença ou acumulação de água proveniente de chuva ou decorrente de água de limpeza e lavagem sobre as superfícies das estruturas de concreto, como preconiza a ABNT NBR 6118/2023. Diante do exposto, analise as assertivas a seguir:


I. As superfícies expostas horizontais, como coberturas, pátios, garagens, estacionamentos e outras, devem ser convenientemente drenadas, com a disposição de ralos e condutores.

II. Todas as juntas de movimento ou de dilatação em superfícies sujeitas à ação de água devem ser convenientemente seladas, de forma a tornarem-se estanques à passagem (percolação) de água.

III. Todos os topos de platibandas e paredes devem ser protegidos, todos os beirais devem ter pingadeiras, e os encontros em diferentes níveis devem ser protegidos por rufos.


Quais estão corretas?
Alternativas
Q2530758 Engenharia Civil
Na Figura 1, observa-se uma viga isostática de 7 m de comprimento submetida a um carregamento distribuído de 8 kN/m, aplicado nos primeiros 5 m, contados a partir do apoio A, e a um carregamento concentrado de 30 kN, aplicado a 1 m do apoio B. Os valores das reações de apoio verticais em A (apoio duplo) e em B (apoio simples) são, respectivamente: 
Alternativas
Q2530759 Engenharia Civil
Ainda sobre a viga apresentada na Figura 1, qual é o valor do momento fletor máximo na posição x = 3,75 m (ponto C)?
Alternativas
Q2530760 Engenharia Civil
De acordo com a ABNT NBR 6120/2019, que trata das ações para o cálculo de estruturas de edificações, analise as assertivas a seguir sobre alguns termos e suas respectivas definições:


I. Ações características nominais: ações com baixa variabilidade, cujos valores característicos superior e inferior diferem muito pouco entre si, sendo adotados como característicos os valores médios das respectivas distribuições.

II. Ações de construção: ações variáveis que se deslocam relativamente à estrutura em que atuam, conservando-se a posição relativa das forças que a compõem.

III. Ações variáveis normais: ações de uso e ocupação da edificação atuantes sobre pisos, coberturas, barreiras, guarda-corpos e parapeitos, divisórias móveis, pressões hidrostáticas e hidrodinâmicas (exceto o peso da água em piscinas e reservatórios que permanecem cheios durante a maior parte da vida da edificação), forças devido à ação do vento e variação de temperatura.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2530761 Engenharia Civil
Em relação a cargas variáveis em coberturas, conforme a ABNT NBR 6120/2019, todo elemento isolado de coberturas (ripas, terças, barras de banzo superior de treliças) deve ser projetado para suportar, na posição mais desfavorável, uma determinada carga concentrada, além do carregamento permanente. Essa carga concentrada deve ser considerada atuando isolada das demais forças variáveis. Coberturas sujeitas a receber outras cargas concentradas (talhas, itens de comunicação visual, divisórias móveis nas suas possíveis posições etc.) devem ser verificadas conforme o caso. Assinale a alternativa que apresenta o valor correto da referida carga concentrada. 
Alternativas
Q2530762 Engenharia Civil
A estaca é um elemento de fundação profunda executado inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que, em qualquer fase de sua execução, haja trabalho manual em profundidade. Os materiais empregados podem ser: madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in loco, argamassa, calda de cimento ou qualquer combinação dos anteriores. De acordo com a ABNT 6122/2022, que trata do projeto e execução de fundações, a estaca trado vazado segmentado (Hollow Auger) é definida como: 
Alternativas
Q2530763 Engenharia Civil
Há várias formas para se caracterizar o solo quanto à sua expansibilidade. O ensaio mais comum é o que emprega o equipamento utilizado no ensaio de adensamento. Outros ensaios de laboratório que também podem fornecer informações sobre a expansibilidade do solo são: 

I. Granulometria (pela porcentagem da fração argila). II. Índice de elasticidade. III. Adsorção de azul-de-metileno. IV. Análise termodinâmica.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q2530764 Engenharia Civil
Seguindo as recomendações da ABNT NBR 5410/2008, que trata das instalações elétricas de baixa tensão, o número de pontos de tomada deve ser determinado em função da destinação do local e dos equipamentos elétricos que podem ser aí utilizados, observados alguns critérios. Para um dormitório tenha uma área de 25 m² e dimensões de 5 m x 5 m em planta, qual é o número mínimo de tomadas que a Norma estabelece?
Alternativas
Q2530765 Engenharia Civil
A potência a ser atribuída a cada ponto de tomada é função dos equipamentos que ele poderá vir a alimentar. De acordo com o exposto na ABNT NBR 5410/2008, sobre as potências atribuíveis aos pontos de tomada, analise as assertivas abaixo:

I. Em varandas, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada. No entanto, admite-se que o ponto de tomada não seja instalado na própria varanda, mas próximo ao seu acesso, quando a varanda, por razões construtivas, não comportar o ponto de tomada, quando sua área for inferior a 2 m² ou, ainda, quando sua profundidade for inferior a 0,80 m.

II. Em salas e dormitórios deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada para cada 5 m ou fração de perímetro, devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto possível. Particularmente no caso de salas de estar, deve-se atentar para a possibilidade de que um ponto de tomada venha a ser usado para alimentação de mais de um equipamento, sendo recomendável equipá-lo, portanto, com a quantidade de tomadas julgada adequada.

III. Em banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, deve-se usar no mínimo 600 VA por ponto de tomada, até três pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, considerando-se cada um desses ambientes separadamente.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2530766 Engenharia Civil
Na ABNT NBR 8800/2008, responsável pelo projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios, são utilizados valores característicos ou nominais das propriedades mecânicas dos materiais. Nesse sentido, o concreto de baixa densidade deve ter massa específica mínima de ____________ e máxima de ____________, sem armadura.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2530767 Engenharia Civil
Um carregamento é definido pela combinação das ações que têm probabilidades não desprezáveis de atuarem simultaneamente sobre a estrutura durante um período preestabelecido. A combinação das ações deve ser feita de forma que possam ser determinados os efeitos mais desfavoráveis para a estrutura; a verificação dos estados-limites últimos e dos estados-limites de serviço deve ser realizada em função de combinações últimas e combinações de serviço, respectivamente. Em relação à combinação de ações, analise as assertivas a seguir:


I. Combinações últimas normais: decorrem do uso previsto para a edificação. Devem ser consideradas tantas combinações de ações quantas forem necessárias para verificação das condições de segurança em relação a todos os estados-limites últimos aplicáveis. Em cada combinação, devem estar incluídas as ações permanentes e a ação variável principal, com seus valores característicos e as demais ações variáveis, consideradas secundárias, com seus valores reduzidos de combinação.

II. Combinações últimas especiais: decorrem da atuação de ações variáveis de natureza ou intensidade especial, cujos efeitos superam em intensidade os efeitos produzidos pelas ações consideradas nas combinações normais. Os carregamentos especiais são transitórios, com duração muito pequena em relação ao período de vida útil da estrutura. A cada carregamento especial corresponde uma única combinação última especial de ações, na qual devem estar presentes as ações permanentes e a ação variável especial, com seus valores característicos, e as demais ações variáveis com probabilidade não desprezável de ocorrência simultânea, com seus valores reduzidos de combinação.


III. Combinações últimas de construção: devem ser levadas em conta nas estruturas em que haja riscos de ocorrência de estados-limites últimos já durante a fase de construção. O carregamento de construção é transitório e sua duração deve ser definida em cada caso particular. Devem ser consideradas tantas combinações de ações quantas sejam necessárias para verificação das condições de segurança em relação a todos os estados-limites últimos que são de se temer durante a fase de construção. Em cada combinação, devem estar presentes as ações permanentes e a ação variável principal, com seus valores característicos e as demais ações variáveis, consideradas secundárias, com seus valores reduzidos de combinação.


Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2530768 Engenharia Civil
O empolamento é um fenômeno característico dos solos, que ocorre pela sua expansão volumétrica ao ser escavado devido à introdução de ar nos vazios do material. É um processo oposto ao da compactação. Esse aumento volumétrico chega a ser considerável em alguns casos, fato que o torna importante na terraplanagem e, principalmente, quanto ao transporte de material. Diante do exposto, considerando uma obra em que se necessita escavar, de acordo com o serviço de topografia, 45 m³ de solo, e que a taxa de empolamento do solo em questão é de 25%, qual é o número de caçambas necessário para transportar o volume de solo solto, sendo que cada caçamba comporta um volume de 5 m³?
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: A
5: B
6: C
7: C
8: C
9: E
10: A
11: B
12: A
13: C
14: D
15: A
16: C
17: E
18: B
19: E
20: D