Questões de Concurso Público Prefeitura de Novo Hamburgo - RS 2024 para Enfermeiro
Foram encontradas 4 questões
Ainda sobre a atenção primária, o enfermeiro é peça-chave na estratégia de saúde da família, que é a principal estratégia de expansão e consolidação da atenção primária. Conforme a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) vigente, são atribuições do enfermeiro:
I. Planejar, gerenciar e avaliar, em conjunto com os outros membros da equipe, as ações desenvolvidas tanto pelos técnicos de enfermagem quanto pelos agentes comunitários de saúde e pelos agentes de combate às endemias.
II. Realizar consulta de enfermagem, procedimentos, solicitação de exames e prescrição de medicações conforme protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas estabelecidas no município.
III. Supervisionar as ações do agente comunitário de saúde.
IV. Realizar consultas de pré-natal, ausculta com aparelho sonar fetal e ecografias durante as consultas, quando existir aparelho de ultrassom disponível no serviço.
V. Realizar triagem com classificação de risco, conforme o Protocolo de Manchester, à demanda espontânea da Unidade Básica de Saúde (UBS).
Quais estão corretas?
A PNAB, atualizada em 2017, ampliou o escopo de atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) para realização de procedimentos em pacientes no domicílio, desde que ele esteja devidamente capacitado e supervisionado por um profissional de saúde de nível superior. Assinale a alternativa que apresenta tais procedimentos.
De acordo com a PNAB, as ações e serviços da Atenção Básica (AB) deverão seguir dois padrões de atendimento. O primeiro está relacionado aos procedimentos e ações básicas vinculadas às condições essenciais de acesso à AB, e o segundo visa a alcançar padrões elevados de acesso, considerando as especificidades locais, os indicadores e parâmetros previamente estabelecidos nas regiões de saúde. Assinale a alternativa que indica como esses padrões são denominados, segundo a PNAB, respectivamente.
A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde realizada na ocorrência de suspeita ou confirmação de doenças, agravos ou eventos de interesse para a saúde pública. Sobre esse tema, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A notificação compulsória de casos de intoxicações exógenas se tornou obrigatória em 2011, a partir da publicação da Portaria GM/MS nº 104, de 25 de janeiro.
( ) A Portaria GM/MS nº 1.271/2014 manteve a intoxicação exógena na lista de doenças e agravos de notificação compulsória e ainda definiu que a tentativa de suicídio deve ser de notificação compulsória imediata, sendo esta realizada pelo profissional que prestar o primeiro atendimento ao paciente, seja ele responsável pelo serviço de saúde ou profissional de saúde.
( ) Em 2022, o Ministério da Saúde tornou obrigatória a notificação de todos os resultados de testes diagnósticos para detecção de vírus monkeypox realizados por laboratórios públicos ou privados, em todo o território nacional.
( ) A Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública contém a doença ou o agravo que deve ser notificado, bem como a periodicidade da notificação, que pode ser diária, semanal, mensal ou semestral.
( ) Esquistossomose, febre maculosa, hepatites virais e toxoplasmose gestacional e congênita são exemplos de doenças de notificação compulsória.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: