Questões de Concurso Público Prefeitura de Panambi - RS 2024 para Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais
Foram encontradas 19 questões
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Valores.
II. Objetos pessoais.
III. Espaços políticos partidários.
Quais estão corretos?
1. Orientação para o trabalho.
2. Proselitismo religioso.
3. Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.
4. Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
I. O atendimento aos alunos que frequentam o AEE deve ocorrer preferencialmente no mesmo turno das aulas regulares desses alunos.
II. A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é o local onde os professores de AEE podem atender um aluno ou um grupo de alunos que necessitam aprender o uso de recursos de apoio para seu acesso e participação escolar.
III. A SRM é o local onde o professor de AEE recebe a família do aluno atendido, os profissionais da área clínica e os professores das salas comuns.
Quais estão corretas?
Tendo por base o Modelo de Jantsch, analise as características da figura abaixo e as
assertivas sobre ela:
I. A figura representa o modelo da interdisciplinaridade.
II. A figura representa o sistema de um só nível.
III. A figura representa um único objetivo, com cooperação limitada.
Quais estão corretas?
I. Dar ênfase às relações entre adultos e crianças que não falam, não andam e necessitam estabelecer outras formas não verbais ou não convencionais de comunicação.
II. Manter uma constante reflexão acerca do contexto em que é produzida, ou seja, dos temas culturais gerais contemporâneos que influenciam de modo incisivo as questões ligadas à educação da pequena infância.
III. Ter como centro de sua teorização a educação das crianças pequenas, situando-a em sua construção como um sujeito de relações que está inserido em uma determinada cultura.
Quais estão corretas?
I. O estímulo ao pensamento criativo, por meio de perguntas, da avaliação das respostas, de argumentar e do uso da tecnologia da comunicação e da informação amplia a possibilidade da criança compreender a si mesma e ao mundo social.
II. A progressão do conhecimento da criança precisa ocorrer pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem.
III. O ambiente escolar precisa ser organizado em torno dos interesses manifestados pelas crianças e pelas suas vivências mais imediatas.
IV. O foco da ação pedagógica é a alfabetização, garantindo amplas oportunidades ao aluno para que ele se aproprie do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramento.
( ) Nessa etapa, o objetivo da avaliação é fazer um levantamento de dados sobre o desenvolvimento das atividades que foram planejadas para, então, tomar decisões coerentes com os objetivos que se deseja alcançar.
( ) No que se refere à observação, o professor, ao fazer as anotações, deve anotar o que está vendo da maneira mais detalhada possível, sem interpretar as ações das crianças.
( ) A avaliação é um processo que serve como coleta de dados para permitir melhorar a prática docente, sempre considerando os interesses das crianças.
( ) A observação é um instrumento que auxilia o professor, pois permite a realização do registro, mas não é necessário realizá-lo ao longo do processo e sim apenas ao final.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. É necessário trabalhar entendendo que o mundo moderno requer habilidades e conhecimentos que antes eram desnecessários e que, agora, constituem condições indispensáveis para a inserção da criança no seu contexto social.
II. A prática docente requer que o professor esteja mais preocupado com o aluno do que com o conhecimento a ser transmitido, bem como com suas reações frente a esse conhecimento.
III. O trabalho, cada vez mais, depende do conhecimento teórico adquirido pelo docente para controlar de forma inequívoca as situações de conflito e incertas que surgem na sala de aula.
IV. A educação deve ser compreendida como um evento único e isolado na escola e com um processo que tem o seu ritmo próprio, cujo acompanhamento e desenvolvimento não podem sofrer interferências sociais constantes.