Questões de Concurso Público SES-RJ 2024 para Residência Multiprofissional - Serviço Social em Saúde da Família

Foram encontradas 5 questões

Q3182084 Medicina
A Portaria nº 2.979/2019 do Ministério da Saúde institui o Programa Previne Brasil, que estabelece o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS/2017. Nesse sentido, é correto afirmar que o financiamento federal de custeio da APS será constituído: 
Alternativas
Q3182085 Medicina
De acordo com o disposto na Lei nº 8.080/1990, Seção I – Das Atribuições Comuns, é correto afirmar que exercerão, em seu âmbito administrativo, as atribuições de elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para a promoção da saúde do trabalhador: 
Alternativas
Q3182086 Medicina
De acordo com a Portaria de Consolidação nº 1/2017, analise as seguintes assertivas sobre direitos e deveres dos usuários da saúde no SUS:

I. É direito da pessoa, na rede de serviços de saúde, ter atendimento humanizado, acolhedor, livre de qualquer discriminação, restrição ou negação em virtude de idade, raça, cor, etnia, religião, orientação sexual, identidade de gênero, condições econômicas ou sociais, estado de saúde, de anomalia, patologia ou deficiência.
II. Toda pessoa tem direito a participar dos conselhos e conferências de saúde e de exigir que os gestores cumpram os princípios estabelecidos.
III. Toda pessoa tem responsabilidade para que seu tratamento e recuperação sejam adequados e sem interrupção. Para que isso seja cumprido, as pessoas deverão comunicar à autoridade sanitária local a ocorrência de um caso de doença transmissível, salvo quando a situação requerer seu isolamento ou quarentena.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3182087 Medicina
A respeito da Epidemiologia, seus conceitos e aplicabilidade no SUS, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3182088 Medicina
A Portaria nº 2.436/2017 aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do SUS. Nesse sentido, essa Portaria estabelece que compete, especificamente à Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), participar ___________________________ com as equipes que atuam na Atenção Básica à que estão vinculadas; contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS; realizar discussão de casos, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, entre outras ações, no território.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: D
5: A