Questões de Concurso Público SMS de São Paulo - SP 2024 para Residência Multiprofissional em Neonatologia - Enfermagem
Foram encontradas 40 questões
I. Cumprir e fazer cumprir o Código de Deontologia da Enfermagem é uma atribuição privativa do enfermeiro.
II. As atividades de cuidados à gestante e à parturiente, assistir ao parto normal e cuidar da puérpera e do recém-nascido, incumbidas ao parteiro, devem ser exercidas sob supervisão de enfermeiro obstetra, quando realizadas em instituições de saúde, e, sempre que possível, sob controle e supervisão de unidade de saúde, quando realizadas em domicílio ou onde se fizerem necessárias.
III. Os cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida é uma atividade privativa do enfermeiro.
IV. Incumbe a profissionais titulares de diploma ou certificados de obstetriz ou de enfermeira obstétrica a identificação das distocias obstétricas e tomada de providências até a chegada do médico.
Quais estão corretas?
( ) Compete ao enfermeiro a inserção, revisão e retirada do DIU.
( ) Para estar habilitado para a inserção, revisão e retirada do DIU, o enfermeiro precisa ter curso de capacitação presencial com carga horária mínima de 70 horas, sendo no mínimo 20 horas teóricas e teórico-práticas, e 50 horas práticas, com no mínimo 20 inserções supervisionadas durante consulta de Enfermagem nos serviços de saúde.
( ) O Ministério da Saúde recomenda que a inserção do DIU seja feita apenas por médicos capacitados. Compete ao enfermeiro auxiliar durante a realização do procedimento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Protege contra as seguintes doenças: sarampo, caxumba, rubéola e varicela.
( ) A vacina tetraviral é contraindicada para gestantes.
( ) O volume da dose é de 0,5 mL, e a via de administração é a intramuscular.
( ) A vacina tetraviral poderá ser utilizada em substituição à vacina varicela (atenuada) na indisponilidade deste imunobiológico, em pessoas a partir dos 4 anos de idade previamente vacinadas com pelo menos uma dose da vacina tríplice viral.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O risco de dependência está diretamente relacionado à rapidez com a qual a substância produz seu pico de ação. Poucos segundos após a tragada do produto, a nicotina atinge o sistema de recompensa, estimulando a liberação de neurotransmissores, como a dopamina, que é responsável pela sensação de prazer, melhora da cognição, promoção de maior controle de estímulos e emoções negativas e redução de ansiedade e do apetite.
II. A nicotina apresenta meia-vida de duas horas e, após esse período, com a redução dos níveis plasmáticos, sintomas desagradáveis, como irritação, depressão, ansiedade e aumento do apetite, podem surgir e dificultar a abstinência, levando o tabagista a fumar novamente para livrar-se do desconforto.
III. O diagnóstico de dependência da nicotina é clínico e deve ser feito pelo profissional da saúde que atende o usuário de tabaco. Não são utilizados exames físicos, laboratoriais ou de imagem para este fim.
IV. O Teste de Fagerström é uma ferramenta que pode ser usada para auxiliar a avaliação do grau de dependência de nicotina. É composto de seis perguntas, com escores que variam de zero a dez, e indica que o tabagista poderá experimentar sintomas desconfortáveis da síndrome de abstinência quando o resultado encontrado for acima de 6 pontos.
Quais estão corretas?
( ) A prevenção primária do câncer de mama envolve reduzir a exposição a fatores de risco modificáveis e promover fatores de proteção. Controlar o peso corporal, fazer atividade física regularmente e evitar bebidas alcoólicas são, além do aleitamento materno, as medidas recomendadas.
( ) A recomendação do INCA é que a mamografia de rastreamento seja oferecida às mulheres de 30 a 59 anos uma vez a cada dois anos.
( ) Os principais benefícios do rastreamento do câncer de mama são encontrar a doença em fase inicial e ter melhor prognóstico, com tratamento mais efetivo e menor morbidade associada.
( ) A mamografia é considerada o exame padrão para o rastreamento. Mesmo com suas limitações, esse método é ainda o mais efetivo para detectar lesões não palpáveis, principalmente na faixa etária e periodicidade recomendadas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Os testes laboratoriais para o diagnóstico de DM devem ser feitos em todos os indivíduos com sintomatologia sugestiva de diabetes e em indivíduos assintomáticos com risco aumentado de desenvolver essa condição.
II. Poliúria, polidipsia, polifagia, perda de peso inexplicada e desidratação são sinais e sintomas típicos de hipoglicemia.
III. Na presença de sintomas típicos de hiperglicemia, é recomendado que o diagnóstico seja estabelecido quando houver glicemia plasmática ao acaso maior ou igual a 200 mg/dl.
IV. É recomendado estabelecer o diagnóstico de DM se houver glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dl e HbA1c maior ou igual a 6,5%, simultaneamente.
Quais estão corretas?
( ) Para parturientes de risco habitual, recomenda-se a ingestão oral de líquidos e alimentos durante o trabalho de parto.
( ) Para prevenir morbidades infecciosas, é recomendada a limpeza vaginal de rotina com clorexidina.
( ) O bloqueio de nervo pudendo pode ser utilizado para aliviar a dor da distensão perineal e como complemento à analgesia peridural.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1.
1. Vacina viva.
2. Vacina inativada.
Coluna 2
( ) Rotavírus humano.
( ) Febre amarela.
( ) Hepatite B.
( ) Papilomavírus humano.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: