Questões de Concurso Público IF Farroupilha - RS 2025 para Professor EBTT - Sociologia
Foram encontradas 19 questões
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Michel Foucault vê o neoliberalismo como uma racionalidade política que reconfigura normativamente práticas e instituições, uma forma de governamentalidade em que os indivíduos internalizam normas de mercado e regulam seu próprio comportamento de acordo.
II. Pierre Bourdieu considera o neoliberalismo uma utopia da teoria econômica convertida em projeto político, que busca destruir estruturas coletivas e submeter a política aos mercados financeiros globais.
III. O marxismo, em termos gerais, entende o neoliberalismo como uma estratégia política que visa reforçar a hegemonia de classe e expandi-la globalmente, surgindo como resposta à crise do capitalismo na década de 1970.
IV. Foucault e Bourdieu concordam que o neoliberalismo é basicamente um projeto de desregulamentação econômica que visa reduzir o papel do Estado ao mínimo.
V. A abordagem marxista e a de Bourdieu discordam na análise do papel do Estado. Os marxistas o definem como um instrumento de hegemonia de classe, já Bourdieu o caracteriza enquanto agente neutro na implementação do neoliberalismo.
Quais estão corretas?
1. Corte nos gastos públicos. 2. Redução das taxas alfandegárias. 3. Fortalecimento dos blocos econômicos. 4. Estabilidade econômica. 5. Privatização das empresas estatais.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
( ) Ianni sustenta que as desigualdades de raça e de classe podem ser resolvidas dentro de um processo histórico nos marcos da democracia, por meio da ampliação dos sistemas de cotas e outras formas de participação que não expressem o antagonismo social.
( ) Para Ianni, a questão racial influencia as criações culturais e a relação entre economia e sociedade.
( ) O autor sustenta que há uma dicotomia entre classe social e raça, e que elas são mutuamente excludentes, pois o processo de escravidão é anterior ao processo da formação industrial brasileira, enquadrando-se mais no conceito de escravismo colonial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Segundo Durkheim, as maneiras de pensar, agir e sentir exteriores ao indivíduo não poderiam se confundir com os fenômenos orgânicos, pois não consistem em representações e em ações.
II. O argumento de que, com exceção dos objetos matemáticos, todo objeto de ciência é “coisa” compõe o quadro teórico encontrado na Sociologia compreensiva.
III. As condutas humanas que Weber classifica como afetiva, tradicional e racional com relação a valores ou fins são tipos ideais de ação social.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.