Questões de Concurso Público IF Farroupilha - RS 2025 para Professor EBTT - Sociologia

Foram encontradas 19 questões

Q3221430 Sociologia
Para Weber, denomina-se “constituição da comunidade” uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social – no caso particular, ou na média ou no tipo puro – se funda na solidariedade sentida (afetiva ou tradicional) dos participantes. Os casos em que uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social se baseia no ajustamento de interesses por motivos racionais (de carácter axiológico ou teleológico), ou também em uma união de interesses por motivos idênticos, são definidos pelo autor como:
Alternativas
Q3221431 Sociologia
Nas suas grandes linhas, os ____________ asiático, antigo, feudal e, modernamente, o burguês, podem ser designados como épocas progressivas da formação econômica e social. As relações de produção burguesas são a última forma antagônica do processo social da produção, não no sentido de antagonismo individual, mas de um antagonismo que decorre das condições sociais da vida dos indivíduos. Mas as forças produtivas que se desenvolvem no seio da sociedade burguesa criam, ao mesmo tempo, as _______________ para a resolução desse antagonismo. Com essa formação social encerra-se, por isso, a ________________ da sociedade humana.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3221432 Sociologia
Em relação à caracterização do neoliberalismo nas Ciências Sociais, analise as assertivas a seguir:

I. Michel Foucault vê o neoliberalismo como uma racionalidade política que reconfigura normativamente práticas e instituições, uma forma de governamentalidade em que os indivíduos internalizam normas de mercado e regulam seu próprio comportamento de acordo.
II. Pierre Bourdieu considera o neoliberalismo uma utopia da teoria econômica convertida em projeto político, que busca destruir estruturas coletivas e submeter a política aos mercados financeiros globais.
III. O marxismo, em termos gerais, entende o neoliberalismo como uma estratégia política que visa reforçar a hegemonia de classe e expandi-la globalmente, surgindo como resposta à crise do capitalismo na década de 1970.
IV. Foucault e Bourdieu concordam que o neoliberalismo é basicamente um projeto de desregulamentação econômica que visa reduzir o papel do Estado ao mínimo.
V. A abordagem marxista e a de Bourdieu discordam na análise do papel do Estado. Os marxistas o definem como um instrumento de hegemonia de classe, já Bourdieu o caracteriza enquanto agente neutro na implementação do neoliberalismo.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3221433 Sociologia
Assinale a alternativa que melhor expressa o objetivo da Sociologia de acordo com Zygmunt Bauman.
Alternativas
Q3221434 Sociologia
O capitalismo é o sistema que revoluciona de forma permanente as forças produtivas. As diferentes mudanças sugerem novas caracterizações que provocam os cientistas sociais na continuidade de estudos sobre o entendimento desse complexo sistema. No século XX, o chamado neoliberalismo foi a principal forma de denominação dessas mudanças econômicas. Nesse sentido, são características que fazem parte do neoliberalismo:

1. Corte nos gastos públicos. 2. Redução das taxas alfandegárias. 3. Fortalecimento dos blocos econômicos. 4. Estabilidade econômica. 5. Privatização das empresas estatais.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 
Alternativas
Q3221435 Sociologia
Para Georg Simmel, a vida metropolitana nos expõe ao desejo de bens culturais e também à ansiedade por não sermos capazes de adquirir tudo que nos é apresentado. Também vivenciamos a situação do movimento incessante das ruas e a sensação de solidão, mesmo cercados de pessoas. Simmel entende que essa é uma sensação que remete às noções de aproximação e distanciamento. No mesmo sentido, o comportamento dos habitantes dos centros urbanos voltado para conviver com o ritmo acelerado das cidades é denominado pelo sociólogo como:
Alternativas
Q3221436 Sociologia
De acordo com Laplantine (1999), em sua conhecida obra “Aprender Antropologia”, o _______________ pode ser entendido como algo que se refere à compreensão de que os valores e a dinâmica de uma cultura devem ser compreendidos no interior dessa própria cultura e não referenciados por outra.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 
Alternativas
Q3221437 Sociologia
Octavio Ianni aborda questões de classe social e raça em suas análises sociológicas. Em relação ao autor e à sua perspectiva teórica, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Ianni sustenta que as desigualdades de raça e de classe podem ser resolvidas dentro de um processo histórico nos marcos da democracia, por meio da ampliação dos sistemas de cotas e outras formas de participação que não expressem o antagonismo social.
( ) Para Ianni, a questão racial influencia as criações culturais e a relação entre economia e sociedade.
( ) O autor sustenta que há uma dicotomia entre classe social e raça, e que elas são mutuamente excludentes, pois o processo de escravidão é anterior ao processo da formação industrial brasileira, enquadrando-se mais no conceito de escravismo colonial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:  
Alternativas
Q3221438 Sociologia
Considerando o enfoque trazido por Norbert Elias sobre a alienação no contexto da evolução do conhecimento científico e sua relação com a compreensão dos processos naturais e sociais, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3221440 Sociologia
Karl Marx observa que a alienação é um componente central do capitalismo, que só pode ser superada com a abolição das relações de produção capitalistas e a criação de uma sociedade sem classes. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa que melhor corresponde à interpretação do autor sobre a condição do trabalhador na produção capitalista. 
Alternativas
Q3221441 Sociologia
De acordo com a contribuição de Helena Hirata e Daniele Kergoat (1994) no conhecido artigo “A classe operária tem dois sexos”, assinale a alternativa correta sobre a relação entre classe e gênero.
Alternativas
Q3221442 Sociologia
A constituição do método, no escopo da Sociologia, exige a definição dos conceitos e categorias analíticas que pretendem dar conta de entender o fenômeno social. Nesse sentido, Durkheim (1997) defende que “Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais. Esses tipos de conduta ou de pensamento não são apenas exteriores ao indivíduo, são também dotados de um poder imperativo e coercitivo, em virtude do qual se lhe impõe, quer queira, quer não”. O trecho diz respeito a qual conceito?
Alternativas
Q3221443 Sociologia
Na Sociologia existem diferentes entendimentos sobre o capitalismo e as formas como ele deve ser definido conceitualmente. Assinale a alternativa que melhor corresponde à análise de Karl Marx sobre o modo de produção capitalista.
Alternativas
Q3221444 Sociologia
István Mészáros (2002) apresentou uma reflexão particular sobre os limites da sociedade capitalista. Tanto na dimensão econômica quanto na dimensão ambiental, o autor húngaro indicou que estamos vivendo o momento da ativação dos limites absolutos do capital, como parte de sua crise estrutural. Considerando essa abordagem, qual das seguintes alternativas NÃO apresenta uma repercussão das relações sociais orientadas pelo capital?
Alternativas
Q3221445 Sociologia
Sobre conteúdos relacionados aos autores clássicos da Sociologia, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Segundo Durkheim, as maneiras de pensar, agir e sentir exteriores ao indivíduo não poderiam se confundir com os fenômenos orgânicos, pois não consistem em representações e em ações.
II. O argumento de que, com exceção dos objetos matemáticos, todo objeto de ciência é “coisa” compõe o quadro teórico encontrado na Sociologia compreensiva.
III. As condutas humanas que Weber classifica como afetiva, tradicional e racional com relação a valores ou fins são tipos ideais de ação social.
Alternativas
Q3221446 Sociologia
O principal teórico da Sociologia compreensiva, Max Weber, estudou a temática da dominação, isto é, porque os indivíduos obedecem a uma determinada ordem. O estudo buscava encontrar as motivações de tal obediência a partir do conceito de ação social, considerando suas variações. Os tipos de dominação que abordam as questões relativas à estrutura do Estado, à estrutura patriarcal e ao reconhecimento de figuras como o herói guerreiro correspondem, respectivamente, a quais tipos de dominação definidas por Weber?
Alternativas
Q3221447 Sociologia
Qual das seguintes alternativas melhor apresenta a Sociologia desenvolvida por Florestan Fernandes?
Alternativas
Q3221448 Sociologia
“O multiculturalismo ___________________ compreende a representação de etnia, classe e gênero como o resultado de lutas sociais mais amplas sobre signos e significações. Nessa perspectiva, os indivíduos produzem, renovam e reproduzem os significados em um contexto constantemente configurado e reconfigurado pelo poder. Esta reprodução cultural engloba o modo pelo qual o poder, sob a variedade de formas que assume, ajuda a construir a experiência coletiva atuando favoravelmente à supremacia branca, ao patriarcado, ao elitismo de classe e a outras forças dominantes” (Neira, 2008).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 
Alternativas
Q3221449 Sociologia
Este autor adjetivou o Estado brasileiro como “autocrático burguês”. Para ele, essa instituição funcionaria como um instrumento político de uma ditadura de classe aberta, garantindo a “modernização”, a incorporação e a industrialização maciça. No Estado brasileiro, as forças armadas e os tecnocratas, civis e militares ocupariam posições estratégicas de liderança política ou burocrática. Segundo o autor, esse organismo se adaptaria às suas funções contrarrevolucionárias e repressivas através de várias inovações. Além disso, traria um poder político ultraconcentrado, com um executivo decidindo sem recorrer ao consentimento expresso de maiorias. Possuiria três faces salientes: democrática restrita, autoritária e facista, que se manifestariam de acordo com as necessidades conjunturais de manutenção da ordem. Por fim, serviria a interesses contraditórios das classes burguesas – nacionais e estrangeiras – considerando a estabilidade política e outros fatores concretos. Essa descrição sintetiza, em linhas gerais, a perspectiva analítica de qual representante da Sociologia brasileira? 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: A
5: E
6: A
7: C
8: E
9: B
10: A
11: C
12: E
13: D
14: B
15: D
16: D
17: C
18: D
19: E