Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Rosa - RS 2025 para Engenheiro Florestal

Foram encontradas 11 questões

Q3137345 Engenharia Florestal
Um dos principais benefícios ambientais da arborização urbana é o(a):
Alternativas
Q3137346 Engenharia Florestal
Qual é a principal característica que um substrato para plantas deve ter para garantir o bom desenvolvimento das raízes nas mudas florestais?
Alternativas
Q3137347 Engenharia Florestal
Qual é a principal função do processo de escarificação das sementes florestais?
Alternativas
Q3137348 Engenharia Florestal
No contexto da arborização urbana sustentável, é fundamental adotar práticas que atendam tanto às necessidades ecológicas quanto às necessidades sociais das cidades. No entanto, algumas práticas podem ser prejudiciais à saúde das árvores e ao ambiente urbano, comprometendo a segurança, a qualidade de vida e a biodiversidade. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Escolher espécies exóticas de rápido crescimento para a arborização urbana pode gerar benefícios imediatos, como sombreamento rápido e redução da temperatura local, mas, ao longo do tempo, essas espécies podem comprometer a biodiversidade local, reduzir a resiliência ecológica e gerar problemas de adaptação ao ambiente urbano. As espécies exóticas podem, ainda, se tornar invasoras, alterando a dinâmica dos ecossistemas urbanos.
II. Realizar podas de formação em árvores jovens com o objetivo de garantir a boa estruturação das copas é benéfica para a saúde das árvores e para a segurança pública, evitando o risco de queda de galhos. No entanto, a realização de podas drásticas em árvores adultas durante o pico de crescimento pode resultar em estresse fisiológico, reduzir a capacidade de absorção de CO2 e aumentar a suscetibilidade a pragas e doenças, além de prejudicar a estética e funcionalidade das árvores.
III. Planejar a arborização de maneira multifuncional, escolhendo espécies com características adaptadas a diferentes funções, como controle de erosão, purificação do ar e promoção do bem-estar psicológico da população, pode aumentar a resiliência das cidades frente aos desafios das mudanças climáticas. Além disso, envolver a comunidade local no processo de escolha das espécies contribui para a aceitação social e o comprometimento com a manutenção das árvores.
Alternativas
Q3137349 Engenharia Florestal
Qual método é mais adequado para evitar a erosão em áreas degradadas durante o processo de recuperação?
Alternativas
Q3137350 Engenharia Florestal
Em projetos de reflorestamento voltados à proteção do solo, a escolha das espécies a serem plantadas deve considerar uma série de características que garantam a eficácia do manejo, especialmente em áreas suscetíveis à erosão e degradação. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O rápido crescimento e a tolerância à seca são características importantes para a adaptação de espécies em áreas áridas, mas não são as mais eficazes para a proteção do solo, pois não garantem uma cobertura adequada do solo a longo prazo.
( ) Espécies de alto valor comercial e rendimento de madeira são frequentemente escolhidas para exploração econômica em projetos de reflorestamento, mas sua utilização não é indicada quando o principal objetivo é proteger o solo contra a erosão, já que a proteção ao solo exige um sistema radicular bem desenvolvido e uma copa densa.
( ) O sistema radicular profundo e uma copa densa, características que auxiliam na redução da erosão, são as mais indicadas para projetos de reflorestamento que visam à proteção do solo, pois o sistema radicular ajuda a fixar o solo, enquanto a copa densa protege a superfície contra a ação das chuvas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3137351 Engenharia Florestal
Qual é a etapa inicial de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) em projetos florestais? 
Alternativas
Q3137352 Engenharia Florestal
Em relação aos projetos de restauração ecológica com florestas nativas em áreas degradadas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O principal objetivo de um projeto de implantação de florestas nativas em áreas degradadas é a recuperação ecológica com foco na regeneração de funções ambientais, como a biodiversidade, o ciclo hidrológico e a estabilização do solo.
( ) Projetos de implantação de florestas nativas podem incluir a produção econômica de madeira e outros produtos florestais, visando o uso sustentável dos recursos naturais, especialmente em áreas degradadas que não são APPs.
( ) O objetivo de implantação de florestas nativas em áreas degradadas é exclusivamente ecológico, ou seja, sem a possibilidade de exploração econômica de suas árvores, já que o foco é apenas a recuperação ambiental.
( ) A utilização de espécies nativas de alto valor comercial em áreas degradadas com elevada densidade pode ser uma estratégia para maximizar a rentabilidade econômica do projeto, e é incompatível com o objetivo de restauração ecológica.
( ) Estabelecer monoculturas de espécies nativas de rápido crescimento pode ser uma prática inicial útil para a recuperação de áreas degradadas, mas pode comprometer a biodiversidade e a sustentabilidade do ecossistema a longo prazo.

A ordem correta de preenchimento de parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3137353 Engenharia Florestal
É um impacto ambiental que deve ser avaliado no EIA de áreas degradadas próximas a corpos d'água: 
Alternativas
Q3137354 Engenharia Florestal
É uma técnica de recuperação ambiental frequentemente indicada para áreas degradadas: 
Alternativas
Q3137355 Engenharia Florestal
Considerando o contexto da gestão florestal sustentável no Brasil, que busca equilibrar os benefícios econômicos com a conservação ambiental, analise as assertivas abaixo sobre os principais objetivos do manejo sustentável de florestas nativas:

I. O manejo sustentável de florestas nativas no Brasil visa à exploração econômica dos recursos florestais de forma a garantir que atividades produtivas, como extração de madeira, sejam realizadas de maneira a preservar a biodiversidade, os processos ecológicos e os serviços ambientais, como o ciclo da água e o armazenamento de carbono.
II. Um dos principais objetivos do manejo sustentável é maximizar a extração de madeira e outros produtos florestais, sem restrições sobre a regeneração natural das espécies, buscando sempre o aumento da produtividade e a redução dos custos operacionais no curto prazo.
III. A substituição da cobertura florestal nativa por espécies exóticas de rápido crescimento é considerada uma estratégia para otimizar a exploração de recursos, com vistas a atender a demanda do mercado de forma mais eficiente e com menor custo, sem prejuízos significativos para o ambiente.
IV. No manejo sustentável, a integração da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais com a exploração econômica é realizada por meio de técnicas que promovem a ciclagem de nutrientes, a regeneração das florestas e a preservação de ecossistemas essenciais, como as áreas de nascente e de proteção de solos.
V. O uso de técnicas intensivas de manejo que priorizam a redução de custos operacionais e a maximização da produção a qualquer custo, sem considerar as limitações ambientais e os impactos sociais, é uma prática recomendada para garantir a eficiência da exploração dos recursos florestais no Brasil.

Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: A
5: A
6: D
7: D
8: B
9: E
10: E
11: B