Questões de Concurso Público MPE-MG 2012 para Analista do MP - Engenharia Sanitaria

Foram encontradas 29 questões

Q2214061 Engenharia Ambiental e Sanitária
Analise as seguintes informações sobre sistemas de abastecimento de água e assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) As elevatórias de água bruta normalmente fazem parte das captações e, portanto, estão sujeitas às condições impostas pelos mananciais, quais sejam, nível e profundidade da lâmina de água, bem como distância entre a captação e a elevatória.
( ) A captação de fontes de meia encosta pode ser, em muitas situações, uma alternativa viável. A água pode ser conduzida a distâncias consideráveis por gravidade, mas não pode ser utilizada no próprio local por meio da operação de um registro.
( ) As adutoras são tubulações encarregadas pelo transporte de água entre as unidades do sistema de abastecimento que precedem a rede de distribuição. Assim, as adutoras interligam a captação à estação de tratamento de água e desta aos reservatórios.
( ) Nas cidades de relevo pouco acidentado, é comum o reservatório elevado instalado distante da parte central da cidade ser alimentado por meio de uma estação elevatória instalada fora da rede de distribuição, denominada booster, para assegurar a perenidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Alternativas
Q2214062 Engenharia Ambiental e Sanitária
Considerando que um sistema de abastecimento de água foi projetado para atender uma população de 10.000 hab/dia com consumo per capita de 100 L/hab/dia sendo o coeficiente do dia de maior consumo K1 1,1 e o coeficiente da hora de maior consumo K2 1,4. O sistema funciona 24 horas e tem taxa de aplicação superficial de 50 m3/m2/dia.
Sabendo-se que o consumo de água na estação é de 4% e que o reservatório regulariza as vazões, verifique a área necessária para construção de decantadores em m2, nesta estação de tratamento de água, e marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2214063 Engenharia Ambiental e Sanitária
Nos termos da Portaria MS n. 2.914/2011 que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, analise as seguintes afirmativas.

I. No que se refere ao padrão de potabilidade, considerando as alterações encontradas na Portaria MS n. 2.914/2011 em comparação com a Portaria MS n. 518/2004, podese citar a inclusão de saxotoxinas para análise de cianotoxinas.
II. Quando a média geométrica anual for maior ou igual a 1.000 Escherichia coli/100 mL, deve-se realizar o monitoramento de cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. no(s) ponto(s) de captação de água.
III. No controle da qualidade da água, quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais, mesmo em ensaios presuntivos, ações corretivas devem ser adotadas e novas amostras devem ser coletadas em dias imediatamente sucessivos até que revelem resultados satisfatórios.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Alternativas
Q2214064 Engenharia Ambiental e Sanitária
A norma NBR n. 12.216/1992 fixa as condições exigíveis na elaboração de projeto de Estação de Tratamento de Água (ETA) destinada à produção de água potável para abastecimento público.
Considerando o que dispõe a norma NBR n. 12.216/1992, assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q2214065 Engenharia Ambiental e Sanitária
Na etapa de mistura rápida ocorre o contato entre o coagulante e a água, com formação de espécies hidrolisadas que interagem com as impurezas presentes na água.
Sobre a etapa de mistura rápida, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2214066 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre unidades de floculação, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) O tempo de percurso da água coagulada até a unidade de floculação deve ser superior a um minuto, a menos que haja dispositivos especiais para conferir à água um gradiente médio, menor ou igual ao observado na entrada da primeira câmera do sistema de floculação.
( ) Os sistemas de floculação hidráulica mais comumente encontrados nas estações de tratamento de água são os de chicanas com escoamento vertical ou horizontal e com menor frequência, o de escoamento helicoidal e o de meio granular fixo ou expandido.
( ) Os sistemas de floculação mecanizados podem ter equipamentos com eixo vertical ou horizontal e podem ter rotores de paletas giratórias paralelas ou perpendiculares ao eixo, ou rotores constituídos de turbinas com pás ou hélices.
( ) A escolha do sistema de floculação mecanizado pelo projetista deve levar em conta a capacidade da estação e, sempre que possível, é recomendável o uso de equipamentos com eixo horizontal devido ao problema de deflexão entre os mancais de apoio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Alternativas
Q2214067 Engenharia Ambiental e Sanitária
A desinfecção é um processo que usa agente químico ou não e que tem por objetivo a inativação de microrganismos patogênicos presentes na água.
Sobre o processo de desinfecção no tratamento de água assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2214068 Engenharia Ambiental e Sanitária
Analise as seguintes afirmativas sobre a norma NBR 15.527/2007 que dispõe sobre os requisitos para aproveitamento de água de chuva de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis.

I. A norma NBR 15.527/2007 se aplica a usos não potáveis em que as águas de chuva podem ser utilizadas após tratamento adequado como, por exemplo, descargas em bacias sanitárias, irrigação de plantas ornamentais e hortaliças ingeridas cruas, lavagem de veículos, além de limpezas de calçadas e ruas.
II. Incluem-se na concepção do sistema de aproveitamento de água de chuva os estudos das séries históricas e sintéticas das precipitações da região onde será realizado o projeto.
III. A água de chuva reservada deve ser protegida contra a incidência direta da luz solar e do calor, bem como de animais que possam adentrar o reservatório por meio da tubulação de extravasão.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Alternativas
Q2214069 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os resíduos sólidos urbanos são materiais heterogêneos resultantes das atividades humanas e podem ser transportados do local gerado até o local de armazenamento e reutilização.
Analise as seguintes afirmativas sobre alguns tipos de transportes comumente usados para esse fim.

I. Os caminhões com sistema de compactação apresentam a vantagem de coletar grandes volumes de resíduos. No entanto, têm uma relação custo/beneficio desfavorável em locais de baixa densidade populacional em comparação com transportes não mecanizados.
II. As caçambas tipo basculante deixam os resíduos expostos ao ambiente, sendo necessário o uso de uma lona para evitar a perda de resíduos no trajeto e poluição visual.
III. O uso de carroça com tração animal é bastante frequente em pequenos povoados, sendo uma medida adequada, pois não consome combustível e diminui o risco de contaminação dos garis.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Alternativas
Q2214070 Engenharia Ambiental e Sanitária
A norma NBR n. 10.004/2004 (ABNT) dispõe sobre a classificação dos resíduos sólidos em relação aos potenciais riscos ao meio ambiente e à saúde pública para que possam ser gerenciados adequadamente.
Considerando a classificação dos resíduos, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2214071 Engenharia Ambiental e Sanitária
Para os efeitos da norma NBR 10.004/2004 (ABNT) que trata da classificação dos resíduos sólidos, aplicam-se as seguintes definições para agentes tóxicos e seus diferentes efeitos adversos, EXCETO
Alternativas
Q2214072 Engenharia Ambiental e Sanitária
Considerando a norma NBR 10.007/2004 (ABNT) que dispõe sobre a amostragem de resíduos sólidos, analise as seguintes afirmativas.

I. Para resíduos heterogêneos de difícil amostragem e cuja representatividade não puder ser definida com uma única amostra, a escolha do método e do número de amostras caberá aos órgãos estaduais ou federais de controle da poluição e preservação ambiental.
II. Trado é um amostrador normalmente utilizado em sondagens de solo, podendo ser utilizado para amostragem de resíduos. O seu acionamento é mecânico, e a preservação ou destruição do perfil do material a ser amostrado não depende do tipo de broca utilizada.
III. Quando se pretende analisar diversas propriedades ou parâmetros, é frequentemente necessário dividir a amostra inicial em diversas alíquotas, pois os métodos de preservação para uma determinada análise podem ser diferentes para cada parâmetro.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Alternativas
Q2214073 Engenharia Ambiental e Sanitária
Considerando o disposto na norma NBR n. 12.235/1992 que trata do armazenamento de resíduos sólidos perigosos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) O armazenamento de resíduos em montes não pode ser feito dentro de edificações, somente fora delas com uma cobertura adequada, para controlar a possível dispersão pelo vento e sobre uma base devidamente impermeabilizada.
( ) Nenhum resíduo perigoso pode ser armazenado sem análise prévia de suas propriedades físicas e químicas, uma vez que disso depende a sua caracterização como perigoso ou não e o seu armazenamento adequado.
( ) Quanto à instalação e manutenção de tanques de armazenamento, os tanques de superfície são menos problemáticos do que os enterrados, onde a detecção de falhas, rupturas ou vazamentos são mais difíceis de diagnosticar.
( ) Não é aceitável o armazenamento de resíduos perigosos em montes sobre o solo, em grandes quantidades, somente em pequenas quantidades e devidamente autorizado pelo órgão de controle ambiental.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Alternativas
Q2214074 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os resíduos sólidos são materiais resultantes das atividades humanas e apresentam potencial de reutilização, reciclagem e tratamento dependendo das suas características.
Considerando as diferentes técnicas de tratamento e destinação de resíduos sólidos, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2214075 Engenharia Ambiental e Sanitária
A norma NBR 13.896/1997 dispõe sobre os critérios para projeto, implantação e operação de aterros de resíduos não perigosos.
Considerando os critérios para localização desses aterros, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2214076 Engenharia Ambiental e Sanitária
O oxigênio dissolvido tem sido utilizado tradicionalmente para a determinação do grau de poluição e de autodepuração em um curso d’água.
Analise as afirmativas a seguir sobre os fenômenos integrantes do balanço de oxigênio envolvidas no processo de autodepuração e assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2214077 Engenharia Ambiental e Sanitária
A respeito das condições e padrões de lançamento de efluentes em corpos receptores que constam na Deliberação Normativa conjunta do COPAM/CERH-MG n. 1, de 05 de maio de 2008, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Qualquer efluente só poderá ser descartado após tratamento e deverá atender as condições de enquadramento do corpo hídrico receptor na vazão de referência, mesmo em águas de classe especial.
( ) Os efluentes não poderão conferir ao corpo de água características em desacordo com as metas obrigatórias progressivas, intermediárias e final do seu enquadramento.
( ) A diluição dos efluentes antes do seu lançamento com águas de melhor qualidade só poderá ocorrer para um regime de lançamento com vazão máxima de até 1,5 vezes a vazão média do período de atividade diária.
( ) Os padrões de lançamento de Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) mencionados na Convenção de Estocolmo, para classes 2 e 3, poderão ser elevados, caso o estudo da capacidade de autodepuração do corpo receptor demonstre que o padrão de oxigênio dissolvido máximo não será desobedecido, com exceção da zona de mistura, conforme modelos internacionalmente reconhecidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Alternativas
Q2214078 Engenharia Ambiental e Sanitária
Uma pequena indústria de laticínios terá de instalar uma estação de tratamento de águas residuárias para o lançamento destas águas no corpo receptor. Devido às características de seus efluentes a estação deverá tratar conjuntamente as águas residuárias geradas no processo industrial (efluente industrial) e na área administrativa (esgotos sanitários). Para a escolha do tipo de tratamento e sucessivamente para o dimensionamento da estação, a equipe de engenharia deverá conhecer a vazão total e a carga orgânica poluidora total gerada pela indústria. Nessa indústria trabalham 15 funcionários em uma produção média de leite processada de 10 m3/dia, e a cada 1 m3 de leite processado é gerada uma vazão média do efluente industrial de 4 m3 . A concentração de DBO5 do efluente industrial é de 3000 mg/L e dos esgotos sanitários é de 200 mg/L.
Considerando uma quota per capita de água de 60 L/funcionário/dia e uma carga per capita de DBO de 50 g/habitante/dia, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2214079 Engenharia Ambiental e Sanitária
A respeito das características e singularidades das unidades constituintes do sistema separador absoluto de coleta e transporte dos esgotos sanitários, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2214080 Engenharia Ambiental e Sanitária
A etapa de tratamento preliminar é recomendada em todas as estações de tratamento de águas residuárias, independentemente do nível de tratamento atingido. A respeito de algumas das unidades que podem estar presentes no tratamento preliminar, analise as seguintes afirmativas.

I. O gradeamento constitui a primeira unidade da estação de tratamento. O sistema de gradeamento poderá conter grades grosseiras utilizadas para a remoção de grandes quantidades de sujeira, e grades média e fina utilizadas para retirada de partículas que ultrapassam o gradeamento grosseiro. As grades podem ser simples (limpeza manual) e mecanizadas. O dimensionamento das grades é baseado frequentemente para velocidade do líquido através das barras entre 0,40 e 0,75 m/s.
II. As peneiras são dispositivos que atuam na adsorção dos sólidos que não tenham sido removidos no gradeamento. Os tipos de peneiras mais comuns são as estáticas, rotativas e as autolimpantes. As peneiras podem ser instaladas recebendo o efluente por recalque ou por gravidade. O dimensionamento das peneiras é realizado frequentemente pelo tempo de detenção hidráulica e varia com a abertura da tela e com as características do efluente, como a temperatura e a viscosidade.
III. Os desarenadores são dispositivos utilizados para a retenção de substâncias inertes, como areia e sólidos minerais sedimentáveis. Deve ser adotada a vazão máxima afluente à estação de tratamento de esgotos para o dimensionamento dos desarenadores. Devem ser previstas pelo menos duas unidades de desarenação instaladas, sendo nesse caso uma delas reserva. Nos desarenadores por gravidade, a taxa de escoamento superficial é o parâmetro utilizado para seu dimensionamento.

A partir dessa análise, pode-se concluir que 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: B
5: C
6: D
7: A
8: C
9: A
10: A
11: C
12: B
13: D
14: C
15: B
16: C
17: A
18: D
19: A
20: B