Questões de Concurso Público Prefeitura de Ibirité - MG 2016 para Técnico de Arquivo

Foram encontradas 10 questões

Q1109668 Arquivologia
Leia o texto a seguir. “Arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus têm, portanto, fronteiras bem definidas. Não devem ser confundidos nem quanto à documentação que guardam, nem quanto ao trabalho técnicos que desenvolvem a fim de organizar seus acervos e de transferir e disseminar informação.”.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 42.
Considerando as características dos arquivos e documentos arquivísticos, analise as afirmativas a seguir. I. Os documentos de arquivo surgem por motivos funcionais, administrativos e legais. II. No arquivo, o tratamento documental é feito peça por peça, ainda que totalizando uma única e grande coleção. III. Os objetivos primários do arquivo são culturais e de pesquisa histórica.
Após análise, conclui-se que estão incorretas as afirmativas:
Alternativas
Q1109669 Arquivologia
De acordo com a na Lei Federal Nº 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social ficará sujeito à(s) responsabilidade(s):
Alternativas
Q1109670 Arquivologia
De acordo com o Decreto Federal No 4.073/2002, que regulamenta a Lei No 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, o órgão central do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) é o:
Alternativas
Q1109671 Arquivologia
Leia o texto a seguir. “James Rhoads (1989) divide a gestão de documentos em três fases, quais sejam, produção, utilização e destinação.”
CRUZ, Emília Barroso. Manual de gestão de documentos. ed. rev. e atual. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Arquivo Público Mineiro, 2013. (Cadernos Técnicos do Arquivo Público Mineiro; n.3), p. 20. Disponível em:<http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/ gestao_documentos/> .
Considerando as três fases da gestão de documentos, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos objetivos da 1ª fase, produção de documentos, é prevenir a criação de documentos não essenciais e, assim, reduzir o volume dos documentos a serem manipulados, controlados, armazenados e destinados. II. A 2ª fase, utilização dos documentos, envolve o controle, o uso e o armazenamento de documentos necessários ao desenvolvimento das atividades de uma organização. III. A 3ª fase, destinação dos documentos, envolve decisões sobre quais documentos devem ser preservados permanentemente e por quanto tempo os documentos destinados à eliminação devem ser retidos por razões administrativas ou legais.
Após análise, conclui-se que estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q1109672 Arquivologia
Leia o texto a seguir.
“Atividades de protocolo – Conjunto de operações que visa o controle dos documentos que tramitam no órgão, de modo a assegurar sua imediata localização, recuperação e acesso à informação.”
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (BRASIL). Criação e desenvolvimento de arquivos públicos municipais: transparência e acesso à informação para o exercício da cidadania. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2014. Disponível em: <http://www.conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/ Cartilha_criacao_arquivos_municipais.pdf>.
Compreendem atividades de protocolo, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: D
5: B