Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberaba - MG 2016 para Professor - Educação Básica
Foram encontradas 9 questões
COLUNA I
1. Grupo 2. Espaço 3. Tempo
COLUNA II
( ) É uma abstração da realidade, construído a partir da realidade em si, na compreensão do lugar concreto, do qual extraímos os elementos para pensar o mundo. A construção desse conceito tem início com a vida, supõe sair de si próprio para perceber o que existe além. ( ) Fundamental na nossa vida e no nosso cotidiano, esse conceito é permanentemente vivido no confronto cotidiano com os outros, do qual aprendemos e constituímos o nosso pensamento, o nosso conhecimento. É nesse processo de socialização que está embutida toda a riqueza da aprendizagem, permitindo que se encaminhem discussões das regras sociais, da boa convivência na sala de aula, na realização de tarefas, nos recreios, no início e no final da aula. ( ) Constitui-se das mudanças e continuidades de processos que são a própria vida, seja do indivíduo, seja da sociedade e pode ser diferenciado entre físico, astronômico e social. Na escola, é necessário que se oportunize o desenvolvimento da ideia do suceder: ( ) Esse conceito é produzido e organizado a partir de interesses não muito explicitados a todos nós, mas que se expressam concretamente nas paisagens e na história que vão, também, sendo construídas, dando-nos elementos para levar os alunos a compreender o mundo e a se situarem melhor na sociedade em que vivem.
Assinale a sequência CORRETA.
Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a melhor forma de iniciar esse trabalho seria:
I. Os sujeitos históricos podem ser entendidos como sendo agentes de ação social, que se tornam significativos para estudos históricos escolhidos com fins didáticos, sendo eles indivíduos, grupos ou classes sociais. II. Os sujeitos históricos podem ser todos aqueles que exprimem suas especificidades e características, sendo líderes de lutas para transformações mais amplas ou de situações mais cotidianas, independentemente do contexto histórico. III. Os sujeitos históricos podem ser trabalhadores, patrões, escravos, reis, camponeses, políticos, prisioneiros, crianças, mulheres, religiosos, velhos, partidos políticos, etc.
Considerando as definições de “sujeito histórico” contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
Considerando esse contexto, é INCORRETO afirmar:
Considerando o papel da escola na prática de linguagem oral, leitura e produção de texto dos alunos, analise as afirmativas a seguir assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Não é papel da escola ensinar o aluno a falar: isso é algo que a criança aprende muito antes da idade escolar. ( ) O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno depende consideravelmente de a escola constituir-se num ambiente que respeite e acolha a vez e a voz, a diferença e a diversidade. ( ) Para desenvolver, o gosto e o compromisso com a leitura, a escola deverá mobilizar os alunos internamente.
( ) Se o objetivo é formar cidadãos capazes de utilizar a escrita com eficácia, que tenham condições de assumir a palavra – também por escrito – para produzir textos adequados, é preciso organizar o trabalho educativo para que experimentem e aprendam isso na escola.
Assinale a sequência CORRETA.