Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberaba - MG 2016 para Professor - Educação Básica
Foram encontradas 7 questões
I. Os sujeitos históricos podem ser entendidos como sendo agentes de ação social, que se tornam significativos para estudos históricos escolhidos com fins didáticos, sendo eles indivíduos, grupos ou classes sociais. II. Os sujeitos históricos podem ser todos aqueles que exprimem suas especificidades e características, sendo líderes de lutas para transformações mais amplas ou de situações mais cotidianas, independentemente do contexto histórico. III. Os sujeitos históricos podem ser trabalhadores, patrões, escravos, reis, camponeses, políticos, prisioneiros, crianças, mulheres, religiosos, velhos, partidos políticos, etc.
Considerando as definições de “sujeito histórico” contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
Considerando esse contexto, é INCORRETO afirmar:
Considerando o papel da escola na prática de linguagem oral, leitura e produção de texto dos alunos, analise as afirmativas a seguir assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Não é papel da escola ensinar o aluno a falar: isso é algo que a criança aprende muito antes da idade escolar. ( ) O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno depende consideravelmente de a escola constituir-se num ambiente que respeite e acolha a vez e a voz, a diferença e a diversidade. ( ) Para desenvolver, o gosto e o compromisso com a leitura, a escola deverá mobilizar os alunos internamente.
( ) Se o objetivo é formar cidadãos capazes de utilizar a escrita com eficácia, que tenham condições de assumir a palavra – também por escrito – para produzir textos adequados, é preciso organizar o trabalho educativo para que experimentem e aprendam isso na escola.
Assinale a sequência CORRETA.
I. A resolução de problemas não é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem, mas uma orientação para a aprendizagem. II. O ponto de partida da atividade matemática não é o problema, mas a definição. III. O problema certamente é um exercício em que o aluno aplica, de forma quase mecânica, uma fórmula ou um processo operatório. IV. O aluno não constrói um conceito em resposta a um problema, mas constrói um campo de conceitos que tomam sentido num campo de problemas.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao colocar o foco na resolução de problemas, o que se defende é uma proposta que poderia ser resumida em alguns princípios.
Em conformidade com tais princípios, estão CORRETAS as seguintes afirmativas:
A esse respeito, é INCORRETO afirmar: