Questões de Concurso Público UFVJM-MG 2017 para Médico Veterinário/Clínica Cirúrgica de cães e gatos

Foram encontradas 15 questões

Q2753326 Veterinária

Em qualquer procedimento cirúrgico de cães e gatos, as regras de técnica asséptica devem ser seguidas para prevenir contaminação da ferida cirúrgica.

Assim, com relação a definições e procedimentos para garantir uma técnica cirúrgica asséptica, é correto afirmar:

Alternativas
Q2753327 Veterinária

Os fios cirúrgicos utilizados para suturar os tecidos são importantes para garantir o sucesso de um procedimento cirúrgico, pois são utilizados para a aproximação do tecido e para facilitar a cicatrização deles. Com relação aos fios cirúrgicos para suturas, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O diâmetro do fio deve ser maior que o do tecido suturado, pois, quanto maior o diâmetro do fio, maior sua força de tensão, e há a necessidade da sutura ser mais forte que o tecido a ser suturado.

( ) O fio poliglactina 910 é um fio absorvível, monofilamentar, que promove baixa reação tecidual, sendo indicado para sutura de órgãos ocos.

( ) São exemplos de fios sintéticos polidioxanona, poliglactina 910 e poliglecaprone 25.

( ) Dois são os mecanismos principais de reabsorção dos fios, sendo os fios biológicos gradualmente digeridos por enzimas teciduais e fagocitados, enquanto os fios sintéticos são quebrados principalmente por hidrólise.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Q2753328 Veterinária

A sutura desempenha um importante papel no reparo de feridas por promover a hemostasia e o suporte necessário para a cicatrização tecidual.

Com relação aos padrões de sutura, é correto afirmar:

Alternativas
Q2753330 Veterinária

Os tumores mamários em cadelas são bastante frequentes, sendo a cirurgia o tratamento de escolha para quase todos os tipos.

Com relação aos procedimentos cirúrgicos nas glândulas mamárias, é incorreto afirmar:

Alternativas
Q2753332 Veterinária

As cirurgias de córnea são indicadas como tratamento para algumas enfermidades corneanas.

Com relação a essas cirurgias, é correto afirmar:

Alternativas
Q2753333 Veterinária

A hérnia perineal é uma enfermidade comumente observada na clínica cirúrgica de cães, sendo a cirurgia perineal indicada para o seu tratamento. Com relação a essa enfermidade e à cirurgia perineal, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As hérnias perineais acometem quase que exclusivamente cães machos, comumente com idade superior a 5 anos.

( ) Os músculos que podem estar envolvidos na herniação são os músculos elevador do ânus, esfíncter anal externo e obturador interno, entre outros.

( ) O saco herniário pode conter próstata, vesícula urinária, intestino e gordura pélvica.

( ) As abordagens mais comuns para tratamento baseiam-se na oclusão do diafragma pélvico, sendo que as técnicas mais utilizadas são a de reposicionamento anatômico e a de elevação do músculo obturador interno.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Q2753335 Veterinária

A introdução dos antibióticos na prática clínica, iniciada há cerca de 60 anos, representou um marco no desenvolvimento da cirurgia, pois possibilitou realização de cirurgias mais complexas. Entretanto, as infecções pós-operatórias ainda continuam sendo as complicações mais comuns no paciente cirúrgico.

Com relação aos antimicrobianos utilizados no paciente cirúrgico, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As quinolonas são frequentemente utilizadas no pós-operatório de cães, pois são indicadas para enfermidades do aparelho urogenital.

( ) A cefalotina é uma cefalosporina de 3ª geração comumente utilizada no pré-operatório, pois apresenta atividade contra Staphylococcus.

( ) O meropeném atualmente é um dos antimicrobianos de maior espectro de ação utilizado na clínica, atuando em quase 100% das estirpes bacterianas conhecidas.

( ) O metronidazol é amplamente utilizado nos pacientes cirúrgicos, pois é um agente bactericida e protoaricida, atuando principalmente contra bactérias aeróbicas.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Q2753337 Veterinária

A gonadectomia representa um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados em clínicas veterinárias. A gonadectomia nas fêmeas pode ser realizada pela ovário-histerectomia.

Com relação a essa técnica cirúrgica, é incorreto afirmar:

Alternativas
Q2753338 Veterinária

A dor é um fenômeno frequente no pós-operatório e pode resultar em sofrimento e riscos desnecessários ao paciente, sendo assim, deve ser reconhecida e tratada.

Com relação aos fármacos analgésicos utilizados nos cães e gatos, é correto afirmar:

Alternativas
Q2753340 Veterinária

Os cuidados pré-operatórios dos animais envolvem, além do exame físico completo, uma avaliação laboratorial.

Com relação a essa avaliação e à interpretação dos exames laboratoriais, é incorreto afirmar:

Alternativas
Q2753342 Veterinária

A intussuscepção é uma enfermidade que ocorre no sistema gastrointestinal, frequente na clínica cirúrgica de cães.

Com relação a essa enfermidade, é incorreto afirmar:

Alternativas
Q2753343 Veterinária

A obstrução uretral é uma enfermidade comum em gatos, que muitas vezes é tratada com a realização do procedimento cirúrgico de uretrostomia perineal.

Com relação a esse procedimento cirúrgico em gatos, é incorreto afirmar:

Alternativas
Q2753344 Veterinária

A cirurgia cesariana é uma prática emergencial comum na rotina clínico-cirúrgica de cães e gatos.

Com relação a esse procedimento cirúrgico, é correto afirmar:

Alternativas
Q2753345 Veterinária

Com relação à diretriz brasileira de prática para o cuidado e utilização de animais para fins científicos e didáticos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A redução do número de animais utilizados nos experimentos não deve ser implementada à custa de um maior sofrimento de animais individuais, nem mesmo da perda da confiabilidade dos resultados.

( ) O distresse é conceituado como um estado de desconforto no qual o animal não é capaz de se adaptar completamente aos fatores estressores e manifesta respostas comportamentais ou fisiológicas anormais.

( ) Os projetos ou protocolos devem ser planejados para evitar dor e distresse aos animais, não sendo permitido de forma alguma o experimento submeter os animais a essas situações.

( ) As ações adotadas para minimizar dor e distresse devem ser baseadas na literatura científica. Na ausência de estudos sobre a espécie em questão, deve-se recorrer a informações sobre espécies similares.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Q2753347 Veterinária

O colapso de traqueia é uma forma de obstrução traqueal causada por flacidez e achatamento da cartilagem, que muitas vezes requer tratamento cirúrgico.

Com relação a esse tratamento, é correto afirmar:

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: A
6: D
7: C
8: D
9: D
10: C
11: D
12: D
13: C
14: B
15: B