Questões de Concurso Público Prefeitura de Lagoa Santa - MG 2018 para Nutricionista
Foram encontradas 10 questões
Os nutrientes são substâncias encontradas nos alimentos, necessárias ao crescimento e à manutenção das funções vitais do organismo.
Em relação à especificidade dos nutrientes, é incorreto afirmar:
A nutrição é essencial para uma gestação saudável podendo interferir na saúde materna, no risco de complicações e, quando inadequada, comprometer o crescimento e o desenvolvimento do feto.
Em relação às recomendações nutricionais durante esse período, assinale a alternativa incorreta.
Considerando que as recomendações de ingestão dietética (DRI, The Dietary Reference Intakes) são valores de referência de nutrientes, desenvolvidos pelo Instituto de Medicina dos Estados Unidos (IOM), que servem como um guia para a boa nutrição e fornecem a base científica para o desenvolvimento de guias de alimentação. Sobre as DRIs, analise as afirmativas a seguir.
I. A estimativa do requerimento médio (EAR) é a média do nível de ingestão necessária para atender ao requerimento de 50% dos indivíduos de uma população em um período específico da vida.
II. A partir do parâmetro EAR se obtém a RDA, que atenderá aos requerimentos de 97% a 98% das necessidades dos indivíduos.
III. Se a EAR de um nutriente não pode ser determinada, consequentemente a RDA não pode ser estabelecida e utiliza-se o parâmetro ingestão adequada (AI) em seu lugar.
IV. O parâmetro de ingestão máxima recomendada (UL) é o nível máximo de ingestão contínua e prolongada de um determinado nutriente que poderia desenvolver riscos de efeitos adversos na maioria dos indivíduos em um determinado grupo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Considere que uma paciente, sexo feminino, 30 anos de idade, admitida após atropelamento foi submetida à cirurgia para drenagem de hematoma cerebral e encaminhada a unidade de terapia intensiva (UTI). Encontra-se em ventilação mecânica, abdômen normotenso, sem relato de estase gástrica, em uso de aminas em doses baixas e decrescentes. Considerando recomendação das Diretrizes Brasileiras de Terapia Nutricional (Diten), analise as afirmativas a seguir.
I. A meta de glicemia para essa paciente deve ser de 140 a 180 mg/dL.
II. A paciente é candidata à nutrição enteral e seu início deve ser precoce, ocorrendo em 24–48 horas.
III. A oferta proteica para essa paciente deve ser de 1,0 a 1,5 g/kg/dia.
Estão corretas as afirmativas
Considere um paciente, sexo masculino, de 55 anos de idade, internado na enfermaria de um hospital há 1 mês, após sofrer um acidente vascular cerebral e em tratamento para pneumonia, alimentando-se por meio de sonda nasogástrica, com boa tolerância à dieta, afásico, deambulando com dificuldade. Esse paciente é submetido a avaliação nutricional, que revela: peso atual = 65 kg; peso à internação = 68 kg; altura = 170 cm; IMC = 22,5 kg/m²; exame físico com presença de atrofia muscular temporal moderada, atrofia muscular leve dos membros inferiores (quadríceps e panturrilha), sem sinais de perda de gordura subcutânea, dosagem de albumina = 3,0 g/dL.
Em relação à avaliação nutricional desse paciente, é possível afirmar que
De acordo com a RDC 63 da ANVISA, a terapia de nutrição enteral pode ser definida pelo conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio de nutrição enteral.
Em relação às complicações da terapia nutricional enteral, assinale a alternativa incorreta.
A lactogênese e a lactação são reguladas por meio de mecanismos complexos de controle do sistema endócrino que coordenam as ações de vários hormônios, principalmente os de origem hipofisária, cuja produção é influenciada por estímulos externos e emoções maternas.
Em relação a esses hormônios, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as funções com seus respectivos hormônios.
COLUNA I
1. Ocitocina
2. Prolactina
3. Progesterona
COLUNA II
( ) Suprime a secreção ativa de leite durante a 1ª fase da lactogênese.
( ) Atua nas células mioepiteliais que circundam as células alveolares, contraindo-as.
( ) Atua nas células alveolares, fazendo com que produzam o leite.
Assinale a sequência correta.
Analise o caso clínico a seguir.
Paciente diabética, sexo feminino, 28 anos de idade, pesando 65 kg, com IMC = 23,4 kg/m², apresentando hiperglicemia frequente. É encaminhada ao ambulatório de nutrição para acompanhamento, controle e cuidado nutricional.
Assinale a alternativa que melhor representa a conduta nutricional envolvendo as recomendações gerais e de distribuição de macronutrientes em relação ao valor energético total (VET) da dieta, de acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Analise as afirmativas a seguir sobre os sinais e sintomas da deficiência de nutrientes e suas fontes alimentares e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A deficiência de niacina é caracterizada por uma dermatite fotossensível, que afeta todas as áreas expostas ao sol, principalmente a região da face, denominada pelagra. Carnes, peixes e cereais integrais são as principais fontes dessa vitamina.
( ) O escorbuto caracteriza-se por alterações na gengiva, dor nas extremidades, má formação óssea nos lactentes, manifestações hemorrágicas e úlceras. Ocorre por deficiência da vitamina C, amplamente encontrada em frutas e vegetais, alimentos de origem animal e grãos.
( ) A deficiência de riboflavina pode ser causada pela ingestão inadequada desse nutriente, pelo alcoolismo, pela hemodiálise e por doenças disabsortivas graves. Tem como principais consequências o beribéri e a encefalopatia de Wernicke. As principais fontes de riboflavina são os alimentos não processados, principalmente pães, cereais, amêndoas, sementes e a maioria dos vegetais.
( ) Os sintomas clássicos da deficiência de vitamina B6 incluem alterações de pele, como dermatite seborreica e glossite, além de distúrbios no sistema nervoso central, como depressão e neuropatia periférica, com convulsões e confusão mental. A deficiência não tem como principal causa o consumo insuficiente, visto que essa vitamina é encontrada em uma ampla variedade de alimentos, como carnes, tubérculos e cereais integrais.
Assinale a sequência correta.
Considere uma criança de 3 anos e 6 meses de idade, sexo feminino, encaminhada ao nutricionista do ambulatório, que realiza a avaliação nutricional e encontra os seguintes achados:
● Peso atual = 18 kg
● Peso / Idade (P / I): > Escore z +1 e ≤ escore z +2
● Peso / Estatura (P / E): > Escore z +1 e ≤ escore z +2
● Altura = 99 cm
● Estatura / Idade (E / I): ≥ Escore z – 1 e ≤ escore z +1
● IMC = 18,36 kg/m²
● IMC: > Escore z +1 e ≤ escore z +2
Assinale a alternativa que melhor representa a classificação nutricional, segundo a Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde.