Questões de Concurso Público Prefeitura de Pará de Minas - MG 2018 para Professor - Ensino Religioso

Foram encontradas 15 questões

Q1118312 Pedagogia
O Ensino Religioso no Brasil, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei Nº 9.394 de 20/12/1996), no artigo 33, com a redação da Lei Nº 9.475/97, de 22 de julho de 1997, passa a ter nova concepção.
A partir das Diretrizes
Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, Resolução Nº 02/97, passa a ser reconhecido como uma disciplina da área do conhecimento e, como tal, deve articular-se com as demais áreas.
Analise
os pressupostos a seguir sobre os conteúdos do Ensino Religioso nas escolas de Ensino Fundamental da rede pública:

I. da concepção interdisciplinar do conhecimento, sendo a interdisciplinaridade um dos princípios de estruturação curricular e da avaliação;
II. da
necessidade de contextualização do conhecimento, que leve em consideração a relação essencial entre informação e realidade;
III. da
convivência solidária, do respeito às diferenças e do compromisso moral e ético;
IV. do
reconhecimento de que o fenômeno religioso é um dado da cultura e da identidade de um grupo social, cujo conhecimento deve promover o sentido da tolerância e do convívio respeitoso com o diferente.

Estão
corretos os pressupostos:
Alternativas
Q1118313 Pedagogia
O Ensino Religioso, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNER), tem como objetivo:
Alternativas
Q1118314 Pedagogia
As religiões de matriz africana têm sido as vítimas diretas e frequentes da intolerância religiosa em nossa país. Parte dessa intolerância advém de um desconhecimento sobre a importância dessas tradições para nossa cultura brasileira.
Sobre essas tradições, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1118315 Pedagogia
A didática não poderá continuar sendo um apêndice de orientações mecânicas e tecnológicas. Deverá ser, sim, um modo crítico de desenvolver uma prática educativa, forjadora de um projeto histórico, que não se fará tão somente pelo educador, mas pelo educador, conjuntamente, com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade.
CANDAU, Vera Maria (Org.). A didática em questão. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1984. p. 30.

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmativas a seguir.

I. A práxis
pedagógica, especialmente em Ensino Religioso, envolve a adoção do método dialético no processo de elaboração do conhecimento em articulação com a teoria histórico-cultural.
II. A didática
é uma área do conhecimento que utiliza os elementos do cotidiano escolar e das questões sociais para atualizar a prática docente.
III. A apropriação
crítica e histórica do fenômeno religioso é um instrumento de compreensão da realidade e de atuação crítica para transformação da sociedade.

Está(ão)
correta(s) a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q1118316 Pedagogia
O Islamismo, religião nascida e difundida a partir da alta idade média, é atualmente a religião que mais cresce no mundo. Sobre essa religião, pode-se afirmar que a fé islâmica prega:
Alternativas
Q1118317 Pedagogia
                                           Adolescente entra atirando e faz mortos e feridos em escola de Goiás
Atirador sacou arma da mãe dentro da sala de aula e baleou seis colegas de classe, dois deles morreram. Ele é aluno do colégio e filho de policiais militares

         Seis pessoas foram baleadas no fim da manhã desta sexta-feira (20) em uma escola particular de Goiânia (GO). A morte de dois adolescentes, de 12 e 13 anos, foi confirmada pela Polícia Militar de Goiás. O adolescente que disparou os tiros tem 14 anos, é estudante do 8º ano da escola e filho de policiais militares, de acordo com a Polícia Militar. Ele foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Apuração de Atos Infracionais (Depai), onde se encontra atualmente, acompanhado de seu pai.
         Segundo
o Corpo de Bombeiros, por volta das 11h50, uma mulher ligou para um serviço de emergência e se identificou como professora do colégio, que fica no bairro setor Riviera. Ela contou que uma pessoa estava efetuando disparos no local. As vítimas fatais, dois garotos, morreram na sala de aula logo após os disparos. Estão feridos duas garotas de 14 anos, uma de 13, e um garoto também de 13 anos. Ao menos três estão em estado grave. O helicóptero do Grupo de Rádio Patrulha Aérea encaminhou uma das vítimas do tiroteio ao Hospital de Urgências de Goiânia.
         O atirador
utilizou uma pistola .40 da mãe e pelos relatos escondeu-a na mochila ao entrar no colégio. Os disparos ocorreram no fim do período de aulas. A Polícia Militar vai apurar de que maneira o adolescente teve acesso à arma. Alunos disseram que o adolescente sofria bullyinge tinha o apelido de “fedido”, segundo eles, porque não usava desodorante. Ao menos nove estudantes relataram o apelido à reportagem, seis da classe dele. A polícia confirma a mesma apuração.
         Atirador
e vítimas eram da mesma sala. Na porta do colégio, estudantes disseram à reportagem que o atirador é “muito inteligente e muito calado.” Alunos estão transtornados e se lamentam. “Isso não está acontecendo. O ano acabou”, disse uma estudante – por serem menores de idade, a reportagem preserva a identidade.
A escola, de classe média, fica na região leste de Goiânia, próxima a condomínios horizontais fechados. A unidade de ensino oferece aulas até o 9º ano do ensino fundamental, com mensalidades em torno de R$ 500.

Disponível em: http:www.gazetadopovo.com.br
Acesso em: 22 out. 2017.
A violência tem sido um dos grandes desafios da profissão docente. No ambiente escolar, tal fenômeno, tão antigo quanto preocupante, é denominado de bullying, um problema a ser enfrentado, que está encarnado nas formas de:
Alternativas
Q1118318 Pedagogia
No ano de 2017, comemorou-se os 500 anos da Reforma Protestante, evento que marcou definitivamente a história do Cristianismo no mundo ocidental.
Sobre
os aspectos teológicos / religiosos mais significativos da Reforma Protestante do início dos tempos modernos, não se pode afirmar que:
Alternativas
Q1118319 Pedagogia
O tema da tolerância coloca-se como o grande desafio a ser enfrentado pelas religiões na contemporaneidade. Os textos remetem a um debate importante que envolvem questões éticas, políticas e religiosas. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1118320 Pedagogia

TEXTO I

A roça com alimentos próprio da cultura hoje em dia, é pouca, mas ainda sim existe. O ritual acontece no primeiro dia em que a menina tem sua primeira menstruação; ela é fechada dentro de casa até o final do ciclo menstrual, e até todo esse tempo só é vista e cuidada pela mãe, pela avó e tias. A avó e tias ficam fazendo seus enfeites para o último dia da festa, enquanto o avô e os tios vão caçar e pescar para que tenha comida suficiente para oferecer aos convidados, e ser servida para a moça. A avó em casa prepara a comida, como: peixe, batatas, beiju, milho, calují e entre outros alimentos que vai ser servida para a moça e oferecida para os convidados que vem para a festa. Os convidados são os parentes da mesma aldeia e também os que moram em outra aldeia. Quando a família chega, todo(a)s vão se pintar com a mesma “tinta” que a moça foi pintada e comer da mesma comida que foi à servida, e outros alimentos eles(a) dividem entre si para levar para sua casa. As tias cortam o cabelo da moça e também cortam os seus, e fazem um topete. São ensinados para as novas moças, de como será sua responsabilidade, aconselhando como assumir a vida adulta, ter casa, filhos e aprender a fazer os artesanatos da cultura Karajá favorecendo para o resgate da cultura e respeito de suas tradições.

Disponível em: <https://aldeiakrehawa.blogspot.com.br>. Acesso em: 14 nov. 2017.


TEXTO II

A maioridade religiosa, 13 anos para os meninos e 12 anos para as meninas, é a ocasião de comemorações que marcam esta evolução tão importante na vida do adolescente. Aos 13 anos, o menino judeu é considerado um adulto responsável por seus atos, do ponto de vista judaico. Bar Mitzvá significa, literalmente, “filho do mandamento”. A criança de 13 anos passa a ter as mesmas obrigações religiosas dos adultos, tornando-se responsável pelos seus atos e transgressões. Na segunda ou quinta-feira mais próxima a seu aniversário, de acordo com o calendário hebraico, o jovem comemora com uma festa religiosa, durante a qual cumpre alguns rituais. Neste dia o jovem coloca o tefilin pela primeira vez, na sinagoga. A partir desta data, já pode fazer também parte do minian, o quórum mínimo de dez homens, necessário para a realização de uma reza em comum. No Shabat do Bar Mitzvá, o jovem é chamado a ler a Torá e conduzir a reza diante de toda a comunidade. Na reza da manhã, lê parte ou toda a Perashá da semana. Geralmente os pais organizam uma Seudá, na qual o jovem pronuncia um discurso para mostrar a sua sensibilidade em entender os comentários dos textos tradicionais. O Bar Mitzvá é, de várias maneiras, um assunto de família. A escolha do modo de celebrar a cerimônia depende muito das tradições de cada comunidade. O ritual a ser seguido e o tipo de comemoração a ser organizado são assuntos muito discutidos em cada família judaica. Mas o mais importante de tudo é fazer com que o jovem sinta que é o centro das atenções naquele dia para seus pais e sua família.

Disponível em: <https://www.morasha.com.br>. Acesso em: 14 nov. 2017.

Considerando os textos, pode-se afirmar que eles tratam em comum da:
Alternativas
Q1118321 Pedagogia
“O mito é uma forma autônoma de pensamento e de vida. Nesse sentido, a validade e a função do mito não são secundárias e subordinadas em relação ao conhecimento racional, mas originárias e primárias, situando-se num plano diferente do plano do intelecto, porém dotado de igual dignidade.”
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

“No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz.”
TRADUÇÃO ECUMÊNICA DA BÍBLIA (TEB). Gênesis 1,1-3.

Em relação aos textos apresentados, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1118322 Pedagogia
         O importante é que os estudos sistemáticos sobre os Novos Movimentos Religiosos (NMRs) nos ajudam a perceber que as pessoas da modernidade não são menos religiosas que as de outrora, que a religião não é mais prerrogativa exclusiva das Igrejas (no seu sentido clássico) e que a dinâmica dessas novas religiões não pode ser separada das mudanças que ocorrem no meio social. As pessoas da modernidade não são menos religiosas que as de outrora. A emergência dos NMRs tem suscitado intenso debate acerca da compreensão sobre os processos em curso na sociedade. Muitos trabalhos apontam para as denominações “retorno do sagrado”, “reencantamento” ou “dessecularização” como tentativa de contraponto ao processo de secularização. A secularização é a responsável direta pela eclosão dos NMRs. Porém, devemos reconhecer que a secularização e encantamento do mundo não são processos excludentes, mas características próprias do atual estágio de desenvolvimento da sociedade brasileira.

GUERREIRO, S.
Novos Movimentos Religiosos. Quadro Brasileiro. São Paulo: Paulinas, 2016 (Adaptação).
A partir do texto, é correto afirmar:
Alternativas
Q1118323 Pedagogia
         O importante é que os estudos sistemáticos sobre os Novos Movimentos Religiosos (NMRs) nos ajudam a perceber que as pessoas da modernidade não são menos religiosas que as de outrora, que a religião não é mais prerrogativa exclusiva das Igrejas (no seu sentido clássico) e que a dinâmica dessas novas religiões não pode ser separada das mudanças que ocorrem no meio social. As pessoas da modernidade não são menos religiosas que as de outrora. A emergência dos NMRs tem suscitado intenso debate acerca da compreensão sobre os processos em curso na sociedade. Muitos trabalhos apontam para as denominações “retorno do sagrado”, “reencantamento” ou “dessecularização” como tentativa de contraponto ao processo de secularização. A secularização é a responsável direta pela eclosão dos NMRs. Porém, devemos reconhecer que a secularização e encantamento do mundo não são processos excludentes, mas características próprias do atual estágio de desenvolvimento da sociedade brasileira.

GUERREIRO, S.
Novos Movimentos Religiosos. Quadro Brasileiro. São Paulo: Paulinas, 2016 (Adaptação).
Sobre o processo de secularização retratado no texto, pode-se defini-lo como um:
Alternativas
Q1118324 Pedagogia
Leia o fragmento a seguir.

[...]
— A alma que não atingiu a perfeição durante a vida corpórea como acaba de depurar-se?
— Submetendo-se à prova de uma nova existência.
— Como ela realiza essa nova existência? Pela sua transformação como Espírito?
— Ao se depurar,
a alma sofre sem dúvida uma transformação, mas para isso necessita da prova da vida corpórea.
— A alma tem muitas existências corpóreas?
— Sim, todos
nós temos muitas existências. Os que dizem o contrário querem manter-vos na ignorância em que eles mesmos se encontram; esse é o seu desejo.
— Parece
resultar, desse princípio, que, após ter deixado o corpo, a alma toma outro. Dito de outra maneira, que ela se reencarna em novo corpo. É assim que se deve entender?
— É evidente.

— Qual a finalidade da reencarnação?
— Expiação, melhoramento progressivo da Humanidade. Sem isso, onde estaria a justiça?
— O número
das existências corpóreas é limitado ou o Espírito se reencarna perpetuamente?
— A cada nova existência
o Espírito dá um passo na senda do progresso: quando se despojou de todas as impurezas, não precisa mais das provas da vida corpórea.
— O número
das encarnações é o mesmo para todos os Espíritos?
— Não. Aquele
que avança rapidamente se poupa das provas. Não obstante, as encarnações sucessivas são sempre muito numerosas porque o progresso é quase infinito.
— Em que se transforma o Espírito depois de sua última encarnação?
— Espírito bem-aventurado; um Espírito puro.


Kardec,
A. O livro dos Espíritos. Ed. Araras, 2013 (Adaptação)

A tradição religiosa descrita no texto compõe o grupo das chamadas:
Alternativas
Q1118325 Pedagogia
A partir do conteúdo retratado nas reportagens, conclui-se que elas denunciam atitudes de, respectivamente:
Alternativas
Q1118326 Pedagogia
Considere que em uma escola da rede pública, uma professora do Ensino Religioso tem sua prática pedagógica fundamentada na fenomenologia da religião. Essa professora irá desenvolver, com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, uma aula sobre a “Experiência do Sagrado”.
Nesse
contexto, quais princípios deverão nortear a proposta de trabalho elaborada pela professora?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: C
5: D
6: B
7: A
8: C
9: A
10: C
11: B
12: C
13: B
14: C
15: B