Questões de Concurso Público MPE-MG 2019 para Promotor de Justiça Substituto

Foram encontradas 11 questões

Q1097989 Direito Administrativo
Assinale a afirmativa incorreta à luz da ordem jurídica brasileira:
Alternativas
Q1097990 Direito Administrativo
Em matéria de licitação, é incorreta a seguinte assertiva:
Alternativas
Q1097991 Direito Administrativo
Marque a afirmativa verdadeira sobre licitações:
Alternativas
Q1097992 Direito Administrativo
Assinale a assertiva verdadeira com relação às parcerias público-privadas:
Alternativas
Q1097994 Direito Administrativo
Na decisão paradigmática do Supremo Tribunal Federal (RE 1041210/SP) sobre os cargos em comissão, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q1097996 Direito Administrativo
Sobre o poder de polícia e o exercício da segurança pública municipal, é correto afirmar, à luz do posicionamento consolidado no Supremo Tribunal Federal, que:
Alternativas
Q1098045 Direito Administrativo

Em agosto de 2017, por meio da rede social Facebook, o professor B.L.W. passou a assediar sexualmente a aluna L.Y.N., à época com 14 anos de idade, encaminhando-lhe mensagens de cunho lascivo. A adolescente saiu da escola devido ao sofrimento psicológico e constrangimento decorrentes do assédio, e o professor, reconhecida a falta grave, em procedimento administrativo, foi punido com a rescisão dos dois contratos que mantinha com o Estado. Em face do mesmo fato, foi movida ação de improbidade administrativa pela Promotoria. Durante o curso da ação, em 2018, o professor foi aprovado em concurso público para o cargo de professor, na rede estadual de ensino.


Aplicam-se ao caso as teses seguintes, exceto:

Alternativas
Q1098047 Direito Administrativo

Há, no Município de Tutu Caramujo, uma casa antiga, sede de fazenda, construída no século XIX. Alguns herdeiros mobilizaram-se e o casarão foi tombado. Há recursos disponíveis, no orçamento municipal, para as obras de recuperação do imóvel, os quais, todavia, não foram liberados devido à falta de um projeto técnico cuja elaboração, conforme a legislação municipal, cabe aos proprietários. A falta de consenso entre os titulares do domínio, herdeiros netos e bisnetos do construtor, deu causa à propositura de Ação Civil Pública, visando a imposição da obrigação de fazer consistente na apresentação de projeto técnico de revitalização da sede do imóvel, no prazo de 90 dias.


Aplicam-se ao caso as teses seguintes, exceto:

Alternativas
Q1098048 Direito Administrativo
Assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1098058 Direito Administrativo
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1098059 Direito Administrativo

Assinale a alternativa correta, de acordo com a jurisprudência do STJ:


I. No caso de agentes políticos reeleitos, o termo inicial do prazo prescricional nas ações de improbidade administrativa deve ser contado a partir do término do mandato em que foi praticado o ato.

II. O Ministério Público estadual possui legitimidade recursal para atuar como parte no Superior Tribunal de Justiça nas ações de improbidade administrativa, reservando-se ao Ministério Público Federal a atuação como fiscal da lei.

III. Na ação de improbidade, a decretação de indisponibilidade de bens não pode recair sobre aqueles adquiridos anteriormente ao suposto ato, além de levar em consideração o valor de possível multa civil como sanção autônoma.

IV. Não é possível a decretação da indisponibilidade de bens do promovido em ação civil pública por ato de improbidade administrativa, quando ausente (ou não demonstrada) a prática de atos (ou a sua tentativa) que induzam a conclusão de dilapidação patrimonial de bens do acionado, de modo a dificultar ou impossibilitar o eventual ressarcimento futuro.

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: D
5: A
6: C
7: B
8: D
9: C
10: C
11: A