Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Luzia - MG 2019 para Professor de Educação Básica - PEB III - História

Foram encontradas 8 questões

Q1292034 História
Leia o trecho a seguir.
“O anticomunismo e a retórica moralista de Jânio em muito agradava aos udenistas. Misturando o discurso conservador com práticas populistas, Jânio consegue o impossível: ser de direita e conquistar o apoio das massas.”
PRIORE, Mary. VENÂNCIO, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010, p. 196.
A respeito do que representou o governo de Jânio Quadros (1961), assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1292036 História
A invasão da União Soviética (URSS), realizada pela Alemanha de Adolf Hitler em 22 de junho de 1941, corresponde, para muitos historiadores, à data decisiva da Segunda Guerra Mundial.
A respeito desse episódio, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1292037 História
A partir da década de 30 do século XX, algumas democracias adotaram políticas intervencionistas de matriz keynesiana para recuperar a economia, abalada pela chamada Grande Depressão de 1929.
De acordo com Eric Hobsbawn, em sua obra A Era dos extremos: O breve século XX: 1914-1991, o principal desdobramento da Grande Depressão foi a(o)
Alternativas
Q1292038 História
O período conhecido como “Era Vargas” (1930-1945) correspondeu ao governo de Getúlio Vargas e foi responsável por grandes transformações políticas, econômicas, sociais e culturais na história brasileira. Com base no contexto retratado, analise as afirmativas a seguir, a respeito do governo de Vargas.
I. Teve no tenentismo e nos coronéis paulistas uma importante base de apoio político, especialmente no início de seu governo. II. Visava a desmontar as bases coronelísticas que sustentavam a Primeira República, o que culminou em medidas de cunho centralizador. III. Adotou postura ambígua em relação à classe trabalhadora, por um lado desmobilizando sindicatos e, por outro, garantindo direitos através da via estatal. IV. Apoiou-se no Plano Cohen para decretar o Estado Novo sob pretexto de ameaça comunista, um plano cuja veracidade a historiografia recentemente tem mostrado.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1292039 História
Acerca da participação das mulheres no contexto da Primeira Guerra Mundial, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q1292041 História
José Murilo de Carvalho, em sua obra Cidadania no Brasil: o longo caminho, argumenta que uma noção de cidadania plena, que combine liberdade, participação e igualdade para todos, é um ideal típico do Ocidente, que talvez seja inatingível. Contudo, essa ideia tem servido de parâmetro para o julgamento da qualidade da cidadania em cada país e em cada momento histórico.
A respeito da concepção de cidadania problematizada pelo autor, no contexto da história brasileira, é correto afirmar:
Alternativas
Q1292042 História
Durante a década de 1930, a canção popular firmou-se, de vez, como o traço essencial e mais evidente da fisionomia musical do Brasil moderno.
SCHWARCZ; STARLING. Brasil: Uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 313.
Acerca da canção popular no período retratado pelas autoras, é correto afirmar:
Alternativas
Q1292043 História
Decreto-Lei nº 869, de 12 de Setembro de 1969
OS MINISTROS DA MARINHA DE GUERRA, DO EXÉRCITO E DA AERONÁUTICA MILITAR, usando das atribuições que lhes confere o artigo 1º do Ato Institucional nº 12, de 31 de agosto de 1969, combinado com o § 1º do artigo 2º do Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968,
DECRETAM: Art. 1º É instituída, em caráter obrigatório, como disciplina e, também, como prática educativa, a Educação Moral e Cívica, nas escolas de todos os graus e modalidades, dos sistemas de ensino no País.
BRASIL, Coleção de Leis do Brasil. V. 5. 1969, p. 209.
A respeito da institucionalização da Educação Moral e Cívica e sua relação com o contexto histórico no qual estava inserida, é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: C
5: D
6: C
7: A
8: C